• Carregando...
CPIs, vaporwave, Mãos Limpas e o recado dos militares a Bolsonaro
| Foto: Paixão

Bom dia!

A CPI das Fake News está saindo do papel – foi instalada na quarta (4). A da Lava Toga, por sua vez, tenta renascer. Camila Abrão responde: afinal, as CPIs funcionam? Relembre as comissões que deram e as que não deram resultado.

Imagem do dia 

Balonista prepara o seu balão de ar quente para a abertura do Warsteiner Internationale Montgolfiade, uma competição internacional de balonismo em Warstein, oeste da Alemanha.
Balonista prepara o seu balão de ar quente para a abertura do Warsteiner Internationale Montgolfiade, uma competição internacional de balonismo em Warstein, oeste da Alemanha. | Bernd Thissen / dpa / AFP

Opinião da Gazeta

No editorial desta quinta (5), a Gazeta do Povo comenta a decisão de manter e reajustar o fundo eleitoral em 2020:

A imoralidade do fundo eleitoral – para não falar de sua constitucionalidade, questionada no Supremo Tribunal Federal desde 2017, mas sem data para julgamento – é evidente e independe do cenário econômico do país. Ainda que o Brasil estivesse na melhor das fases em termos de saúde fiscal e indicadores econômicos (o que não é o caso, tornando o fundo eleitoral ainda mais acintoso), seria inaceitável que o dinheiro do contribuinte fosse usado para financiar indiscriminadamente partidos políticos e campanhas de seus candidatos.

Lá fora

A ex-presidente chilena Michele Bachelet, que também é comissária de Direitos Humanos da ONU, disse que há uma "redução do espaço democrático" no Brasil sob o governo Bolsonaro. O presidente reagiu atacando o pai de Bachelet, morto após sofrer torturas no cárcere pela ditadura militar chilena. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, aliado de Bolsonaro, se manifestou, dizendo que não compartilha a alusão feita pelo colega brasileiro.

Aprofunde-se

Plá toca na Rua XV de Novembro, em Curitiba, desde 1984 – hoje é o mais conhecido músico de rua da cidade. Cidadão honorário desde 2018, Plá disse ter sido abordado por dois guardas municipais que afirmaram agir com base em um decreto do prefeito Rafael Greca (DEM). Sandro Moser explica a situação – e traz um vídeo com um pequeno show do compositor e músico para os leitores da Gazeta.

  • Uma “vaquinha turbinada” pretende empoderar o restauro do centro histórico de Antonina, um patrimônio nacional no litoral paranaense. Através de uma parceria entre o BNDES e o site de crowdfunding Benfeitoria, o projeto prevê a arrecadação de fundos para capacitar mão de obra para atuar no restauro do patrimônio histórico da cidade. Aléxia Saraiva conta como a ideia funciona.

As dicas que só a Gazeta traz

No fim de novembro, a chef paranaense Manu Buffara abre o seu novo restaurante em Nova York, o Ella. Marina Mori conversou com a chef de maior ascensão no Brasil para entender quais serão as diferenças entre o Ella e o Manu, o seu restaurante em Curitiba.

  • O tédio é bom – e precisa ser estimulado. Carla Bastos Dias explica por quê.

Tenha uma boa quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]