• Carregando...
Senadora Simone Tebet (MS) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), são nomes cotados da terceira via.
Senadora Simone Tebet (MS) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), são nomes cotados da terceira via.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As costuras para a eleição presidencial do ano que vem seguem a todo vapor, com novos nomes ensaiando entrar na corrida ao Planalto. Nesta quinta-feira (25), surgiu a notícia de que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM/União Brasil) havia desistido de concorrer à Presidência, defendendo que seu partido apoiasse a candidatura de Sergio Moro (Podemos). Mais tarde, o ex-ministro se manifestou afirmando que seu nome continua à disposição e que o partido ainda vai discutir os próximos passos.

Reforços. Enquanto isso, o Podemos, de Moro, ganhou dois reforços: o general e ex-ministro Carlos Alberto Santos Cruz e o ex-procurador Deltan Dallagnol, que será um dos vice-presidentes do partido no Paraná. O PL, além do presidente Jair Bolsonaro, vai filiar também o senador Flávio Bolsonaro.

MDB no páreo. O MDB anunciou que terá como pré-candidata a presidente a senadora Simone Tebet. A decisão, no entanto, tem menos a ver com uma candidatura de fato do que com uma estratégia para negociar com outros partidos. Entenda o que está em jogo.

Política, Economia e Utilidade pública

Auxílio Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória (M) 1.061/21, que cria o programa Auxílio Brasil. Antes da votação, o relator do texto, deputado Marcelo Aro (PP-MG), retirou a previsão de reajuste automático anual. Veja como ficaram as regras.

Normas trabalhistas. Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 10 promoveu a consolidação de mais de mil portarias, decretos e atos infralegais relacionados a normas trabalhistas. Saiba quais foram as principais mudanças.

Covid na Europa. A Europa enfrenta uma nova onda de contaminações pela Covid-19 que está obrigando os países a adotar medidas: a França voltou a exigir o uso de máscaras e a Itália aumentou restrições a não vacinados. A Alemanha debate novos lockdowns e vacinação obrigatória.

Giro pelo mundo. A bancada de oposição no Congresso apresentou um pedido de impeachment contra o presidente do Peru, Pedro Castillo, por “incapacidade moral permanente”. Nos Estados Unidos, o Pentágono anunciou um novo escritório, que irá investigar OVNIs.

Nossa visão  

PEC dos precatórios. A PEC dos Precatórios, da maneira como foi aprovada na Câmara, institucionalizava um calote e desmoralizava um dos mais importantes instrumentos de ajuste fiscal aprovados no país, o teto de gastos. Agora, no Senado, pode também quer ser o começo do fim da Lei de Responsabilidade Fiscal. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

A manobra de Bezerra cria um precedente bastante preocupante: a partir de agora, sempre que for preciso encontrar espaço para uma nova despesa, basta alegar que ela é importante demais para ter de se submeter às regras de responsabilidade fiscal; com o apoio de 308 deputados e 49 senadores, institui-se mais uma exceção à regra, até que a regra fique completamente desmoralizada e inútil.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Cartas marcadas. Com líder do MST no júri, “Tribunal do Genocídio” na PUC-SP “condena” Bolsonaro por 5 crimes

Indicado ao STF. Ativismo judicial, pauta de costumes e Lava Jato: os temas “quentes” da sabatina de Mendonça

Congresso. R$ 3,8 bilhões para a cultura, com cotas para negros e LGBT: Senado aprova Lei Paulo Gustavo

Artigo. Países ambientalmente mais limpos são também economicamente mais livres

Colunas e artigos

Segredos das operações especiais. Você já conhece Jogos de Guerra, a nova coluna da Gazeta do Povo? Além de reportagens exclusivas sobre indústria bélica, forças armadas e zonas de conflito, o jornalista Luis Kawaguti entrevista toda semana um especialista na área. Confira a conversa sobre forças especiais com o coronel Fernando Montenegro.

J.R. Guzzo decreta: 4 meses de espera pela sabatina de André Mendonça é um ato antidemocrático.

Bruna Frascolla fala sobre as duas panaceias brasileiras, a do Estado e da Privatização.

Para inspirar

O podcast que mais cresce no Brasil. Uma despretensiosa “conversa de bar” com influenciadores, celebridades, possíveis candidatos à presidência da República e políticos de todos os matizes ideológicos. Esse é o podcast Flow, um dos mais ouvidos do Brasil. Maria Clara Vieira explica o segredo desse sucesso. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]