• Carregando...
Alta do dólar, pedidos de impeachment contra ministros do STF e liberdade de expressão
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. Na terça-feira (26), a cotação do dólar bateu R$ 4,27, recorde nominal do plano Real. Ouvimos especialistas para traçar um panorama dos “culpados” pela disparada da moeda. Pelo menos seis fatores explicam o avanço das cotações, incluindo questões internas e externas. Clique para ler a reportagem de Fernanda Trisotto.

Impeachment e STF. Voltando à política, só neste ano 14 pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal foram apresentados, cinco a mais do que no ano passado e um acima do recorde anterior, em 2016. Mas em quais casos um ministro do STF pode sofrer impeachment? Saiba o que diz a lei na reportagem de Kelli Kadanus.

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre a punição a Deltan Dallagnol e a liberdade de expressão. O coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal sofreu pena de advertência por uma entrevista concedida à rádio CBN em agosto de 2018, “uma decisão que, além de contribuir para a narrativa que desmoraliza a operação, ainda abre precedentes perigosos para a liberdade de expressão":

"Por mais que a advertência seja a mais leve das punições previstas na lei, continua a ser uma injustiça"

Julgamento hoje. A repórter Kelli Kadanus conta o que está em jogo no novo julgamento de Lula no TRF4, que ocorre nesta quarta (27).

O mais importante de ontem no Brasil

Economia

O que muda na fiscalização trabalhista com a MP proposta pelo presidente Bolsonaro? Há mudança nas regras para aplicação de sanções, limitação de valores, duração de termos de ajustamento de conduta (TACs) e atribuição de fiscalização – o Ministério Público do Trabalho (MPT) perde espaço nesta proposta. Veja na reportagem de Fernanda Trisotto.

Mundo

A Bolívia, aos poucos, vai voltando à normalidade após semanas de agitação social causada pela contestação do resultado da eleição presidencial. Agora que o novo processo eleitoral teve início, e o governo interino está fazendo acordos com apoiadores de Evo Morales, o país está no caminho da pacificação - ao que tudo indica. Saiba o que esperar para os próximos meses.

Já a Colômbia está caminhando em direção ao aumento das tensões. Manifestantes prometeram uma nova greve nacional, menos de uma semana depois que 250 mil colombianos protestaram contra o governo em uma das maiores manifestações da história recente do país.

Para inspirar                      

Conheça Norman Borlaug, o homem que salvou a vida de 1 bilhão de pessoas. Americano, ele liderou a Revolução Verde e seu trabalho de desenvolvimento de plantas que começou pelo México chegou à Índia e ao Paquistão. Estima-se que ele tenha salvado 1 bilhão de pessoas da fome. Ganhou o prêmio Nobel da Paz por isso. Leia a história completa, por Tiago Cordeiro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]