• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

No último dia da visita de Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos, o presidente foi recebido por Donald Trump na Casa Branca. A conversa dos dois foi privada, mas os governantes sinalizaram que um dos principais assuntos tratados foi a situação da Venezuela. Questionado por uma jornalista se apoiaria uma intervenção militar norte-americana em território venezuelano, Bolsonaro disse simplesmente que “tem certas questões que, se você divulgar, deixam de ser estratégicas”. 

Devoto, Bolsonaro afirmou ainda que “acredita piamente na reeleição” de Trump em 2020. O presidente norte-americano, por sua vez, confirmou que apoiará o ingresso no Brasil na OCDE, o clubinho dos países desenvolvidos, mas não de graça: em troca, o Brasil deve deixar de ter tratamento privilegiado na OMC e exportará 750 mil toneladas de trigo sem impostos para os Estados Unidos. 

Trump disse anda que está pensando em facilitar o visto para brasileiros entrarem nos Estados Unidos. No editorial desta quarta (20), a Gazeta do Povo diz que a liberação unilateral do visto pelo Brasil fragiliza o país no cenário internacional

Apenas deixar de exigir o visto não fará muito pelo turismo nacional se outros problemas não forem resolvidos antes. Afinal, cidadãos europeus há muito tempo não precisam de visto para vir ao Brasil, e nem por isso eles estão invadindo nossos pontos turísticos. 

De volta ao Brasil, Bolsonaro deve comparecer hoje (20) à Câmara dos Deputados para protocolar o projeto de lei que muda as regras da aposentadoria dos militares – a Casa tinha travado o debate sobre a reforma da Previdência enquanto as Forças Armadas não estivessem incluídas no pacote. De Brasília, Jéssica Sant’Ana explica quais são os próximos passos.

É tri!

Beto Richa (PSDB) foi preso de novo nessa terça – é a terceira vez desde setembro. Agora o ex-governador do Paraná teve a prisão preventiva decretada por obstrução de justiça em investigações da Operação Quadro Negro, que envolve desvios de dinheiro de obras em escolas públicas. Giulia Fontes explica para você:

Pizza expressa

Sabe aquela história de que uma CPI sempre acaba em pizza? A CPI da Lava Toga talvez mude esse paradigma, porque ela tem tudo para já começar em pizza. O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou nessa terça (19) o pedido de abertura da comissão, mas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não parece muito disposto a acatar o pedido. A oposição à CPI consegue até pôr no mesmo saco o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e a bancada do PT. 

Time seleto

O físico brasileiro Marcelo Gleiser, professor do Darmouth College, nos Estados Unidos, se tornou nessa terça (19) o primeiro latino-americano a ser laureado com o Prêmio Templeton, considerado o “Nobel” da espiritualidade. A honraria já foi concedida a nomes como Madre Teresa de Calcutá, o filósofo Charles Taylor, o arcebispo Desmond Tutu, o Dalai Lama e o rei da Jordânia, Abdullah II. Gleiser defende a abertura recíproca entre ciência e espiritualidade: 

No fundo, eu considero o ateísmo inconsistente com o método científico, por ser uma espécie de crença na não crença. Eu não vejo nenhuma evidência que possa comprovar a existência de Deus, mas também não acho que seja possível descartá-la. É preciso manter a cabeça aberta porque a gente não conhece suficientemente o Universo.

Conversa de gente grande

O colunista Pedro Menezes elenca 5 boas práticas para conseguir dialogar sobre privatizações em um cenário de polarização. Ele diz: 

Boa parte das privatizações atende de alguma forma ao interesse público. Não é uma prática vil, dinheirista, representando a submissão ao interesse privado. Pelo contrário: se bem desenhada, pode ser uma ótima ferramenta na busca por justiça social.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Já o colunista Gustavo Nogy chama a atenção para um fato curioso: embora o século XX tenha visto dezenas de pensadores da direita criticando os intelectuais da esquerda por se sujeitarem facilmente ao poder quando o jogo virava nas urnas, parece que aqui esse tipo de oportunismo e de cegueira não tem lado

Com a vitória de Bolsonaro, o teatro da intelligentsia reacionária subiu o pano e revelou, sem vergonha nem cuidado, quem era quem e quem queria o quê. Todos os grandes marcos teóricos e éticos defendidos em verso e prosa pelo bom conservadorismo – limitação do Estado, prudência, ceticismo político, debate livre, consciência individual – foram rapidamente trocados por cargos, indicações, salamaleques, respeitinhos, cumprimentos, reverência, espírito de grupo, reações de tribo. (...) Tudo em nome da causa, ainda que a causa tenha mudado de nome.

Desumano

Um general desertor do regime chavista, ex-ministro da Saúde da Venezuela, confirmou que era comum usar medicamentos como moeda de troca de votos nos hospitais do país. A informação foi revelada em uma reportagem do New York Times, em que médicos cubanos acusam o regime de Maduro de chantagear pacientes para votar no oficialismo em troca de tratamentos.

Imagem do dia

Dançarinos do Quirguistão se apresentam em um evento que reúne beduínos e nômades de todo o mundo como parte do anual Festival de Camelos do Rei Abdulaziz, no deserto de Rumah, a nordeste da capital saudita Riad, em 19 de março de 2019.FAYEZ NURELDINEAFP

Confusão e desespero

A Gazeta publicou na terça (19) com exclusividade no Brasil o relato de Jamie Shupe, que foi a primeira pessoa oficialmente “não-binária” dos Estados Unidos – e que no último mês de janeiro decidiu recuperar a sua identidade masculina. Ele conta: 

Trauma, hipersexualidade devido ao abuso sexual na infância e autoginefilia deveriam ser sinais de alerta para todos os envolvidos nas áreas de medicina, psiquiatria e psicologia – no entanto, ninguém, exceto um terapeuta em Pittsburgh que acabei por dispensar, tentou me impedir de mudar de sexo. Os demais só me ajudaram a me prejudicar.

Vai ter Copa?

O Brasil está interessado em sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. Outros nove países estão na disputa. Neste ano, o evento acontece na França.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]