• Carregando...
Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu dois secretários da pasta.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em um dia de turbulência no mercado financeiro por conta do risco de o teto de gastos ser extrapolado, o Ministério da Economia sofreu uma debandada em sua equipe. Alegando motivos de ordem pessoal, pediram demissão o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, e os secretários-adjuntos das duas áreas, Gildenora Dantas e Rafael Araújo. As saídas acontecem após descontentamentos internos, principalmente depois do anúncio do Auxílio Brasil de R$ 400, mesmo sem financiamento. Veja os detalhes das saídas.

PEC dos Precatórios. Uma saída para viabilizar o Auxílio Brasil é a PEC dos precatórios, que propõe limitar o pagamento de sentenças judiciais. O texto-base da proposta foi aprovado na comissão especial e já pode ir a plenário.

Em busca de solução. O relatório da PEC dos precatórios inclui ainda uma mudança na forma de correção do teto de gastos, abrindo espaço para bancar o auxílio. Mas uma solução viável ainda parece difícil, como aponta a reportagem de Isabelle Barone.

Política, Economia e Utilidade pública

Auxílio a caminhoneiros. Com a justificativa de compensar a alta do diesel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que os caminhoneiros autônomos vão receber uma “ajuda” financeira. Veja como a categoria reagiu ao anúncio.

Prisão de jornalista. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, investigado no inquérito das fake news. Como ele está nos Estados Unidos, foi determinado também um processo de extradição.

CPI da Covid. O presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar o relatório da CPI da Covid e atacou o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Questões políticas à parte, relacionamos quatro gafes científicas presentes no texto elaborado pela comissão.

Giro pelo mundo. Com a promessa de quebrar o monopólio das Big Techs, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou o lançamento de uma rede social. E confira uma entrevista com Leopoldo López, líder da oposição na Venezuela.

Nossa visão  

Relatório da CPI. Com a apresentação do relatório de Renan Calheiros (MDB-AL), a CPI da Covid se encaminha para o ato final. O texto, de centenas de páginas, será votado na próxima terça-feira, dia 26, em uma sessão que ainda poderá ter a leitura de um “relatório paralelo” – o que o jargão legislativo chama de “voto em separado”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É preciso salientar que a comissão esteve muito longe de ser conduzida com a imparcialidade necessária a esse tipo de apuração. O G7, formado inclusive por algumas das figuras mais nefastas da vida política nacional, como Calheiros, trouxe para a CPI uma série de teses prontas sobre os mais diversos temas ligados à pandemia – da culpa de Bolsonaro à ineficácia do “tratamento precoce” – e tratou de forma bastante diferente os convidados, dependendo das suas posições.

Leia a íntegra do editorial

O que mais você precisa saber hoje

Sistema elétrico. Como a crise da energia pode afetar o crescimento do PIB brasileiro

Serviço público. Professora é demitida por desejar morte de pessoas de direita após derrota do PT

Ex-chefe de inteligência. Pollo Carvajal diz que Venezuela enviou US$ 21 milhões para financiar Kirchner na Argentina

Colunas e artigos

Humor vs. ideologia de gênero. Nos últimos dias, muito se tem falado sobre o comediante Dave Chapelle, acusado por grupos LGBT de praticar “discurso de ódio”. O podcast Quarentena Cult mostra que eles estão enganados e discute como Chapelle destrói a ideologia de gênero com muito bom humor.

Cristina Graeml conversa com Josias Teófilo, cineasta que documentou a nova direita do Brasil.

E confira o último episódio da primeira temporada do Polzo Show.

Para inspirar

Mentira na adolescência. Quem tem filho ou filha adolescente seguramente já se viu na situação de tê-los pego em situações de mentira. Como lidar com esse momento? A escritora e palestrante Xila Damian dá algumas dicas para os pais. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]