• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Eleições livres e justas, freios e contrapesos e direitos individuais garantidos por um Judiciário independente são indicadores da qualidade de uma democracia. Mas tão importante quanto esses fatores é uma cultura democrática saudável, em que as pessoas incorporem valores e hábitos democráticos e sejam parte de uma sociedade civil forte. Nesse aspecto, o Brasil ainda patina, como mostram diversos indicadores.

Esse período eleitoral tem nos dados provas tristes disso. O homem que matou um mestre de capoeira que declarou voto no PT virou réu por homicídio. Uma professora foi autuada por injúria racial após ofender um homem que declarou voto em Jair Bolsonaro (PSL). Um laudo atestou que a jovem que apareceu com uma suástica, símbolo nazista, gravado a canivete na barriga, na verdade se automutilou. O coronel da reserva que já foi enquadrado pelo Exército e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) soltou mais um vídeo atacando os ministros do tribunal

As diatribes do PT, que tanto ajudam, e ajudaram, a poluir o ambiente político, todos já conhecem. O colunista Francisco Razzo escreve sobre uma outra força política que agora surge no país:

Na verdade, nessas eleições, para além do pragmatismo antipetista, uma cosmovisão igualmente tóxica e delirante contra inimigos imaginários, uma nova narrativa de “nós” contra “eles”, foi adotada como esperança para o país. Isso estava lá em estado de crisálida antes de 2014. Agora, como futuro presidente do Brasil, não mais como candidato, a primeira medida política de Bolsonaro deverá ser a de frear os ânimos de seus seguidores e mostrar sua capacidade de governar para todos os brasileiros, pois só assim a história de amanhã não se repetirá como tragédia.

Outro lado

O editorial de hoje (25) da Gazeta do Povo esquadrinha o contorcionismo verbal de Fernando Haddad (PT) no Roda Viva, da TV Cultura, quando perguntado se ele reconhece os crimes do PT, e conclui:

Quando Haddad esconde com tanta desfaçatez a longuíssima lista corrida de crimes cometidos pelos principais líderes de seu partido, com o objetivo de fraudar a democracia e perpetuar o petismo no poder por meios ilícitos, que mensagem ele passa? A de que a legenda não tem a menor intenção de rever as práticas que levaram seus chefões, Lula entre eles, ao banco dos réus e às celas de prisões. Pelo PT, vale tudo; a roubalheira deixa de ser vício para se tornar virtude. Ora, essa não é a ética de um partido político, mas de uma organização criminosa.

Duelo

Na semana passada, o Podcast Eleições discutiu as propostas de Bolsonaro e Haddad para a economia e as relações exteriores. Na edição de hoje, sob a batuta do colunista e editor Fernando Martins, os colunistas Márcio Coimbra e Pedro Menezes, e este que vos escreve discutem as propostas para segurança pública, educação, saúde e temas morais. Aproveite os afazeres matinais para escutar.

Impacto?

Na onda das notícias falsas e do WhatsApp, o último levantamento do Ibope apontou que 73% dos entrevistados não receberam críticas a candidatos pelo aplicativo na semana do primeiro turno. Entre os que receberam, 18% disseram ter visto mensagens contra Fernando Haddad (PT) e 18%, contra Bolsonaro.

Tem conversa?

O PT já elegeu alguns governadores no Nordeste e há outros pleiteantes de esquerda para os cargos neste segundo turno. Como Bolsonaro se relacionaria com eles? Evandro Éboli responde. Com a frente evangélica, Bolsonaro já está conversando bastante: a agremiação entregou ao candidato um plano de 60 páginas para a modernização do Estado.

Olha elas

Michelle Bolsonaro ou Ana Estela Haddad: uma destas duas será a próxima primeira-dama do Brasil. Jéssica Sant´Anna preparou um perfil de cada uma delas. Eu me surpreendi com ambas.

Tornozeleira

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), propôs reduzir pela metade, depois da delação, a pena do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e mandá-lo para casa. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do desembargador Leandro Paulsen.

No Supremo

Os ministros liberaram a cobrança de mensalidade em escolas militares e adiaram a decisão sobre um recurso em que um homem pede a anulação da condenação por estupro, que se baseou em prova testemunhal, com fundamento em um teste negativo de DNA.

Infância

Lembra do peladão do MAM e do Queermuseu? Pois na Bélgica aconteceu pior.

E vai dízimo

Vê se pode. Luan Galani (Haus) recomenda: “A obra-prima de Gaudí, a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, vai ter que desembolsar 36 milhões de euros por alvará, depois de passar 136 anos na ilegalidade. Entenda a polêmica!” 

Prepare o almoço 

Mamma mia! Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Hoje é o Dia da Massa! Para comemorar a data, selecionamos 40 receitas de macarrão, lasanha e nhoque para você fazer em casa. Confira!” 

Prepare as férias

Porque viajar é bom. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Planejando as férias para 2019? Então você pode escolher entre os melhores destinos do mundo para viajar no ano que vem, segundo o tradicional guia de viagens Lonely Planet. Spoiler: o primeiro colocado é da Ásia.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

A cultura democrática dos Estados Unidos também não vai bem. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Maracutaia. Um esquema de corrupção usou o Brasil para enriquecer a cúpula chavista da PDVSA, a petrolífera venezuelana. O sistema envolvia a exportação de insumos e máquinas agrícolas superfaturados para a Venezuela por meio de uma trading de Passo Fundo (RS). A diferença de valores foi parar no bolso de diretores de estatais venezuelanas e alimentou pelo menos quatro empresas offshore.  

Mais uma. Posts no Facebook e grupos de WhatsApp ajudaram a alimentar a caravana de mais de 7 mil pessoas que partiu de Honduras em direção aos Estados Unidos, e que agora atravessa o México. Uma segunda caravana, com cerca de 1,5 mil pessoas, que saiu de Honduras chegou a Guatemala e pode ajudar a criar uma pressão na fronteira entre o México e os EUA. 

Crime. O príncipe saudita Mohammed bin Salman diz que morte de Jamal Khashoggi, um de seus principais críticos, é um ‘crime hediondo’. Falando para mais de 3.000 líderes empresariais de todo o mundo durante o fórum econômico conhecido como “Davos no Deserto”, o príncipe saudita não reconheceu qualquer responsabilidade pela morte do jornalista

Imagem do dia. Explosivos foram encontrados em correspondências enviadas a líderes do partido Democrata nos EUA. Entre eles, estavam o ex-presidente Barack Obama e Hillary Clinton. A rede de televisão CNN também recebeu. Segundo o presidente Donald Trump, atos e ameaças de violência política de qualquer tipo não terão lugar nos Estados Unidos:

Michael AppletonMayoral

Paraná

Os resultados das urnas geram números que não acabam mais. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Números. O Paraná elegeu 54 deputados estaduais, entre 767 candidatos possíveis. Apenas dois tiveram votos registrados em todos os municípios do estado. Além disso, 14 cidades praticamente adotaram um candidato para chamar de seu, oferecendo mais da metade dos votos possíveis a ele. Confira esses dados que desenharam a nova Assembleia Legislativa do Paraná. Saiba também quais as 77 cidades em que Requião, mesmo derrotado na briga pelo Senado, foi campeão de votos.

De novo? Os coletes à prova de bala usados pelos guardas municipais de Curitiba estão com data de validade vencida. Quem explica a situação é o jornalista João Frey.

Atraso. O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), foi multado pelo Tribunal de Contas do Paraná em R$ 3.025,20. E não foi só ele. Também foram punidos o diretor do Ipardes, Julio Takeshi Suzuki Junior, e o ex-secretário de Esporte e Turismo, João Douglas Fabrício. Entenda o caso.”

Futebol. Com uma bela ajuda do VAR, o Atlético venceu o Bahia por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na próxima, joga pelo empate.

Novidades. E Luan Galani (Haus) recomenda: “Maior guia de profissionais de arquitetura, decoração e design de Curitiba e do Sul do Brasil, o Anuário HAUS 2018 traz inovação gráfica com quatro capas diferentes e recorde de participantes. Confira!” 

Curitiba

Nessa cidade tem de tudo! Confira a seleção dos nossos editores:

Recuo. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Após repercussões negativas, as prefeituras de Curitiba e de Pinhais tiveram de voltar atrás em duas decisões polêmicas que tinham tomado. Na capital, o prefeito Rafael Greca anunciou que a UPA do Pinheirinho não vai mais ser fechada. Já em Pinhais, na RMC, a prefeitura desistiu de contratar um Papai Noel por R$ 21 mil. Saiba mais!” 

Não perca. Luan Galani (Haus) recomenda: “Curitiba vai receber evento gratuito com palestras internacionais sobre design e desenvolvimento sustentável. Entre os convidados, nomes do Instituto Campana e da World Design Organization. Veja como se inscrever!” 

Triste. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “A morte de um jovem curitibano, de 20 anos, por policiais militares será investigada pela Polícia Civil. Além disso, a PM informou que os agentes foram afastados após passarem por avaliação psicológica. A morte gerou protestos e confronto entre manifestantes e a corporação no bairro em que a ocorrência foi registrada.” 

Mais almoço (e jantar!) Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “Nesta quinta, em que se comemora o Dia da Massa, que tal provar os sabores da Itália no Festival Bom Gourmet? Confira os restaurantes que servem comida italiana!” 

Contagem regressiva. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Faltam dois meses para o Natal e os preparativos em Curitiba já começaram. A tradicional rua com luzes natalinas no bairro Umbará tem data para abrir. Confira!” 

Voz alta. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Os narradores de promoção são onipresentes na tradicional XV de Novembro – entre anúncios e balas de gengibres, profissionais conversaram com a repórter Flávia Schiochet sobre suas rotinas e eficácia dos anúncios. E os lojistas garantem: sem a estratégia, as vendas chegam a cair pela metade.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]