• Carregando...
Petrobras terá o quarto presidente desde o início do governo Jair Bolsonaro.
Petrobras terá o quarto presidente desde o início do governo Jair Bolsonaro.| Foto: Andre Motta de Souza/Agência Petrobras

Durou apenas 40 dias a passagem de José Mauro Ferreira Coelho na presidência da Petrobras. No fim da noite desta segunda-feira (23) o Ministério de Minas e Energia anunciou, em nota oficial, a saída de Coelho do cargo. Para o lugar foi indicado Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Confira o que disse o ministério sobre a troca.

Alckmin na ativa. Pré-candidato a vice na chapa do petista Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin inicia nos próximos dias uma agenda com diversos setores da sociedade civil e do empresariado. Veja quem ele tentará aproximar de Lula.

Doria desiste. O ex-governador de São Paulo João Doria não resistiu à pressão e desistiu de disputar a Presidência. Com isso, abriu caminho para que o PSDB apoie a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Saiba o que muda no projeto emedebista.

Política, Economia e Utilidade pública

Mudanças nos impostos. A Câmara dos Deputados instala nesta terça-feira (24) uma comissão especial para analisar uma nova alternativa de reforma tributária. Também está pautada a votação de um projeto que reduz o ICMS de combustíveis e energia elétrica. Entenda o que pode mudar.

Varíola dos macacos. No último domingo (22), a Argentina confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos, doença que já foi identificada em 15 países. Apesar da preocupação de autoridades, listamos cinco motivos para ter calma em relação à doença.

Giro pelo mundo. A guerra na Ucrânia completa três meses sem perspectiva de resolução. Confira cinco perguntas sobre o conflito. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu defender Taiwan caso haja um ataque da China.

Opinião da Gazeta

Mais uma reforma tributária. Não será por falta de propostas que o Brasil deixará de fazer uma reforma tributária – ou, ao menos, uma simplificação do seu atual manicômio tributário, causa perene de redução da competitividade, atestada em rankings internacionais. A bola da vez é a PEC 7/2020, que já passou pela CCJ da Câmara. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ainda que o ritmo próprio dos trabalhos legislativos e a iminência do período eleitoral tornem improvável que a PEC 7 seja analisada, votada e aprovada no futuro próximo, trata-se de um texto que merece muita atenção. Primeiro, por promover uma simplificação muito mais radical que todas as outras propostas.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ativismo judicial. PT e grupos de esquerda pedem a STF leis contra genocídio de negros

Concessões federais. Com nova lei, “floresta em pé” pode render até R$ 1,4 bilhão ao ano em créditos de carbono

Estudo. Pessoas com enxaqueca possuem pontos de gatilho que causam dores não só de cabeça

Artigo. A Suprema Corte, a liberdade religiosa e a justiça cotidiana

Colunas e artigos

A favor do aborto, sem comunhão. Apoiadora do aborto, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi impedida pelo arcebispo de São Francisco de comungar. Em artigo, Michael Brendan Dougherty, do National Review, explica por que essa é uma decisão correta.

J.R. Guzzo explica por que a solução para a crise alimentar que se aproxima está no Brasil.

Luciano Trigo comenta o silêncio de muitas pessoas frente ao linchamento de uma cristã.

Para inspirar

Onças-pintadas estilizadas. A partir da próxima quarta-feira (25), a cidade de São Paulo será palco da Jaguar Parade, uma intervenção artística urbana que reunirá esculturas de onças-pintadas estilizadas. Confira os detalhes do evento e o objetivo do projeto. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]