• Carregando...
Teste rápido de coronavírus: ao estilo "drive-trhu"
Teste rápido de coronavírus: ao estilo “drive-trhu”, Coreia do Sul testa motoristas para doença.| Foto: Jung Yeon-je/AFP

Para começar. O Ministério da Saúde já está em contato com autoridades da Coreia do Sul, país com os melhores resultados no teste rápido de coronavírus. Inclusive, motoristas podem ser parados e diagnosticados em uma espécie de drive-thru. Um dos problemas é o tamanho da fila de espera de países “no drive”. Confira no texto de Camila Abrão: o que impede o Brasil de obter o exame e o que mais podemos aprender com a Coreia do Sul.

De Brasília. A correspondente Jéssica Sant’Ana desvenda o novo programa para proteger a renda e o emprego do trabalhador: conheça o pacote anticorona, que banca os primeiros 15 dias de afastamento de trabalhadores e a liberação de auxílio-doença e BPC sem perícia médica. Além disso, o governo anunciou que irá fechar fronteiras para 8 países. Já o Ministério da Saúde revisou protocolos para postos de saúde e hospitais e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu prazos processuais do Judiciário. Veja dados atualizados no Brasil sobre a doença.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

Ex-presidentes. Em nova postagem, o jornalista Lúcio Vaz mostra direto de Brasília a ideia de um assessor do presidente Jair Bolsonaro: manter seguranças para ex-presidentes só em caso de ameaça de morte. Leia no blog.

O mais importante de ontem no Brasil

Nas refinarias. Petrobras reduz preço de gás de cozinha, gasolina e diesel

Automóveis. Ford suspende produção no Brasil e na Argentina; Volks antecipa paralisação

São Paulo. Doria critica religiosos “que não são solidários” e quer suspensão de celebrações por 60 dias

Em uma semana. Vendas online aumentam em 180% com pandemia

Nossa visão

A pandemia e as reformas. A Gazeta do Povo apresenta o risco de a pandemia atrasar reformas essenciais para o país. O foco exclusivo no urgente pode custar caro. Clique e leia nosso novo editorial.

Se o Congresso estivesse disposto a seguir com a tramitação das reformas, poderia adotar um cronograma bastante simples: enquanto houver no Legislativo projetos de lei e medidas provisórias relativas ao combate à pandemia, elas terão prioridade. Na ausência de textos relativos a esse tema, as reformas voltariam a ocupar o primeiro lugar na pauta.

Filosofia. Em tempos de crise, sempre é válido consultar essa disciplina milenar. A filósofa cristã Siobhan Nash-Marshall apresenta fatos e sentimentos para o debate do coronavírus.

O sistema se baseia em “intuição” e “sentimentos”. E é assim há algum tempo. Ninguém prestou muita atenção aos alertas que Leão XIII deu sobre o modernismo. O bom de estar numa ilha é que isso me obrigou a fazer a pergunta que eu tinha de ter feito a mim mesma há vários anos: no que você realmente acredita?

Mundo

Mitigação e supressão. Apesar de todos os esforços globais, a transmissão do coronavírus deve retornar rapidamente se intervenções forem relaxadas, segundo estudo da universidade Imperial College London, que está sendo utilizado pelas autoridades no Reino Unido e nos Estados Unidos. Como reflexo, os EUA se preparam para pelo menos 18 meses de pandemia. Por lá, 40% dos internados com a doença tem menos de 55 anos.

Sem trégua. Enquanto estudos buscam uma solução, em Madri, a Covid-19 matou uma pessoa a cada 16 minutos na quarta-feira (18). E na Itália o número vítimas fatais já supera a China.

Para inspirar

Historinhas. O atual cenário de pandemia vem se convertendo em iniciativas de solidariedade. E a Equipe Sempre Família descobriu mais uma. Lorena Lafraia apresenta 15 contadores de histórias que fazem transmissões ao vivo para interagir com crianças durante a quarentena.

Aproveite seu fim de semana com cautela e inspire-se em histórias como essa!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]