• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

De parada a paradíssima. Uma das condições para que a reforma da Previdência avançasse na Câmara era que Paulo Guedes comparecesse à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para dar mais explicações sobre a inclusão da reestruturação da carreira militar no pacote. A audiência estava marcada para as 14h dessa terça (26), mas o ministro da Economia desmarcou o encontro em cima da hora. Hoje (27) oito ministros têm sabatinas na Câmara.

As lideranças da Casa, porém, já decidiram que vão vetar alguns pontos do projeto. Uma nota assinada por líderes de 11 partidos também critica a desconstitucionalização das regras do sistema previdenciário. Aliás, a relação entre o governo e o Congresso está tão feia que alguns deputados cogitam ressuscitar a versão de Michel Temer (MDB) para a reforma da Previdência, unindo assim o útil – resolver um grave problema do país – ao agradável – manifestar seu desprezo ao atual governo.

Além disso, a Câmara como um todo resolveu dar uma demonstração de força na noite de ontem. As lideranças decidiram de supetão votar uma PEC que estava na gaveta há 4 anos que obriga o governo a executar as emendas de bancadas estaduais, impedindo-o de remanejar uma parte ainda maior do Orçamento. A Casa votou logo os dois turnos um em seguida do outro e a vitória da PEC foi esmagadora: 448 votos a 3 no primeiro turno e 453 a 6 no segundo.

Projetos-pilotos

Quem não está parado é o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ministro Sérgio Moro, anunciou um projeto-piloto para uma “redução drástica da criminalidade” que será implantado em cinco cidades brasileiras, em parceria com outros três ministérios. Kelli Kadanus dá os detalhes.

Moro criou também nessa terça um grupo de trabalho que dará forma ao Centro Integrado de Operações da Fronteira, outro projeto-piloto de segurança, desta vez na tríplice fronteira. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve ontem em Brasília para conversar com o ministro sobre o assunto. Quem conta mais é João Frey.

Nada a comemorar

Jair Bolsonaro (PSL) quer que os militares comemorem o 31 de março, em honra ao início da ditadura militar no Brasil. Mas não há o que comemorar – o Ministério Público Federal, aliás, repudiou veementemente a ideia. Mauricio Brum elenca 5 coisas que a ditadura gostaria que a população brasileira esquecesse. Fora a monstruosidade da tortura, o período se caracterizou por péssimos índices no campo da economia, da corrupção e da segurança pública.

Vexame

No editorial desta quarta-feira (27), a Gazeta do Povo comenta a confissão de Cesare Battisti, que admitiu ter tido parte no assassinato de quatro pessoas nos anos setenta. Para se manter como asilado político no Brasil, Battisti negava os homicídios e alegava ser vítima de perseguição política. 

A decisão do Partido dos Trabalhadores de negar a extradição de Battisti em 2009 causou um grande constrangimento ao Brasil perante a comunidade internacional, mas, sobretudo, perante a República Italiana, cujas decisões institucionais foram franca e abertamente desrespeitadas por uma decisão do Estado brasileiro, motivada à época pela mera afinidade ideológica entre Battisti e o partido de esquerda que naquela ocasião comandava o país.

Tamanho não é documento 

Qual é o impacto da produção científica das universidades brasileiras? Quando falamos de impacto, não estamos falando do volume de publicações científicas – nesse quesito, a Universidade de São Paulo (USP) é a 8ª do mundo – mas de citações por publicação, isto é, o quanto a nossa produção se torna referência para outros pesquisadores. Você não vai querer saber em que colocação as melhores universidades do Brasil estão quando o parâmetro é esse índice. Marcelo Hermes-Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), analisa os números.

Não tá fácil pra ninguém

A TV Gazeta contratou um médico que, quinzenalmente, falará sobre saúde e qualidade de vida no programa de Ronnie Von. O detalhe: o médico se chama Geraldo Alckmin – sim, ele mesmo.

Um teto para todos 

Se mesmo políticas públicas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida, ainda não chegam às parcelas mais pobres da população, iniciativas da sociedade civil tentam preencher essa lacuna. Uma delas é a TETO, uma ONG presente em 19 países da América Latina que constrói casas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na HAUS, Diego Denck explica como o projeto funciona e como são as casas fornecidas pela ONG

Chega de enxaqueca?

Se a enxaqueca assombra a sua vida, pode contar com mais um aliado. Um novo medicamento já foi aprovado na Europa e nos Estados Unidos e deve estar disponível no Brasil ainda neste semestre. A melhor parte: a sua indicação de uso é de uma vez por mês e ele pode atuar tanto contra enxaquecas crônicas quanto contra episódicas. No Viver Bem, Amanda Milléo conta mais sobre a nova droga, a primeira de seu tipo.

Tem mais

Sem toque de Midas. Mais de dois terços dos brasileiros têm smartphone e sete em cada dez estão em alguma rede social. O brasileiro impressiona quando o assunto é estar conectado, mas deixa a desejar em relação a ganhar dinheiro com a internet. Vandré Kramer explica o porquê.

Aproximação. Pela primeira vez, um membro da família real britânica visita oficialmente Cuba. O príncipe Charles está desde domingo na ilha e parte hoje (27) para a próxima etapa da viagem, as Ilhas Cayman. O que Charles foi fazer na terra dos Castro?

Você sabe o que é um cão-assistente? O segurança de um shopping de Curitiba também não sabia, mas mesmo assim foi um exemplo de compreensão com um jovem com transtorno do espectro autista que conta com a ajuda do bichinho para se socializar. Durval Ramos narra essa história.

Sufoco. A seleção brasileira venceu de virada a República Tcheca em um amistoso na noite de ontem em Praga – o último antes da convocação para a Copa América. Gabriel Jesus foi a estrela do time.

Muito mais do que presunto e bacon. Quando você pensa em carne de porco, só vêm à cabeça o lombo e a costelinha? Está na hora de aprender a preparar outros cortes, nessa matéria de Guilherme Grandi, do Bom Gourmet.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]