• Carregando...
Uma entrevista que você só lê aqui, e um dos efeitos da escalada do dólar
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. O presidente do Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF4), desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, concedeu uma entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. O desembargador conversou sobre a atuação do TRF4 como revisor dos processos da Lava Jato, o “modus operandi” da operação, o caso de plágio na sentença da juíza Gabriela Hardt, a suspeição de Sergio Moro, o papel do STF e outros temas. Clique aqui para ler a entrevista, por Fernanda Trisotto.

O verdadeiro impacto do dólar sobre a dívida pública do Brasil. A alta no dólar acendeu alguns sinais de alerta na economia brasileira e já há quem questione qual o efeito dessa escalada da moeda americana para a dívida pública. A questão é que há algum tempo a dívida pública interna do país é bem mais elevada do que a externa. Leia a reportagem completa de Fernanda Trisotto.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão                       

Nossa opinião sobre o Mercosul e a incógnita argentina. Se os argentinos retomarem a lógica protecionista, o Mercosul mais uma vez corre o risco de ficar travado, na estranha condição de bloco comercial avesso ao livre comércio, na contramão de todas as evidências que mostram a inserção comercial como uma das chaves para o desenvolvimento dos países:

"As nações sul-americanas ainda não avançaram o suficiente para resistir a tentações isolacionistas"

Nossa opinião sobre os números do Pisa e a “tragédia” na educação. A divulgação dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), costuma ser sinônimo de decepção para o Brasil. Desta vez não foi diferente:

"Jovens que ignoram o básico em leitura, ciências e matemática estão condenados a uma vida de empregos mais básicos, de menor remuneração"

Como o casamento e a gravidez reduzem a criminalidade. Trabalho acadêmico dos economistas Maxim Massenkoff e Evan Rose, ambos doutorandos pela University of California, Berkeley, examina a conexão entre a incidência de gravidez, partos e casamento e a incidência de crimes. Clique aqui para ler o artigo do Daily Signal.

Mundo

Nova Zelândia. A erupção de um vulcão em White Island, Nova Zelândia, deixou ao menos cinco pessoas mortas, oito desaparecidas e 31 feridas, algumas com queimaduras graves. A ilha é um importante destino turístico, a maioria das vítimas visitava o local com navios de excursão. Um casal brasileiro escapou por pouco da tragédia.

Ucrânia. Avanço em direção à paz no leste da Ucrânia: os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, concordaram em implementar um cessar-fogo antes do fim do ano na região e trocar todos os prisioneiros do conflito, que já custou 13 mil vidas. Analistas ucranianos não tinham grandes expectativas para o encontro, o primeiro entre o ex-comediante e político novato Zelensky e o ex-agente da KGB Putin, que está no poder há décadas.

Para inspirar

E quando uma companhia de décadas e décadas vai embora, como ficamos? Cyril Aggett tinha 80 anos quando sua esposa, Shirley, faleceu, há seis anos. Ao voltar do sepultamento e fechar a porta da casa, agora vazia, foi imediatamente nocauteado pela solidão. O que o salvou foi a escola vizinha, em Plymouth, na Inglaterra. Veja o desfecho dessa história na reportagem do Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]