• Carregando...
carta da USP
Faculdade de Direito da USP vai abrigar ato público nesta quinta-feira, 11 de agosto, em que será lido o manifesto| Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer recebê-la diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só se inscrever aqui.

Após movimentar o cenário político-eleitoral e ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), será lançada nesta quinta-feira (11) a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Saiba como será o evento de apresentação. Entre os signatários do manifesto, que proclama a defesa da democracia, estão dez apoiadores de ditaduras socialistas. Veja quem são eles.

Pedido de multa. Alexandre de Moraes foi sorteado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relator do processo de candidatura à reeleição de Bolsonaro. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu que ele seja multado pela reunião com embaixadores.

Atos contra Bolsonaro. Centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, entidades da sociedade civil e partidos políticos de esquerda realizam nesta quinta atos contra o presidente Jair Bolsonaro. Saiba como devem ser esses atos.

Política, Economia e Mundo

Aumento no STF. A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10) a próxima presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo dia, os ministros aprovaram por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 18% para os 11 integrantes da Corte.

Disputa pela Presidência. Candidato à Presidência pela quarta vez, Ciro Gomes (PDT) ainda não conseguiu fazer sua campanha decolar. Entenda por quê. A candidata do MDB, Simone Tebet, se diz feminista, porém, vem adotando um discurso moderado.

Giro pelo mundo. O embaixador da China na Rússia, Zhang Hanhui, culpou os Estados Unidos pela guerra na Ucrânia, classificando-os como “principal instigador”. No Chile, a Controladoria investiga se o presidente Gabriel Boric faz campanha a favor da nova Constituição.

Opinião da Gazeta

A deflação esperada e os próximos desafios. A esperada deflação em julho veio na exata medida esperada pelos analistas do mercado financeiro. O IPCA de -0,68% é o menor de toda a série histórica iniciada em 1980 e representa a primeira deflação desde maio de 2020, quando a pandemia estava causando terremotos na economia mundial. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Caso não haja novos repiques na inflação nos próximos meses, haverá espaço para o Banco Central interromper o ciclo de alta dos juros, ou no máximo realizar mais uma elevação de 0,25 ponto na reunião de setembro, quando já se saberá o IPCA de agosto.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Candidato à reeleição. Plano de Bolsonaro propõe isenção de R$ 2,5 mil no IR e Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023

Ex-procurador. Deltan fala sobre condenação no TCU por gastos da Lava Jato

Economia. Guedes prevê desemprego em 8% até o fim do ano e diz que França deve tratar bem o Brasil

Independência do Brasil. A história da moderna e liberal constituição de 1824

Colunas e artigos

Os problemas ambientais do socialismo. Anticapitalistas costumam dizer que a ganância por lucro das empresas privadas é a causa da degradação do meio ambiente. Mas artigo do historiador e sociólogo Rainer Zitelman mostra que os problemas ambientais do socialismo eram muito maiores.

Paulo Polzonoff Jr. mostra como Renan Calheiros se vinga de quem ousou combater a corrupção.

Daniel Lopez sentencia: a Era das Trevas chegou!

Para inspirar

Tecnologia contra o desperdício. A PinÓ, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo, lança no próximo dia 31 a plataforma FoodHero, que visa combater o desperdício de comida e ajudar estabelecimentos a monetizar sobre os excedentes que seriam descartados. Conheça a iniciativa.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]