• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Os 100 dias de governo de Jair Bolsonaro (PSL) tiveram até festinha. Em um evento com a presença de quase todo o gabinete nesta quinta (11) – com um logotipo que incluía um sinal de infinito, o que esperamos que não seja reflexo de nenhum subconsciente totalitário à solta em Brasília – o presidente anunciou um pacotão de medidas que incluem novas políticas nacionais nas áreas de alfabetização, drogas e gestão turística

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni (DEM), da Casa Civil, as 35 metas do governo propostas para os primeiros 100 dias foram cumpridas. Fernanda Trisotto e Camila Abrão fizeram as contas e verificaram que o cenário não é bem esse. Confira em que pé está cada meta.

No editorial desta sexta-feira (12), a Gazeta do Povo se pergunta, refletindo sobre a decisão do governo de implantar o 13º do Bolsa Família: qual o papel do Estado na redução da miséria em uma economia liberal e como ele pode ou deve fazer isso?

Paz no trânsito

Uma das preocupações de Bolsonaro, os radares, não vai desaparecer tão fácil assim. Na quarta (10), a Justiça, atendendo a um pedido do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), determinou que nenhum radar de velocidade deve ser retirado das rodovias federais. O presidente alega que os radares tiram a “paz” do motorista e estão a serviço de uma “indústria da multa”. O quanto existe de verdade nessa história de indústria da multa?

Liberdade

Gazeta do Povo defende convictamente a liberdade de expressão – e a condenação de Danilo Gentili pode abrir um precedente perigoso em relação a esse tema. Luan Sperandio lista cinco motivos pelos quais a liberdade de expressão deve ser plena – e explica por que, na legislação brasileira, ela não é. Paulo Polzonoff Jr. também comenta o episódio

Gentili é, a meu ver, um comediante medíocre com meia-dúzia de piadas razoáveis por ano, e o vídeo que ele gravou é mais expressão de indignação cívica do que de humor, mas criminalizar a raiva de alguém que se vê intimidado por uma parlamentar notadamente autoritária é ofensa muito maior do que a raiva em si.

Eleição gigante

Cerca de uma em cada oito pessoas do planeta podem votar nas eleições que começaram nesta quinta-feira (11) na Índia. Com 900 milhões de eleitores, as eleições indianas são as maiores do mundo e duram mais de um mês. Saiba o que está em jogo.

Imagem do dia

Pessoas e elefantes espirram água uns nos outros durante uma cerimônia para celebrar o ano novo budista, chamado localmente de Songkran, em Ayutthaya, na Tailândia.JEWEL SAMADAFP

Histórica

Se você habita neste planeta, provavelmente ouviu falar que a primeira foto de um buraco negro na história foi divulgada na quarta (10). O que você talvez ainda não saiba é que um algoritmo responsável pela captação da imagem foi desenvolvido por uma pesquisadora de apenas 29 anos. Conheça a história de Katherine Bouman: 

Fiz meu PhD em visão computacional, um campo da ciência no qual você tenta compreender imagens. E ouvi falar desse projeto, dessa ideia de capturar a imagem de buracos negros. Na época eu mal sabia o que eram os buracos negros. Mas fui a uma reunião [na qual Shep Doeleman, o astrônomo de Harvard que dirige o projeto Event Horizon, falava dos buracos negros]. Não entendi nada do que ele falou, mas, assim que saí da reunião, soube que era algo no que eu queria trabalhar.

Dicas

Tenha um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]