• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Neste momento, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) está em seu voo de volta de Israel, tendo encerrado a sua terceira viagem ao exterior desde sua posse. No último dia da visita, Bolsonaro visitou o Centro de Memória do Holocausto, em Jerusalém. No fim do dia, porém, uniu sua voz à do chanceler Ernesto Araújo e disse que “não há dúvida” de que o nazismo era de esquerda – ao contrário do que diz o próprio museu visitado pelo presidente.

Por essas e outras, Paulo Gontijo tem a consciência tranquila. Ele é presidente do Livres, o movimento liberal que surgiu dentro do PSL e se desvinculou da legenda quando Bolsonaro se filiou a ela. Madeleine Lackso entrevistou Gontijo, que deixou claro que não se arrepende da decisão e comentou os três meses do novo governo: 

Medidas que fazem, de fato, o Brasil ser mais próspero e ter um Estado mais enxuto e mais eficiente vão sempre contar com o nosso apoio. Agora, quando você tem o que tem no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Educação… No MEC, não é só uma questão ideológica, é uma questão de competência. Isso tem que ser criticado diariamente.

O MEC é, de fato, uma das dores de cabeça que Bolsonaro vai ter que enfrentar assim que desembarcar em Brasília. Mas não é a única. Uma promessa da sua campanha pode acabar virando uma sinuca de bico – o seu cumprimento está sendo desincentivado pelos técnicos do Planalto, mas isso pode desagradar um setor importante para Bolsonaro. Fernanda Trisotto explica o cenário.

Além disso, um projeto do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) que pode ser votado ainda nesta semana pretende derrubar o decreto presidencial que isenta turistas dos Estados Unidos e de outros três países de visto para entrar no Brasil. Entenda os pontos de cada lado na matéria de Camila Abrão.

Combo

A terça-feira de Michel Temer (MDB) não foi das melhores. Enquanto a Lava Jato paulista denunciou o ex-presidente por lavagem de dinheiro em um caso que envolve a reforma da casa de sua filha, duas outras denúncias da Lava Jato do Rio foram aceitas pelo juiz Marcelo Bretas, tornando Temer réu.

Outro político que não deve ter dormido bem é Marcelo Crivella (PRB). A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito. Entenda quais acusações pesam contra Crivella e qual o caminho do processo a partir de agora.

Cores inesperadas

Lembra da banana azul com gosto de baunilha? O Bom Gourmet foi atrás de mais frutas diferentonas por aí. Marina Mori apresenta o maracujá roxo, a melancia amarela, o kiwi dourado e a banana rosa.

Imagem do dia

Grande colagem feita pelo artista francês JR no pátio do Museu Louvre, um projeto revelado no dia 30 de março para comemorar os 30 anos da pirâmide de vidro no Museu. Cerca de 400 voluntários trabalharam em equipes de 50 pessoas durante quatro dias colando as faixas de papel impresso na calçada do pátio para criar o gigante trabalho ao redor da pirâmide.HANDOUTAFP

Distâncias

Os graduandos em Arquitetura e Urbanismo que fazem o curso na modalidade de educação à distância têm um bom motivo para se preocupar: o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) divulgou que irá recusar os pedidos de registro profissional de bacharéis desses cursos. Na HAUS, Sharon Abdalla conta as razões elencadas para a medida e qual a possibilidade de ela ser revertida – especialistas de órgãos da área a consideram ilegal.

A HAUS também entrevista a diretora da startup Grin, Paula Nader, sobre a implantação do sistema de aluguel de bicicletas e patinetes em cidades latino-americanas. Na conversa com Camila Machado, ela conta que o serviço não é inédito, mas se destaca pela coragem em acreditar que funcionaria por aqui. E diz ainda: 

Buscamos entender a comunidade em que estamos nos inserindo, geramos emprego e renda. Damos oportunidade, tentamos enxergar as cidades com todas as suas complexidades. Contratamos jovens em seu primeiro emprego, egressos do sistema penitenciário e refugiados. Acredito que ninguém mais vai ganhar dinheiro se as soluções não forem inclusivas.

Em Curitiba

Cão. A Câmara dos Vereadores de Curitiba aprovou um projeto de lei que regulamenta os cachorródromos, ou playpets – espaços delimitados dos parques da capital paranaense em que os cachorros poderão circular sem guias. Cecília Tümler explica os detalhes da proposta.

Falcão. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), está planejando uma reformulação nas tradicionais linhas de ônibus Inter II – o glorioso “falcão prateado” – e Interbairros II que pode apontar um caminho para o futuro do transporte público na cidade. Conforme conta João Frey, até a estação-tubo deve ser repaginada.

Furacão. Na terceira rodada da Libertadores, o Athletico derrotou o Boca Juniors por 3 a 0 na noite de ontem, na Arena da Baixada. O time paranaense agora lidera o Grupo G do campeonato. Confira a tabela completa da Libertadores 2019.

Balcão. Se para você se sentar sozinho ao balcão e observar os profissionais da casa preparando os pratos é uma coisa que aparece só nos filmes, tá na hora de rever isso aí. No Guia, Flávia Schiochet lista seis bares curitibanos onde vale a pena fazer a experiência.

Um ótimo dia para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]