| Foto: Paixão

Bom dia!

CARREGANDO :)

Entramos em agosto. Até o fim deste mês, quatro medidas provisórias de Jair Bolsonaro (PSL) devem ser votadas no Congresso Nacional para não caducarem – entre elas, uma das estrelas deste governo, a chamada MP da Liberdade Econômica. Giorgio Dal Molin lista mais três e as outras sete que estão na fila.

  • Nesta quinta (1º), Bolsonaro e o presidente do PSL, Luciano Bivar, vão se sentar para conversar sobre uma mudança na identidade do partido. Olavo Soares investiga o que poderá mudar no nome e na marca da sigla.
  • Em meio à publicação de supostas conversas entre Sergio Moro e os procuradores de Curitiba, a Lava Jato deflagrou na quarta-feira (31) a sua 62ª fase, chamada de Rock City. O alvo é o grupo cervejeiro Petrópolis. Kelli Kadanus e Camila Abrão dão os detalhes.
  • Passada a turbulência do primeiro semestre, o presidente da CCJ da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR) se prepara para emplacar uma agenda própria na comissão. Giulia Fontes entrevistou o deputado e conta do que se trata.
Publicidade

Opinião da Gazeta

No editorial desta quinta, a Gazeta comenta as ofensas de Bolsonaro a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB:

Se Bolsonaro quer levantar um debate sobre desaparecidos políticos ou sobre os trabalhos da Comissão da Verdade, tem toda a liberdade para fazê-lo – são discussões importantes que agradariam uma parcela significativa da sociedade. Mas não era este o caso; a menção a Fernando Santa Cruz foi tirada da cartola única e exclusivamente para atingir pessoalmente o presidente da OAB. Ao agir dessa forma, Bolsonaro levou a discussão para um nível rasteiro, demonstrando completa falta de empatia e explorando a memória de pessoas que nada têm a ver com o atentado ou com as supostas mensagens de Moro.

Imagem do dia

Trabalhador lava monumento aos heróis da Primeira Guerra Mundial em Moscou, Rússia. | Foto: Alexander Nemenov/AFP

Aprofunde-se

Em todo o Brasil, foram registrados em 2018 69 casos de adoções de crianças e adolescentes por pessoas que vivem no exterior – 20 deles só no Paraná. Daiane Andrade traz o pano de fundo desses casos e o cenário da adoção no estado.

Lá fora

Um acordo entre Brasil e Paraguai para a compra de energia da usina de Itaipu desencadeou uma crise política que levou à demissão de altos funcionários do governo paraguaio e a críticas à presidência de Mario Abdo Benítez. Entenda como os países chegaram a esse impasse e por que o presidente Bolsonaro está considerando anular o acordo.

Publicidade

As dicas que só a Gazeta traz

Qual é o alimento mais importante da nossa cadeia alimentar? Para a chef Gabriela Carvalho, é o feijão. Ela explicou o porquê a Flávia Schiochet, no Bom Gourmet.

Tenha uma excelente quinta-feira e um bom início de mês!