Funai recorre ao STF para impedir ações baseadas no marco temporal para demarcação de terras indígenas.| Foto: Mário Vilela/Funai/Divulgação
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A Funai apresentou uma petição ao STF para que os processos judiciais que busquem a aplicação da lei do marco temporal sejam suspensos. Na prática, segundo a bancada do agro, a medida tenta impedir produtores de questionar eventuais ilegalidades praticadas pela Funai. A petição se soma ao impasse relacionado à lei, alvo de uma batalha entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Saiba mais.

Publicidade

Ato na Paulista. Jair Bolsonaro não terá o apoio do PL para organizar a manifestação prevista para o dia 25 de fevereiro. Veja quem está ajudando o ex-presidente.

Escola de samba. Uma investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta o PCC como um dos principais financiadores da Vai-Vai. A escola, que nega envolvimento com grupos criminosos, causou polêmica ao demonizar policiais militares do Choque em seu desfile no Carnaval de 2024. Leia o que se sabe.

Política, Economia e Mundo

Intervenção no RN. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou a direção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) após a fuga de detentos. Foi a primeira vez que presos conseguiram fugir de um presídio federal de segurança máxima.

Temor dos investidores. Ruídos da política interna e sinais de uma maior interferência do governo na economia brasileira estão espantando investidores estrangeiros. Leia o que dizem os analistas.

Giro pelo mundo. Um tiroteio durante a comemoração do título do Kansas City Chiefs no Super Bowl deixou feridos nos EUA. No Haiti, a recusa do primeiro-ministro Ariel Henry em convocar eleições agrava um cenário de crise humanitária e de segurança vivido pelo país.

Publicidade

Opinião da Gazeta

Castigo sem crime. Na semana passada, a ex-juíza Ludmila Lins Grilo anunciou que suas contas bancárias no Brasil teriam sido bloqueadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Medidas desproporcionais, que violam direitos básicos de cidadãos, tomadas sem motivo razoável que as justifiquem, não merecem outra qualificação que não seja a de arbítrio puro e simples.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Agenda prioritária. Congresso aumenta pressão por reforma administrativa e força governo a discutir redução de gastos

Centro de SP. Tarcísio e Ricardo Nunes querem “Times Square paulistana”

Publicidade

Petição no STF. Defesa de Bolsonaro tenta derrubar proibição de contato com Valdemar

Relações internacionais. Lula terá que disputar com Rússia e China para aumentar influência do Brasil sobre a África

Colunas e artigos

Estratégia na guerra da Ucrânia. Os contínuos ataques contra a Ucrânia fizeram a OTAN afirmar que se prepara para um eventual conflito com a Rússia. Artigo de José Caparros Junior, da Uninter, explica que o apoio não é movido apenas por solidariedade.

Paulo Polzonoff Jr. comenta o ato organizado por Bolsonaro para o dia 25 de fevereiro.

Marcel van Hattem fala sobre a perseguição à oposição no Brasil.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Um verão seguro para o seu pet. O calorão pode causar o aumento anormal da temperatura corporal dos cães. O fenômeno, chamado hipertermia, pode até levar à morte. Veja como evitar esse mal.

Tenha um ótimo dia!