• Carregando...
Governo Lula pode demarcar 23 terras indígenas em 2024
Governo Lula pode demarcar 23 terras indígenas em 2024.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em 2024, mais 23 terras indígenas podem ser demarcadas no Brasil. O Ministério da Justiça e Segurança Pública analisa os processos e pode dar o aval para a homologação de áreas em dez estados. Sete desses processos são de terras indígenas que estão localizadas no estado de São Paulo. Logo após, estão os estados da Bahia e do Pará que têm quatro e três processos, respectivamente. Somadas, as áreas que podem ser demarcadas como terras indígenas somam mais de 1,7 milhão de hectares e devem abrigar cerca de 25 mil indígenas. Confira os detalhes.

Gastos de campanha. O desembargador do TRE-PR Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do processo que pede a cassação do senador Sergio Moro (União-PR) por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022, pediu a inclusão do julgamento do processo na pauta do Tribunal na “primeira data possível”.

Investigação. O presidente Lula demitiu nesta terça-feira (30) o diretor adjunto da Abin, Alessandro Moretti. Para o cargo, nomeou Marco Aurélio Cepik, conforme publicação no Diário Oficial da União. Mais cedo Lula reconheceu que não conseguiu estabelecer plena confiança na Abin, que vem sendo alvo de sucessivas questões com o governo federal.

Política, Economia e Mundo

Operação da PF. Quando recebeu mensagem de uma ex-assessora do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) pedindo “ajuda”, o deputado federal Alexandre Ramagem (PSL-RJ) já tinha deixado o comando da Abin havia mais de seis meses. A revelação da imagem da troca de mensagens motivou a operação contra Carlos.

Taxa Selic. O Copom decidirá nesta quarta-feira (31) a nova taxa de juros. Tudo indica que o órgão deve manter o comportamento registrado desde agosto: corte de meio ponto percentual, levando a Selic de 11,75% para 11,25% ao ano. No cenário interno, o câmbio segue estável, em torno de R$ 4,90. Mas analistas destacam algumas preocupações.

Giro pelo mundo. Nos EUA, Illinois descarta expulsar Trump de primárias republicanas no estado. Na Venezuela, ex-presidentes condenam “desqualificação inconstitucional” de opositora.

Opinião da Gazeta

"Má vontade" contra a corrupção. No balanço de seu primeiro ano de mandato, o presidente Lula pode colocar mais uma “conquista”: o Brasil conseguiu piorar ainda mais a posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado pela ONG Transparência Internacional. O país aparece em 104º lugar entre 180 países avaliados, empatado com Argélia, Sérvia e Ucrânia.

O relatório da Transparência Internacional apenas sintetiza aquilo que boa parte dos brasileiros já percebe e sente na pele.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Operações em sequência. Aliados de Bolsonaro temem serem “acordados” pela PF em suposta “perseguição”

Eleições 2024. Dividido, PSDB não tem candidato nem plano de governo para São Paulo, diz ex-presidente do partido

Concessão. Contratos do novo pedágio do Paraná são assinados e cobrança deve começar a partir de março

São Francisco. Loja de brinquedos que inspirou filme Toy Story fecha por causa de crime em alta

Colunas e artigos

Guilherme Macalossi comenta sobre Ramagem, Carlos Bolsonaro e a arapongagem institucionalizada.

Alexandre Garcia analisa que Não acharam corrupção, então tentam empurrar o caso da baleia contra Bolsonaro.

Carlos Aldan fala sobre Retenção de talentos: a dor das empresas.

Para inspirar e alegrar

Já sonhando com o churrasco. Ainda é quarta-feira, mas nada impede de já pensar naquele churrasco do fim de semana. E a farofa é daqueles acompanhamentos que não podem faltar. Embora simples de preparar, alguns detalhes podem fazer toda diferença nessa iguaria indispensável para uma boa carne assada. Aprenda a fazer a farofa ideal para o seu churrasco.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]