• Carregando...
Com reforma ministerial, governo espera melhorar relação com o Congresso.
Com reforma ministerial, governo espera melhorar relação com o Congresso.| Foto: Mario Roberto Duran Ortiz

Para começar este resumo de notícias. O Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) trouxe as primeiras mudanças da nova reforma ministerial promovida pelo presidente Jair Bolsonaro. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi nomeado como o novo ministro chefe da Casa Civil, em lugar de Luiz Eduardo Ramos, que vai para a Secretaria-Geral da Presidência. Onyx Lorenzoni, que ocupava este último cargo, vai comandar o recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência. A nova pasta terá até 13 secretarias e será composta por áreas que faziam parte do Ministério da Economia.

Pragmatismo. A nova fase da articulação política do Planalto já começou. Em reunião com o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), vice-líder do governo, Bolsonaro e Nogueira prometeram uma interlocução pragmática para entrega de pautas “concretas”.

Governabilidade. A troca na Casa Civil tem como objetivo principal assegurar governabilidade a Bolsonaro, que tem sofrido com a instabilidade na relação com o Legislativo. Rodolfo Costa diz o que o governo espera e como pode ganhar com o novo ministro da Casa Civil.

Utilidade pública

Terceira dose. O Ministério da Saúde informou que encomendou um estudo para avaliar a aplicação de uma terceira dose para pessoas que já tomaram as duas doses da Coronavac. O ministério também incluiu no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 adolescentes de 12 a 17 anos.

Máscaras de proteção. São várias as siglas das máscaras de proteção consideradas mais eficazes contra o coronavírus: PFF, FFP, N95 e KN95. Mas, afinal, o que difere os modelos e como saber qual deles usar? Tire as dúvidas na reportagem de Amanda Milléo.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.344 mortes por Covid-19 e 48.013 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.797.086 diagnósticos positivos e 553.179 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 98.355.926 com a primeira dose e 39.524.828 com a segunda.

Olimpíadas

Futebol nas quartas. A seleção brasileira de futebol masculino se classificou para as quartas de final das Olimpíadas tendo como destaque Richarlison, artilheiro com cinco gols. Saiba qual a principal inspiração do atacante e acompanhe no UmDois Esportes a cobertura completa das competições, o quadro de medalhas e a agenda do dia.

Política e economia

Indicação ao STF. Já são mais de duas semanas desde que o presidente Jair Bolsonaro indicou André Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, o processo não avançou no Senado, que precisa aprovar o nome. Motivo? Resistências por parte de senadores, como revela Wesley Oliveira.

Urna eletrônica. O presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar o sistema eleitoral brasileiro e atacar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. “Ele é contra a democracia?”, questionou. Afinal, as urnas eletrônicas são sujeitas a fraudes? Confira uma lista de perguntas e respostas sobre o tema.

Giro pelo mundo. Você já ouviu falar em pingdemia? Saiba o que é o fenômeno que está afetando o Reino Unido. Pedro Castillo tomou posse como presidente do Peru reiterando o desejo de elaborar uma nova Constituição. E entenda o que significa o fim da missão de combate dos EUA no Iraque, anunciado pelo presidente Joe Biden.

O que mais você precisa saber hoje

Economia. Reabertura injeta mais ânimo no comércio, mas alta nos preços preocupa

Eleição. Movimento de advogados quer lançar chapas para contrapor “proselitismo político” na OAB

STF. Moraes anula condenação trabalhista que custaria R$ 46 bilhões à Petrobras

Meio ambiente. A Catalunha mostra como as energias verdes podem ser renováveis, mas não sustentáveis

Colunas e artigos

Censura no YouTube. Meio milhão de reais. Esse é o valor que o Google terá de pagar por ter censurado o médico Marcos Falcão no YouTube. Cristina Graeml conversou com Falcão, que conta por que recorreu à Justiça. Madeleine Lacsko destaca a necessidade de proteger as crianças da glamourização dos gamers. Em artigo, Pedro Henrique Alves mostra o paradoxo do conservadorismo que os próprios conservadores não compreendem.

Nossa visão  

Novos ministérios. O “superministério” que Jair Bolsonaro criou no início de seu mandato, colocando todos os aspectos da política econômica sob a batuta de Paulo Guedes, está sendo lentamente desmontado. Na recente reforma ministerial feita para dar mais espaço ao Centrão, foi recriado o Ministério do Trabalho e cogita-se o retorno do Ministério do Planejamento. Tema para o nosso editorial: Os novos ministérios e o risco para a pauta liberal.

Por mais que o presidente tenha o hábito de dar declarações prestigiando seu ministro da Economia, ele também terá de levar em conta os arranjos políticos e os compromissos assumidos na montagem do ministério, sem falar da constante tentação de abrir as torneiras do gasto público à medida que se aproximam as eleições, como já se viu na recente discussão do Orçamento de 2021. E é aqui que reside a ameaça à experiência liberal no Brasil.

Para inspirar

Patrimônio Mundial. Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Sítio Burle Marx conta com mais de 405 mil metros quadrados de área florestal e 3,5 mil espécies de plantas. É o mais novo integrante da lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Conheça a história e a riqueza desse espaço. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]