• Carregando...
Governo federal estuda medidas para conter a alta no preço dos combustíveis.
Governo federal estuda medidas para conter a alta no preço dos combustíveis.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira (9) com ministros e o presidente do Banco Central, a fim de discutir medidas para inibir a alta dos combustíveis. Algumas ideias estão na mesa, mas não há consenso. As divergências, mais uma vez, acontecem entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o núcleo político do governo. Enquanto e equipe econômica defende a desoneração de tributos, a ala política propõe um subsídio para o diesel. Entenda as propostas.

Votação adiada. No Senado, foi adiada mais uma vez a votação em plenário de dois projetos que buscam reduzir os preços dos combustíveis. A pedido do Executivo, a análise das propostas ficou para esta quinta-feira (10).

Não é só o combustível. A guerra na Ucrânia vai mexer com o bolso dos brasileiros. As principais consequências serão o avanço dos preços e a tendência de juros mais altos, por mais tempo. Entenda as razões.

Política, Economia e Utilidade pública

Guerra na Ucrânia. Os Estados Unidos recusaram aviões de combate da Polônia para serem enviados à Ucrânia. Entenda por quê. O governo russo disse que países sofrerão consequências por ajuda militar aos ucranianos. Na economia, mais de 80 empresas já cortaram negócios com a Rússia.

Eleições 2022. Porta-vozes do PT não escondem a ambição para a disputa presidencial: esperam vencer no primeiro turno. E quem vai comandar o discurso eleitoral de Jair Bolsonaro? O filho Carlos ou um marqueteiro? Rodrigo Pacheco (PSD) desistiu de concorrer à Presidência.

Lei da Ficha Limpa. Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou uma ação apresentada pelo PDT que buscava reduzir o prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Veja como votaram os ministros.

Opinião da Gazeta  

O Brasil e os fertilizantes. A presente crise no Leste Europeu colocou em evidência o que agora se revela uma fragilidade da economia brasileira, e que precisa ser objeto de especial atenção do Estado e dos empresários. Com uma das maiores produções agrícolas do mundo, o Brasil depende muito da importação de fertilizantes para garantir suas safras. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Uma indústria de fertilizantes não se constrói da noite para o dia, com ou sem entraves de regulamentação. A diplomacia brasileira precisará demonstrar habilidade para lidar com os riscos de escassez e encontrar alternativas de curto prazo para mitigar os seus efeitos sobre o agronegócio brasileiro e a mesa dos consumidores.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Segurança pública. Homicidas, traficantes e assaltantes: os principais criminosos que não voltam após as saídas temporárias

Mineração artesanal. Governo Bolsonaro cria novas regras para desenvolver garimpo; ambientalistas questionam

Procedimento cirúrgico. Câmara aprova redução da idade para esterilização voluntária e retira consentimento do cônjuge

Ásia. Quem é Yoon Suk-yeol, uma espécie de Moro da Coreia do Sul, que acaba de se tornar presidente

Colunas e artigos

A russofilia dos cristãos norte-americanos. Antes da invasão à Ucrânia, a direita religiosa demonstrava muita simpatia pela Rússia e seu líder Vladimir Putin. Porém, é preciso analisar as tendências do país no que diz respeito à religião e moral, como destaca artigo de Casey Chalk, do Public Discourse.

Daniel Lopez diz por que 2022 é o ano de início da nova ordem internacional.

Bruna Frascolla acredita que logo celebraremos o Dia Global do Corpo com Vagina.

Para inspirar

Pedalando com segurança. Com a pandemia, uma atividade que ganhou força foi o ciclismo. Andar de bicicleta é divertido e benéfico para adultos e crianças, mas também envolve riscos, que devem ser reduzidos com algumas medidas. Confira algumas dicas para pedalar com segurança.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]