• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Durante o dia de ontem (4), os candidatos pintaram e bordaram na internet, a mais eficiente das instituições brasileiras.

Já à noite, no programa eleitoral da televisão, Fernando Haddad (PT) ganhou destaque durante a maior parte do tempo, depois de o PT acumular quatro derrotas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Haddad, porém, continua a se apresentar como candidato a vice: mas vice de quem? A pergunta permanece, e o Editorial de hoje da Gazeta do Povo afirma:

Ao permitir a manutenção do tempo de propaganda do PT, a Justiça Eleitoral acabou premiando a tática petista e se expôs à desmoralização por ver suas determinações simplesmente ignoradas. Multas e decisões pontuais não estão impedindo o partido de fazer o que bem entende, mostrando que a decisão inicial do TSE, a partir do voto original do relator Luís Roberto Barroso, era a mais correta. Se houver a possibilidade de restaurá-la, é imperativo que isso ocorra. Do contrário, restará aos ministros do TSE agir como bombeiros, bloqueando cada peça publicitária individual que afronta as decisões da corte.

Corrida

Também na noite de ontem (4), a defesa do ex-presidente Lula (PT) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido com tutela de urgência para impedir a impugnação da candidatura, com base na decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, verdadeiro factoide que tem dominado a discussão eleitoral.

Essa tal de ONU

A defesa de Lula informou também que entrou com mais uma petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. E foi justamente esse tema que gerou a divergência aberta pelo ministro Edson Fachin na votação sobre inelegibilidade de Lula no TSE, ocorrida no sábado (1º). A repórter Débora Álvares conversou com ministros da corte e assessores sobre os bastidores da decisão e os 30 minutos de deliberação secreta que mudaram os efeitos da decisão

‘Foi uma cena e tanto! Todos ficaram constrangidos e surpresos’, contou um assessor especial de um dos ministros.

Que jeitinho doce

Jair Bolsonaro (PSL) falou em “fuzilar a petralhada” no Acre, e o PT entrou com uma representação no STF contra o candidato. De fato, a liberdade de expressão não é absoluta, mas há mesmo crime na atitude de Bolsonaro?

Você já ouviu falar...

...no Dispensacionalismo? Pois é essa corrente religiosa que anima boa parte do projeto evangélico que apoia Donald Trump e Bolsonaro – e a ideia de transferir as embaixadas dos países em Israel para Jerusalém. Os Estados Unidos já o fizeram, o ex-capitão propõe fazê-lo.

“Ansiosa”

Nada de novo na sabatina pela qual passou Ciro Gomes (PDT), mas sua vice-presidente, Kátia Abreu (PDT), estava afiada na entrevista que deu à GloboNews: bateu boca com os jornalistas e criticou a divulgação pelo Ministério do Trabalho da lista de empregadores com denúncias de trabalho análogo à escravidão. No fim, reconheceu que estava “ansiosa”. 

Privilégios

Já Marina Silva (Rede), em outra sabatina, criticou a “farra” do Refis, que estaria roubando recursos de áreas importantes para o perdão de dívidas.

Full pistola

Os primeiros dias de propaganda eleitoral deixam claro que Geraldo Alckmin (PSDB) adotou como estratégia atacar pesadamente Bolsonaro. Márcio Coimbra, colunista da Gazeta do Povo, considera essa opção equivocada:

Recuperar os votos que já estiveram com os tucanos, mas que hoje estão com Bolsonaro, é uma tarefa difícil, pois estavam acomodados com o PSDB por simples falta de opção. Os votos da direita estavam com a centro-esquerda porque estes eram os antagonistas do PT. Agora que a direita achou um candidato próprio, abandonou o ninho tucano.

Tragédia

O país continua assistindo atônito aos desdobramentos do incêndio no Museu Nacional. A Gazeta do Povo preparou um compilado de 15 textos para você ter certeza de que não perdeu nada sobre o assunto desde domingo (2) à noite.

Atenção, pais

Seu filho brinca com slime? Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “O slime, ‘geleca caseira’ que virou febre entre pais e filhos, pode ter ingredientes tóxicos — o alerta foi feito pela Proteste por causa do borato de sódio, que causa reações como cólicas estomacais, vômitos e irritação na pele e nos olhos. Por isso, é importante ter cuidado com a receita escolhida na hora de fabricar o brinquedo em casa.” 

Inspiração

Quer um exemplo para começar seu dia? Luan Galani (Haus) recomenda: “Cansados de ver restos de obras de qualidade irem para o lixo, arquitetas e designers criaram o projeto Caçamba do Bem. A iniciativa recolhe os materiais, vende em bazar beneficente com até 60% de desconto e destina todo o valor arrecadado para reforma de escola, hospital ou creche.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Semana agitada nos Estados Unidos. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Muita polêmica. Mr. Trump ganhou mais um alvo: o veterano jornalista americano Bob Woodward, que está publicando um livro sobre os bastidores da Casa Branca. Entre as histórias estão maquinações para conter um presidente impulsivo, roubo de papéis do escritório do presidente, brigas internas, troca de insultos e, na ausência de Trump, muitas críticas ao presidente. Durma-se com um barulho desses! 

Justiça. E, ainda nos Estados Unidos: pedidos de senadores democratas e protestos de ativistas deram o tom do primeiro dia da sabatina de confirmação de Brett Kavanaugh na Suprema Corte. A audiência deve-se estender até sexta-feira. 

Imigração. Continuando nas terras do Tio Sam: o governo Trump está acusando milhares de hispânicos ao longo da fronteira de usar certidões de nascimento fraudulentas desde que eram bebês e agora questiona sua cidadania. Passaportes estão sendo negados até para soldados que serviram no exército

Triste. A cada dia que passa, novos dramas enfrentados pelos venezuelanos que fogem da ditadura de Nicolás Maduro vem à tona: pelo menos 17 já morreram na travessia da Cordilheira dos Andes em um trecho em que as temperaturas podem chegar a -15°C

Foto do dia:

Sarah Iftekhar, uma estudante de direito de 20 anos, será a primeira finalista do Miss Inglaterra a usar o hijab - um véu usado pelas mulheres muçulmanas, enquanto concorre à coroa do concurso de beleza. A vencedora disputará o Miss Mundo, em Sanya (China), em dezembro.Instagram/Sarah Iftekhar

Paraná 

Sem sustos na disputa eleitoral no estado. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Cenário. Saiu a segunda pesquisa de intenção de votos dos paranaenses. Confira os números para o governo do estado, o Senado e a Presidência da República. Tem também a análise dos cenários no blog Caixa Zero:

Imbróglio. O deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) obteve uma vitória, mesmo que temporária, no Conselho de Ética da Câmara. O mineiro Mauro Lopes (MDB), relator de processo disciplinar contra o paranaense, votou pela não abertura de representação contra o colega, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato. Na explicação de sua decisão, Lopes argumentou, entre outras coisas, que Meurer foi eleito apesar das suspeitas sobre ele. O voto ainda será apreciado pelo colegiado, provavelmente em outubro. A correspondente Catarina Scortecci conta essa história.

Dilema. O Tribunal de Justiça do Paraná vive um dilema: contratar comissionados em excesso – pelo menos pelo que determinam as regras – ou pagar altos salários a servidores de carreira. De 2011 para cá, a quantidade de contratados sem concurso vem crescendo, o que já rendeu três alertas ao órgão. Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça, os comissionados são 90% dos servidores, quando deveriam ser no máximo 50%. Katia Brembatti explica a confusão.” 

Curitiba

Um ícone curitibano faz 350 anos e as fotos vão te maravilhar. Confira a seleção dos nossos editores:

Melhorou. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Quem está com a CNH suspensa ou cassada tem mais uma opção para fazer o curso em Curitiba. Seis empresas foram homologadas pelo Detran e agora podem oferecê-lo na modalidade online.”  

Anotado. Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “Gosta de cerveja artesanal? Então dê uma olhada nessa nova cervejaria que abriu na região do Barigui, em Curitiba. A casa produz quatro estilos vendidos no cartão pré-pago, serve churrasco texano e tem um jardim de 1.500 metros quadrados com espaço kids para a família inteira aproveitar.” 

Sem desculpas. Aléxia Saraiva (Guia) escreve: "Que tal aproveitar o feriado gastando menos de R$ 10? Listamos oito programas para você se programar para aproveitar a folga dessa semana. Tem Bienal de Quadrinhos, destaques do cinema nacional e exposições para todos os gostos.” 

Ícone. Luan Galani (Haus) recomenda: “A Catedral de Curitiba, um grande exemplar do neogótico e um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, completa 350 anos. A repórter Rosana Felix traz diversos causos e histórias sobre a igreja.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]