Ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela PF.| Foto: André Borges/EFE
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A operação da Polícia Federal que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro desafia as articulações da direita para as eleições de 2026. Na avaliação de especialistas, ao expor dificuldades para agregar apoios, a investigação visaria enfraquecer Bolsonaro e sua base de apoio. Entenda o cenário.

Publicidade

Falhas na recuperação de provas. O relatório da PF aponta uma série de falhas na recuperação de provas consideradas relevantes para entender os fatos.

Sem materialidade de crimes. Especialistas dizem ainda que a investigação da PF não traz provas consistentes ou materialidade de crimes. Veja os pontos questionados.

Política, Economia e Mundo

A virada na CPMI do INSS. A conquista do comando da CPMI do INSS pela oposição representa uma virada nas investigações e deve trazer fatos novos contra o governo Lula.

Escape da Lei Magnitsky. Banqueiros teriam aconselhado ministros do STF a abrirem contas em cooperativas de crédito, como forma de escapar da Lei Magnitsky. A ideia, porém, não resolveria o problema.

EUA revisam vistos. O governo dos EUA anunciou a revisão de vistos de todos os estrangeiros que têm o documento. Entenda como o visto se tornou estratégia de negociação para o governo Trump.

Publicidade

Opinião da Gazeta

Para salvar Moraes, Dino monta cilada para bancos. A vontade de Flávio Dino de proteger Alexandre de Moraes das sanções norte-americanas impôs aos bancos um dilema de dezenas de bilhões de reais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Os bancos terão de escolher: manter o relacionamento com ministro e arriscar as operações que porventura tenham nos EUA, ou rifar Moraes para não deixar o mercado norte-americano, mas correndo o risco de sofrer punições do Supremo. Em qualquer caso, sairão perdendo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Polarização. Popularidade digital: Bolsonaro segue inabalável, Lula se segura em Trump e STF despenca

Alexandre de Moraes. Como foi o lançamento do documentário “The Fake Judge” nos Estados Unidos

Publicidade

Ensino superior. Vestibular de universidade federal associa aumento de neonazismo a Bolsonaro e à direita

Suspensão do programa. Por que querem paralisar o projeto de escolas cívico-militares em Minas Gerais

Colunas e artigos

O inventor do conservadorismo moderno. Talvez você nunca tenha ouvido o nome de um dos intelectuais mais profundos do movimento conservador moderno. Artigo de Bradley Devlin diz quem foi ele e acredite: era comunista.

Lúcio Vaz mostra que as viagens nacionais para eventos de Lula já custaram R$ 2,4 milhões.

Leonardo Coutinho fala da paz possível e o realismo incômodo de Donald Trump.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

O papa que venceu o comunismo. João Paulo II foi um papa que teve grande influência no colapso dos regimes comunistas na Europa. Um documentário da Brasil Paralelo conta essa história.