• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

Sejam bem-vindos novamente à nossa conversa diária após quatro abençoados dias de feriadão. Enquanto muitos de nós curtiam o merecido descanso, o mundo girava freneticamente com alguns furacões. Um real e devastador, avançando do Caribe aos Estados Unidos; outro metafórico, que atende por JBS, destelhando a casa de políticos e PGRs brasileiros. Então, vamos colocar o papo em dia... 

Na cadeia

Joesley Batista está preso. O dono da JBS e o ex-diretor da empresa, Ricardo Saud, se entregaram ontem à Polícia Federal, em São Paulo, e serão transferidos hoje para Brasília. Lá, encontrarão Geddel Vieira Lima, preso após a descoberta do “bunker” em que guardava R$ 51 milhões. Joesley chorou ao se apresentar aos federais. 

 

O ministro Edson Fachin determinou a prisão por considerar que há indícios suficientes de omissão de informações na delação firmada pelo grupo. A defesa nega e diz que Joesley e Saud cumpriram todos os termos do acordo. 

 

A colaboração premiada está sob risco de ser anulada e não há a dimensão exata das consequências que isso traria. No meio jurídico, há duas linhas que não são excludentes: a doutrina da árvore envenada e a teoria da prova autônoma. Pela primeira, provas obtidas ilegalmente ou manipuladas são descartadas. Pela segunda, isola-se a prova contaminada e preserva-se o resto. 

 

Trazendo para o caso, a gravação que Joesley fez de Temer está sob risco. O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures filmado transportando uma mala de dinheiro, não. 

 

A investigação que pode levar à anulação da delação da JBS é apenas o mais proeminente capítulo do turbulento fim de gestão de Rodrigo Janot. O procurador-geral da República destravou denúncias contra ex-presidentes e políticos para tentar apagar o fiasco do acordo com Joesley, como apontamos no editorial da Gazeta do Povo. 

O procurador-geral se viu ludibriado em rede nacional, e essa seria a última impressão deixada por ele caso não houvesse uma “agenda positiva”, surgida agora com as denúncias. Resta esperar que Janot tenha enviado ao Supremo peças com a solidez necessária para que os envolvidos no petrolão tenham a devida punição. 

 

Ainda há, porém, espaço para novas polêmicas. No sábado à noite, Janot foi fotografado na mesa de um bar de Brasília com Pierpaolo Bottini, advogado de Joesley Batista. Depois da foto, para Alexandre Borges não resta dúvida de que é hora de Janot pedir a saideira

Furacão real 

No hemisfério norte da América, o furacão é real e destruidor. O Irma chegou à Flórida no sábado como categoria 4 (a segunda mais elevada), causando destruição, alagamentos e mortes. Ontem à noite, contudo, já havia sido rebaixado à categoria 2. 

 

Rodrigo Constantino gravou este vídeo de um hospital onde estão abrigadas 120 grávidas - inclusive a mulher do colunista e blogueiro da Gazeta do Povo. Ele relata como os americanos se prepararam e estão lidando com o furacão. Voos para a Flórida continuam suspensos e o Viver Bem informa o que fazer se você voaria pela região

 

Antes de chegar aos Estados Unidos, o Irma causou destelhamentos e inundações em Cuba. Não há registro de mortes. Um grupo de paranaenses precisou se abrigar em uma igreja durante a passagem do furacão pelas Ilhas Virgens. Em áudios de whatsapp, eles relatam os estragos na ilha de Tortolla. 

 

Diante do noticiário do Irma, uma pergunta surge automaticamente: por que o Brasil não sofre com furacões? Naiady Piva responde. 

A volta de Lula 

Com uma condenação na ficha, Lula voltará a se sentar como réu diante do juiz Sergio Moro, na quarta-feira. O caso agora é o da doação do terreno para a construção do Instituto Lula. 

 

Após inúmeras tentativas da defesa de pedir adiamento, o depoimento foi mantido. Lula, então, fará o que sempre fez: política. Sairá da Justiça Federal para um palanque, no Centro de Curitiba. Ainda estuda partir da sede da Lava Jato para uma caravana pelo Sul do país. 

 

Há duas diferenças em relação ao tour pelo Nordeste: a base eleitoral do petista no Sul é mínima e o depoimento de Antonio Palocci reverbera nas fileiras vermelhas. Além de haver elementos mais robustos ainda dos desvios do lulopetismo, o partido se divide ainda mais sobre o potencial eleitoral de Lula para 2018 e quem seria um plano B para a esquerda. 

Não diminuiu

Lembra do repetido discurso petista de que a desigualdade caiu no Brasil ao longo dos 13 anos de Lula-Dilma? Um estudo mostra que não é bem assim; a desigualdade de renda no país segue em níveis chocantes. O responsável pelo levantamento é o economista Thomas Piketty, cultuado pela esquerda mundial. 

Causa e efeito 

O professor Jacir Venturi escreve artigo sobre a alarmante situação da educação brasileira. Para ele, é impossível dissociar a violência moral e física em sala de aula das mazelas éticas e sociais do nosso país

Lição de solidariedade

Os alunos do terceirão do Colégio Contemporâneo, de Curitiba, deram uma aula de solidariedade. Eles doaram o dinheiro da formatura para um engenheiro venezuelano que queria trazer sua família para longe da ditadura de Nicolás Maduro. Antoniele Luciano conta a história. 

Fora de cartaz 

O Banco Santander retirou o apoio a uma exposição de arte em Porto Alegre, que tinha peças com prática de zoofilia e pedofilia, além de atentar contra símbolos religiosos. A medida foi tomada após fortes críticas nas redes sociais. 

Pingos nos is 

O podcast Ideias desta semana aborda ideologia de gênero. Em pauta, questões como se o gênero é biológico ou é uma construção social, índices de suicídio entre os transexuais e outras conclusões científicas que são mal interpretadas por militantes da causa. Com Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch, Rodrigo Constantino e o médico Marcelo Ribeiro. 

A hora é agora 

Se você pretende conseguir um trabalho temporário para o fim do ano, essa é a hora. Cintia Junges mostra que as empresas que oferecem este tipo de serviço já estão recrutando e dá dicas de como conseguir uma boa vaga. 

Na mira 

Está à espera da sanção do governador Beto Richa a desindexação da gratificação do funcionalismo estadual, parte do mais recente pacote do Palácio Iguaçu. Filipe Albuquerque diz quais carreiras serão afetadas. 

A ponta do iceberg 

Rosana Felix faz um raio-X das investigações da Quadro Negro após o vazamento da delação de Eduardo Lopes de Souza, dono da Construtora Valor. Com a homologação do acordo e a apresentação de provas que corroborem com as revelações, a bomba armada no Centro Cívico explodirá com elevado potencial de destruição. 

 

A Quadro Negro é assunto de editorial da Gazeta do Povo também. Olhamos um passo atrás: como uma construtora sem portifólio conseguiu rapidamente assumir obras de grande importância no estado

Hoje, sabe-se que isso foi possível porque houve todo um direcionamento destinado a garantir o desvio de dinheiro público, mas, ainda que tivesse havido boa-fé na elaboração das regras da licitação, ela seria absurdamente temerária ao baixar o nível de exigência e permitir que aventureiros entrassem na concorrência. 

É campeão! 

O Operário é o primeiro campeão nacional de 2017. Mesmo perdendo por 1 a 0 para o Globo-RN, o Fantasma conquistou o título da Série D e fez a festa com a sua torcida, no Estádio Germano Krüger. 

Que Atletiba! 

Atlético e Coritiba empataram por 1 a 1, ontem, na Arena da Baixada. E que Atletiba! O Furacão dominou o jogo e mandou quatro bolas na trave - um pênalti, inclusive. Para Carneiro Neto, sinal claro de que o Coxa escapou de levar uma goleada do rival

 

O time alviverde saiu de campo reclamando de um pênalti não marcado sobre Rildo. E fez circular pela internet um vídeo do lance. 

 

Do lado rubro-negro, Felipe Gedoz, autor do gol de empate, desabafou. Disse que nunca quis enganar o Atlético

 

A rodada ainda teve nova derrota do líder Corinthians, para o Santos. A classificação do Campeonato Brasileiro, porém, mudou quase nada com isso. 

Vamos nos divertir 

Se você saiu do feriadão com o bolso a salvo, aqui vão bons programas para a semana. Na quinta-feira tem show de Marisa Monte Paulinho da Viola no Guaíra. E a Gazeta do Povo dá uma forcinha na economia: 50% de desconto para quem é do Clube Gazeta do Povo. 

 

A partir de sexta-feira tem CWBurguer Fest. Eis o cardápio com as 35 atrações da nona edição do evento

 

Se os excessos no feriado te permitem, agora, olhar só para 2018, pode começar a economizar. O Foo Fighters vem tocar em Curitiba, entre o fim de fevereiro e início de março. O Queens of the Stone Age deve vir junto. 

Outra Visconde 

Para muitos curitibanos, segunda-feira é sinônimo de ficar engarrafado na Visconde de Guarapuava. Vivian Faria foi de um extremo a outro da avenida, do Alto da XV ao Batel, para mostrar detalhes arquitetônicos de uma Visconde que pouca gente conhece

Crescer sempre 

Outra marca da nossa cidade são os Móveis Campo Largo. O diretor geral da empresa, Edson Luiz Marochi, conversou com Reinaldo Bessa sobre os planos de expansão da marca e os segredos para o sucesso de mais de meio século. Segue a dica do Edson - e um bom dia para todos. 

O segredo para o sucesso de qualquer organização são pessoas e processos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]