• Carregando...
Sede do Banco Central, em Brasília.
Copom do Banco Central definiu em 12,75% a nova taxa Selic.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pela 10ª vez consecutiva, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (4) aumentar a taxa básica de juros. A taxa Selic passou de 11,75% para 12,75% ao ano, chegando assim ao maior patamar dos últimos cinco anos. Um percentual tão alto não era registado desde janeiro de 2017, quando estava em 13%. É bom se preparar: segundo analistas, a trajetória de elevação deve continuar. Saiba por quê.

Indicação ao TSE. O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro uma lista com três nomes, dos quais ele deverá escolher um para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Saiba quem são os indicados.

Sugestões eleitorais. Em meio à atribulada relação entre Justiça Eleitoral e Forças Armadas, existem algumas sugestões feitas pelos militares que ainda não foram acolhidas pelo TSE. Saiba quais são elas e o que o tribunal diz a respeito.

Política, Economia e Utilidade pública

Novos eleitores. Terminou nesta quarta o prazo para que novos eleitores se inscrevessem para votar nas próximas eleições. Neste ano, a campanha para incentivar os jovens a tirar o título mobilizou até celebridades estrangeiras. Saiba quem está por trás disso.

Daniel Silveira resiste. O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) se recusou a receber uma intimação judicial para devolver a atual tornozeleira eletrônica e instalar um novo equipamento. O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça o empresário que ofereceu um jatinho ao parlamentar.

Giro pelo mundo. O papa Francisco contou ter alertado o patriarca ortodoxo russo Kirill, que deve ser alvo de sanções da União Europeia, para “não se transformar no coroinha de Putin”. Nos EUA, a decisão pró-aborto pode influenciar as eleições de meio de mandato.

Opinião da Gazeta 

A volta do anão diplomático. “O Brasil, um gigante econômico e cultural, se mantém um anão diplomático”, afirmou em 2014 um porta-voz da chancelaria israelense. Fruto do péssimo hábito do governo petista de fazer as escolhas erradas, alinhando-se a terroristas e ditadores mundo afora. Um hábito que, a julgar pela recente entrevista do ex-presidente Lula à revista Time, segue firme e forte. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A boquirrotice de Lula é uma verdadeira ofensa aos ucranianos, que já vêm discutindo há quase uma década que direção querem dar a seu país, e escolheram escapar da órbita russa e buscar maior integração com o ocidente. Ao menos desde a anexação ilegal da Crimeia, em 2014 (um fato que Lula omite de forma muito conveniente), os ucranianos sabem que não podem confiar em Putin.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Revista americana. Destaque na Time, Lula diz que Zelensky é tão responsável pela guerra quanto Putin

Programa Renda e Oportunidade. Novas medidas do governo de apoio ao emprego têm foco em mulheres e jovens

Reestruturação de carreiras. Policiais federais anunciam paralisação parcial e pedem renúncia de ministro da Justiça

Ação civil pública. MP processa escola cristã por orientar pais sobre ideologia de gênero e símbolos antifamília

Colunas e artigos

O falso bom-mocismo. Uma geração inteira está aprendendo, em anos decisivos de sua formação, que a moral é uma questão de aparência e de apoio dos pares. Em sua coluna, Luciano Trigo diz por que o bom-mocismo fake é o câncer dos tempos atuais.

Cristina Graeml entrevista o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que fala da proposta de uma nova Constituição.

Daniel Lopez explica por que, depois da Ucrânia, o Brasil será o próximo alvo.

Para inspirar

Piquenique no Dia das Mães. O Dia das Mães está chegando e, para comemorar, que tal fazer algo diferente? Um piquenique, por exemplo. Não sabe como preparar? Não tem problema, o Bom Gourmet ajuda com algumas dicas. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]