• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Tudo indica que esta segunda-feira (8) verá a segunda queda de um ministro do gabinete de Jair Bolsonaro (PSL). Depois de Gustavo Bebbiano (PSL), Ricardo Vélez, da Educação, deve deixar a pasta hoje. Foi o que sinalizou o próprio presidente na sexta-feira (5) em um café da manhã com jornalistas – do qual participou o diretor de redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Jr.

Na sexta, Bolsonaro também anunciou que neste ano não haverá horário de verão. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o período do daylight saving time, a versão norte-americana da medida, dura quase oito meses – e há quem queira aumentá-lo. Raphael Sibilla explica o porquê.

No mesmo dia, no Twitter, o presidente anunciou que os beneficiários do Bolsa Família receberão 13º neste ano – e, falando das irregularidades na distribuição do recurso, mencionou o caso de um gato que recebia o benefício. Camila Abrão recorda o episódio de Billy Flores da Rosa, o bichano que tinha até um cartão magnético do programa.

Um ano

Lula completou um ano de prisão nesse domingo (7). Em Curitiba, ao lado do prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente cumpre pena, foi realizado um ato em seu apoio, com a presença de Gleisi Hoffmann (PT), Fernando Haddad (PT) e Roberto Requião (MDB). Giulia Fontes conta como foi o evento

Acima de toda crítica?

No editorial desta segunda (8), a Gazeta do Povo comenta a sessão solene de apoio ao Supremo Tribunal Federal hospedada pela corte na quarta-feira (3) e defende que o respeito às decisões do tribunal e a proteção da sua independência funcional não o tornam imune a críticas

Uma das emanações da liberdade de expressão é a liberdade de crítica, cujo espaço de exercício deve ser tanto maior quanto mais pública é a instituição ou o agente que é alvo dela. Ao mesmo tempo, o campo da política nas democracias é, por excelência, aquele em que a liberdade de criticar – com palavras duras, se necessário – deve ser mais ampla.

No topo da cadeia alimentar

Quatro anos atrás, Felipe Francischini (PSL) era um deputado do baixo clero da Assembleia Legislativa do Paraná – recém-eleito, tinha 23 anos de idade. Hoje, preside uma das principais comissões da Câmara dos Deputados, a de Constituição e Justiça. João Frey traça o perfil do parlamentar e explica como a sua ascensão foi tão rápida.

  • Presidencialismo ou parlamentarismo: a discussão sempre acaba voltando quando a relação entre o Executivo e o Legislativo dá sinais de crise. Uma PEC de 1995, ainda possível de ser votada, propõe um modelo que se aproxima do semipresidencialismo francês. Saiba como isso funcionaria no Brasil.

Leia também

Uma ótima semana para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]