• Carregando...

Desde setembro do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta obrigar a OAS Empreendimentos a devolver a ele R$ 815.344,30, pagos pela ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida em 2017, para aquisição de um apartamento em Guarujá (SP). O imóvel fica no mesmo condomínio do famoso triplex, que levou o petista a ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro – sentença anulada em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente sempre disse que nunca foi dono do triplex, apenas que ele lhe foi oferecido, mas que nunca aceitou comprá-lo. De fato, não há escritura da propriedade em nome de Lula. O MPF sustentou, com base nas provas colhidas pelo MP-SP, que o imóvel era do ex-presidente, mas não foi registrado em seu nome para ocultar uma vantagem indevida de R$ 2,4 milhões. Seria uma contrapartida por contratos bilionários firmados entre a OAS e a Petrobras – relação que a defesa de Lula também sempre contestou. As acusações levaram o ex-juiz Sergio Moro a condenar Lula a 9 anos e 11 meses de prisão. A sentença foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao anular a condenação, no ano passado, o STF não adentrou no mérito do caso, apenas invalidou a sentença por entender que o processo deveria ter tramitado em Brasília, não em Curitiba. Depois a Corte acabou anulando boa parte das provas por considerar que Moro foi parcial na condução do caso. Em Brasília, o processo foi arquivado esse ano por prescrição.

Um movimento de aversão global ao risco trouxe tensão ao mercado financeiro brasileiro, que até semana passada vinha exibindo tranquilidade às vésperas das eleições presidenciais. Só que há alguns dias os mercados vêm reagindo à possibilidade de uma recessão nas principais economias do mundo, causada por aumentos das taxas de juros. Em vários países, os índices de preços atingiram os maiores patamares em décadas, o que leva bancos centrais a subir os juros para esfriar a economia. No Reino Unido, a inflação em 12 meses é a maior em 40 anos. Nos Estados Unidos, fechou agosto em 8,3%, com os preços da comida aumentando 11,4% em relação ao ano passado, a maior alta desde maio de 1979. Na zona do euro, a inflação anual foi de 9,1% em agosto. Um ano antes era de 3,1%.

Na editoria Ideias o destaque são as vacinas e o porquê doses de reforço da Covid não são comparáveis à vacina anual contra gripe. A FDA — Administração de Alimentos e Drogas, órgão sanitário dos Estados Unidos — autorizou em caráter emergencial, duas vacinas Covid-19. Elas são uma mistura de material genético (mRNA) de duas linhagens do coronavírus: a linhagem mais antiga, surgida em Wuhan na China, e a linhagem da variante que é a mais comum em circulação hoje, a variante ômicron. A primeira distinção a ser feita é que as vacinas anuais contra gripe não são baseadas na nova tecnologia de mRNA, que é uma molécula que instrui o organismo humano a produzir uma proteína do vírus que é apresentada ao sistema imunológico. A tecnologia mais antiga, das vacinas de gripe comum o vírus inativado inteiro é apresentado às defesas imunológicas. Outra diferença é que a vacina para gripe tenta prever quais cepas virais serão predominantes em uma estação, enquanto a vacina para Covid trata de variantes que já passaram pela população e deixaram uma importante contribuição da imunidade natural.

As suspeitas de uma possível sabotagem pairam sobre os três vazamentos detectados em dois gasodutos russos, que geraram manifestações do Kremlin e fizeram com que a Dinamarca declarasse emergência nos setores elétricos e de gás. Ao ser questionado sobre um possível ato criminoso o porta-voz da presidência da Rússia disse que não é possível descartar nenhuma versão. Um porta-voz da polícia nacional sueca disse nesta que um relatório preliminar apontou que os vazamentos são fruto de “sabotagem grosseira”. O primeiro-ministro da Polônia também fez declarações nesse sentido.

A opinião de Thaméa Danelon, que escreve sobre o pedido de investigação ao Procurador-Geral da República feito por delegados da PF.

E dicas de organização pra quem tem pet em casa. Definir espaços, ter cuidado com plantas e objetos que podem causar acidentes e a limpeza de brinquedos e das patas dos bichinhos são bem importantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]