• Carregando...
Lula no semiaberto, o caos nas contas públicas e o poder das facções
| Foto: Paixão

Bom dia!

Um parecer do Ministério Público Federal (MPF) enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) defende que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem direito ao regime semiaberto. O documento toma posição em um conflito de interpretações sobre com base em que cálculo se daria a progressão de pena do ex-presidente.

A subprocuradora-geral que assina o parecer, Áurea Lustosa Pierre, é a mesma que em 2017 deu parecer favorável ao julgamento de suspeição de Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. Além disso, ela responde a um processo disciplinar por suspeitas de ter engavetado mais de mil processos entre 2015 e 2016.

  • Paulo Guedes já tem planos para quando a reforma da Previdência for aprovada na Câmara dos Deputados. O ministro da Economia afirmou nesta terça (4) que duas outras PECs já estão prontas: a da reforma tributária e a da revisão do pacto federativo. Jéssica Sant’Ana explica em que consistem as propostas – a primeira delas deve concorrer com outra que já tramita na Câmara e que não foi de iniciativa do governo.
  • Não é nenhum segredo que as contas públicas estão um caos. Os sinais de alerta se multiplicam e a situação não deve se solucionar nem neste governo nem no próximo. Três pontos precisam de atenção especial: as despesas discricionárias, o teto de gastos e o equilíbrio das contas. Fernanda Trisotto esclarece o que está em jogo em cada uma dessas áreas.
  • A chacina de maio em uma penitenciária de Manaus é mais um sintoma da força das facções criminosas e do modo como elas se organizam atualmente. São pelo menos 37 facções atuantes no país. Kelli Kadanus analisa o fenômeno da regionalização das facções, favorecida pelas rotas do tráfico de drogas, pela superlotação e pela atuação das forças de segurança.

Assim vai

O editorial da Gazeta do Povo desta quarta (5) comenta o bom andamento da votação da leva de medidas provisórias que estavam prestes a expirar, especialmente a da MP 871, que prevê um pente-fino nos benefícios do INSS:

A sessão desta segunda-feira (3) merece destaque pela relevância da medida aprovada, mas também por demonstrar que um esforço de articulação para aprovar reformas importantes para o país pode ocorrer sem o recurso aos velhos expedientes de governos anteriores.

Perigo

O poder explosivo da bomba nuclear da Coreia do Norte é muito maior do que se pensava. Cientistas fizeram novos cálculos a partir de registros do último teste, feito em setembro de 2017, e estimaram que a potência da bomba norte-coreana é 16 vezes maior do que a da bomba de Hiroshima.

Imagem do dia

Homem participa de uma vigília no Victoria Park, em Hong Kong, para lembrar o 30º aniversário do massacre na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989. Uma multidão se reuniu em Hong Kong na noite de 4 de junho para a vigília, carregada de simbolismo, em um momento que a cidade luta para preservar suas próprias liberdades.
Homem participa de uma vigília no Victoria Park, em Hong Kong, para lembrar o 30º aniversário do massacre na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989. Uma multidão se reuniu em Hong Kong na noite de 4 de junho para a vigília, carregada de simbolismo, em um momento que a cidade luta para preservar suas próprias liberdades.| Philip Fong/AFP

Pesquisa

A Gazeta do Povo perguntou a todos os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná se eles concordam com a afirmação de que o governo de Ratinho Junior (PSD) está promovendo a “nova política” prometida nas eleições. Giulia Fontes traz as respostas.

E mais

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]