As manifestações violentas do último domingo podem ter como um de seus efeitos o fortalecimento das práticas de Alexandre de Moraes consideradas abusivas nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. Juristas vinham demonstrando preocupação quanto à severidade de decisões do ministro, e os atos violentos em Brasília podem servir como pretexto para normalizar a sua dinâmica de atuação.
Governador. O Supremo Tribunal Federal decidiu manter o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. Os ministros do STF também referendaram a decisão de Moraes que determinou a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres.
Dois grupos. Os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes ampliaram o racha na direita brasileira que já vinha ocorrendo desde o fim da eleição. Segundo parlamentares e analistas políticos ouvidos pela Gazeta do Povo, as invasões e depredações no Palácio do Planalto, Congresso e STF aprofundam a divisão na direita liberal-conservadora em dois grupos.
Opinião da Gazeta
O fim dos acampamentos e a “criminalização no atacado”:
É preciso repudiar a caracterização de todos os acampados como “terroristas”; além de não corresponder à realidade, é um artifício conveniente para justificar uma repressão mais ampla contra qualquer um que manifeste seu desagrado com Lula ou com o STF
Política, Economia e Mundo
Lula sanciona aumento salarial de ministros do STF. Salário dos ministros vai saltar dos atuais R$ 39.293,32 para R$ 46.366,19 até fevereiro de 2025.
Desburocratização no governo Bolsonaro. Um estudo divulgado pelo extinto Ministério da Economia mostra que o ex-presidente revogou pouco mais de 57 mil normas de desburocratização. .
O que mais você precisa saber hoje
Internacional. Ditador da Nicarágua chama Bolsonaro de “fascista militar”
Guerra. Rússia ocupa Soledar e faz maior avanço desde agosto de 2022
Governo Brasileiro. Ministro da Defesa nega que irá renunciar após deputado governista divulgar informação
Colunas e artigos
André Uliano: É preciso resistir à tentação da violência
Filipe Figueiredo: O que esperar da América Latina em 2023
Para Inspirar
4 Lições do livro “Good to Great”, de Jim Collins. Autor de bestsellers, Collins é considerado “guru” de diversos empresários. Veja 4 lições valiosas dele, na coluna de Allan Costa.
Deixe sua opinião