• Carregando...
O ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou operação policial contra empresários.
O ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou operação policial contra empresários.| Foto: Nelson Jr./ STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta segunda-feira (29) a decisão que autorizou uma operação da Polícia Federal contra oito empresários, na semana passada. Eles foram acusados de defender um golpe de Estado durante conversas privadas no WhatsApp. A ausência de falas dos investigados que tenham ido além da mera manifestação de opinião confirma os abusos da decisão apontados por juristas. Saiba mais.

Jefferson barrado na TV. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a participação de Roberto Jefferson, candidato do PTB à Presidência, no horário eleitoral. Outra decisão prevê a remoção de publicações contra o ex-presidente Lula das redes sociais.

Lula foi inocentado? Em sua campanha, Lula vem dizendo que foi “absolvido” e que o PT foi “inocentado” das acusações de corrupção. Será isso mesmo? Listamos cinco pontos para entender o desfecho dos processos contra o ex-presidente.

Política, Economia e Mundo

Lula e o MST. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) voltou à pauta da campanha eleitoral. Saiba como foi a relação de Lula com a organização. Na campanha de Jair Bolsonaro (PL), a primeira-dama Michelle tem tido uma função estratégica. Veja ainda os números da nova pesquisa Ipec.

Saneamento e mais renda. Presidenciáveis concordam que o quadro de saneamento básico no Brasil é precário. Veja o que eles propõem para mudar isso. Confira ainda as propostas dos candidatos sobre programas de transferência de renda.

Giro pelo mundo. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, revelou que o FBI interferiu nas eleições norte-americanas de 2020 para ajudar Joe Biden. Na Índia, uma lei assinada no ano passado fez aumentar a perseguição aos cristãos.

Opinião da Gazeta

O eleitor e o combate à corrupção. Os dois últimos quadriênios foram emblemáticos para o combate à corrupção no Brasil. No entanto, tudo parece ter desmoronado, em meio a processos anulados, ex-condenados posando de vítimas, e perseguição contra aqueles que investigaram e puniram os corruptos. Esse movimento tem volta? As eleições podem ajudar a mudar este quadro? Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O combate à corrupção não é a única pauta relevante, por certo, especialmente em uma nação que luta para voltar a crescer e gerar emprego de forma consistente. Mas é daqueles temas que, ao lado de outros assuntos importantes, dizem muito sobre o tipo de Brasil que desejamos ser.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Intenção de voto. Corrida ao Senado: como os candidatos de Lula e Bolsonaro estão se saindo nas pesquisas

Câmara dos Deputados. Os ex-ministros do governo Bolsonaro que tentam se eleger deputado federal

EUA. Hospital oferece histerectomia para “afirmação de gênero” em menores de idade

Transtornos. É possível não ter forças para expressar emoções? Entenda o que é o embotamento afetivo

Colunas e artigos

Simão Bacamarte no Brasil de 2022. Em “O Alienista”, de Machado de Assis, Simão Bacamarte é um homem que, dotado de um poder sem limites e de uma convicção, passa a deter pessoas por loucura. Em sua coluna, Luciano Trigo destaca algumas semelhanças da história com o Brasil de 2022.

J.R. Guzzo mostra que Lula fracassou em enterrar o tema da corrupção e seus adversários notaram.

Guilherme Fiuza fala do doce paredão que Lula encarou no Jornal Nacional.

Para inspirar

Como foi o dia da Independência. Todos sabem que no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Em celebração aos 200 anos dessa data, uma reportagem conta em detalhes como foi esse dia histórico.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]