• Carregando...
Sergio Moro discursa durante solenidade de filiação ao Podemos.
Sergio Moro discursa durante solenidade de filiação ao Podemos.| Foto: Robert Alves/Monumental Foto

Sem falar abertamente em candidatura, mas já com slogan e até “plano de governo”. Assim foi a solenidade de filiação do ex-juiz Sergio Moro ao Podemos, nesta quarta-feira (10). Moro entra no partido alimentando a expectativa de concorrer à Presidência da República em 2022. Em seu discurso, o ex-juiz destacou sua atuação à frente da Lava Jato, fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro, às gestões do PT e apresentou uma série de diretrizes para um futuro plano de governo. Confira como foi o evento.

Propostas para a economia. Reconhecido por temas como combate à corrupção e segurança pública, Moro também falou em seu discurso sobre combate à pobreza, reformas econômicas e privatização. Isabelle Barone mostra o que o possível candidato pensa sobre economia e o que considera mais urgente.

Política, Economia e Utilidade pública

PEC dos precatórios. Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados graças a dissidências da oposição, a PEC dos precatórios segue agora para o Senado. Parlamentares governistas acreditam que, para garantir a aprovação, serão necessárias mudanças no texto.

Emendas de relator. Com o placar de 8 votos contra 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento que manteve a suspensão do pagamento das emendas de relator, no chamado “orçamento secreto”. Entenda como essas emendas viraram “moeda de troca” entre governo e Congresso.

Reforma do Imposto de Renda. O projeto que promove a reforma do Imposto de Renda pode sofrer novas mudanças no Senado. O relator da proposta, senador Angelo Coronel (PSD-BA), quer ampliar a isenção do tributo para quem ganha até três salários mínimos.

Giro pelo mundo. Policiais adicionais foram enviados às ruas da Bolívia para reprimir protestos contra um pacote de leis do governo do presidente Luis Arce. Um documento revela que um testa de ferro do ditador Nicolás Maduro forneceu informações sobre o governo da Venezuela aos EUA.

Nossa visão  

O futuro do Mercosul. Uma decisão brasileira, tomada de forma unilateral, mas com a concordância de dois parceiros do Mercosul, reabriu as discussões sobre o futuro do bloco e quais os caminhos que os quatro países-membros querem trilhar, em conjunto ou separadamente, para aumentar sua inserção no comércio internacional. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Há os evidentes benefícios de uma abertura comercial bem feita, com redução de tarifas de importação e condições para que produtor nacional possa competir à altura (e aqui ficam evidentes os danos de um sistema tributário como o brasileiro, que onera demais a produção e o consumo, reduzindo a competitividade local), mas também há a dificuldade de se realizar essa redução dentro do âmbito do Mercosul.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Petista. Contraponto a Bolsonaro, reuniões e homenagem: o que Lula vai fazer na Europa

Críticas. “Agro é morte” é a fake news do MST. Saiba por que o agronegócio é essencial para o Brasil

Investigação. TCU vê irregularidades no reembolso de diárias e passagens a procuradores da Lava Jato

Humor. Progressistas afirmam que “piadas matam”. O que a ciência diz a respeito

Colunas e artigos

O inimigo número 1 do clima. Enquanto líderes de todo o mundo se reúnem em Glasgow para discutir a resposta mundial às mudanças climáticas, o presidente do país mais poluente do mundo dá de ombros. Em artigo, Quill Robinson explica por que o Partido Comunista Chinês é o inimigo número um do clima.

Madeleine Lacsko fala da Escolinha do PT, na qual Ortega e Maduro são democráticos, mas Bolsonaro não.

Paulo Polzonoff destaca o ingresso na política de Sergio Moro, que vende sonhos, mas não menciona o STF.

Para inspirar

Comunicação no casamento. Você sabia que existem diferentes níveis de comunicação no casamento? Segundo o pastor norte-americano Jimmy Evans, ela começa com uma interação simples e gradualmente se torna mais íntima. Rossana Bittencourt, do Sempre Família, explica como isso acontece. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]