• Carregando...
Não vai faltar comida: preocupação do agronegócio é que “alimentos encalhem”
| Foto: Gazeta do Povo

Bom dia!

Para começar. Quem correu ao mercado e estocou comida em casa pode, sim, ter feito pessoas não encontrarem determinados produtos. Mas o abastecimento está garantido na avaliação do Ministério da Agricultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de entidades de trabalhadores do campo. Afinal, o agronegócio brasileiro produz sete vezes o que a população precisa para se alimentar.

A preocupação do setor é justamente a oposta. Com a mudança de hábitos de consumo na quarentena e as dificuldades de logística, o alerta é para o excesso de oferta (ainda que momentâneo) de alguns produtos. Para explicar melhor essa situação, o correspondente Olavo Soares, de Brasília, entrevistou especialistas: clique e entenda por que o “excesso de alimentos” é um risco maior do que o desabastecimento.

Conteúdo aberto

Últimos dados. Com a confirmação de 299 mortes e 7.910 infectados por coronavírus no Brasil (veja aqui o índice de letalidade e números por região),  o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisou que, se necessário, pode enviar aviões para buscar equipamentos médicos na China, a exemplo do que já fez os Estados Unidos. Os casos ultrapassaram a marca de 1 milhão no mundo nesta quinta-feira (2), segundo a plataforma da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Boa notícia. Mandetta afirmou ainda que a curva do coronavírus no Brasil segue menor que em outros países. Segundo ele, isso é fruto do isolamento social. Mas isso precisa ser mantido. O vice presidente, Hamilton Mourão, reforçou o pedido: manter a quarentena para atravessar abril. Inclusive, para enfrentar a crise, profissionais de 15 categorias da Saúde devem realizar cadastro obrigatório para apoiar o Brasil. E como a violência doméstica aumentou neste período, a ministra Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) anunciou uma facilidade: denúncias de violência contra mulher via aplicativo.

Podcast 15 Minutos

Exclusivo para assinantes

Seu bolso. Anunciada na quarta-feira (1º), a medida provisória que permite a redução de salário na iniciativa privada pode provocar a redução de renda a 24,5 milhões de celetistas. Leia no texto de Fernando Jasper por que os cálculos do governo preveem que 70% dos trabalhadores sejam impactados pela MP. Inclusive, como mostra reportagem de Fernanda Trisotto, a medida está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por, supostamente, afrontar a Constituição; veja o que dizem os especialistas em Direito Trabalhista. A medida faz parte do chamado Orçamento  de Guerra, entenda o que é isso na matéria de Olavo Soares, correspondente em Brasília.

Imposto de Renda e arrecadação. Apesar de ter autorizado a prorrogação da entrega do IR, a Receita Federal garantiu que o calendário de restituição será mantido. A consequente menor arrecadação de impostos por conta da pandemia está preocupando os estados. A repórter Maria Eduarda Lass mostra que estados do Sul e Sudeste solicitaram ajuda fiscal e econômica ao governo federal.

Vozes na Gazeta. Autor do blog Certas Palavras, o jornalista Célio Martins mostra que teve quem ganhou com o coronavírus: um chinês entrou para lista dos mais ricos do mundo com a crise. Este também é um momento para falar sobre espiritualidade. Pensando nisso, Felipe Koller escreve: a recente meditação do papa Francisco em seu momento de oração em meio à pandemia é uma aula. Confira o artigo: Oração é uma coisa, passe de mágica é outra.

O mais importante de ontem no Brasil

Minuto coronavírus

Nossa visão

Liberdade econômica. Uma boa notícia no pior momento possível: o Brasil ganhou 11 posições no ranking da liberdade econômica. Como isso ajuda o país em um momento de crise global? Leia no editorial O futuro da liberdade econômica no Brasil.

Não é simples reverter um movimento tão forte de expansão do gasto público e dos poderes governamentais como o que está ocorrendo agora. A economia global jamais será a mesma depois da pandemia em muitos aspectos, mas, do ponto de vista fiscal e legal, poderemos dar-nos por satisfeitos se o país for capaz de retornar ao esforço de ajuste e de desburocratização.  

Para inspirar

Vitamina D e Covid-19. A suplementação pode ajudar contra a doença? Um estudo italiano indica uma possível relação. A repórter Amanda Milleo apresenta os resultados e conversou com um especialista, confira na reportagem por que você deve tomar cuidado com a suplementação.

Tenha um bom final de semana: fique em casa e descanse!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]