| Foto: Paixão

Bom dia!

CARREGANDO :)

A semana é mais curta, mas nem por isso promete menos emoções no Congresso Nacional. O plenário do Senado deve avaliar nesta terça (18) o projeto que susta os efeitos do decreto de Jair Bolsonaro (PSL) sobre porte de armas e, no dia seguinte, receber Sergio Moro no contexto do vazamento de diálogos atribuídos a ele e a procuradores da Lava Jato. Olavo Soares fala sobre esses e outros compromissos dos parlamentares antes do feriado.

Publicidade

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça, a Gazeta do Povo comenta o papel do Executivo e do Legislativo nos próximos passos da tramitação da reforma da Previdência – em meio a novos atritos entre Rodrigo Maia e Paulo Guedes:

"Debater o mérito das medidas e sugerir alterações é atitude legítima, mas sem se deixar levar por rompantes de indignação sempre tornados públicos – especialmente agora, quando as perspectivas de aprovação nunca foram tão positivas."

Aprofunde-se

Jorge Paulo Lemann é um dos homens mais ricos do Brasil. O empresário investe há décadas na formação de jovens, oferecendo bolsas de estudo na área do empreendedorismo, mas nos últimos anos tem voltado o seu foco à formação de novas lideranças políticas – embora tenha um histórico de aversão a esse campo. Luan Sperandio conversou com dezenas pessoas ligadas a Lemann para entender qual o interesse do bilionário na política.

  • Gustavo Nogy analisa a demissão de Levy: “Outro nome do mercado será escolhido, garantias serão feitas, elogios serão abundantes, mas tudo dependerá da adequação do profissional não ao governo, o que seria óbvio, mas às maquinações ideológicas de improviso, que teimam em se intrometer nos altos escalões da burocracia.”
  • Luan Galani entrevista José La Pastina Filho – que talvez você não conheça, mas deveria conhecer. O arquiteto esteve à frente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná durante 23 anos, durante os quais ajudou a salvar uma série de monumentos do estado. E mais: é o responsável por derrubar o mito de que as telhas coloniais eram feitas “nas coxas” dos escravos, o que teria dado origem à expressão.
Publicidade

Lá fora

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, foi eleito em 2015 com a promessa de recuperar a economia do país. Mas ele vê a inflação disparar, o crescimento estagnar e enfrenta protestos cada vez maiores da população. Entenda como a promessa liberal de Macri se perdeu no caminho.

Imagem do dia

Monges budistas participam do encontro anual do grupo nacionalista Buddha Dhamma Parahita Foundation, em Yangon, Mianmar, na segunda (17). | Foto: Sai Aung Main/AFP

Para começar o dia inspirado

Mylena tinha apenas 15 anos quando ouviu que estava velha demais para a carreira que queria: a de bailarina. No entanto, hoje, aos 21 anos, ela está à frente de uma escola de balé em Carambeí, no interior do Paraná, com certificação da Royal Academy of Dance e tudo. A família de agricultores ajudou a transformar o antigo barracão de defensivos agrícolas em uma escola de alto nível. “Fizemos tudo nós mesmos, porque contratar serviço especializado seria muito caro. Era literalmente tirar leite pela manhã e cuidar do palco à tarde”, lembra Mylena. Quem conta em detalhes essa história é Mariana de Camargo Ceccon.

As dicas que só a Gazeta traz

Ótima terça-feira para você!

Publicidade