Pessoas andando pelas ruas de comércio popular em São Paulo após a reabertura: número de infectados no Brasil deve bater 1 milhão de casos de coronavírus esta sexta.| Foto: Nelson Almeida / AFP
Ouça este conteúdo

Para começar esse resumo de notícias. Durante a quinta-feira (18), a prisão de Fabrício Queiroz – o ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RJ suspeito de “rachadinha” –  e o pedido de demissão de Abraham Weintraub do Ministério da Educação dominaram o noticiário. Enquanto isso, o número de infectados no Brasil por coronavírus se aproximou de 1 milhão.

CARREGANDO :)

Atualização. Pelo terceiro dia consecutivo, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 1,2 mil mortes por Covid-19: 1.238 registros de óbitos e 22.765 de novos infectados em 24 horas. O total de mortes pela doença é 47.748, com 978.142 casos, sendo 482.102 recuperados, número já acima dos casos em acompanhamento.

1 milhão de casos de coronavírus. Caso seja mantida a média de confirmações de casos desta semana (mais de 30 mil na terça e na quarta e mais de 20 mil na segunda), o número de infectados no Brasil passará de 1 milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira (19).  É importante, contudo, que você conheça a situação em sua região. A Gazeta do Povo apresenta a evolução da Covid-19 estado por estado e também os registros por município.

Publicidade

Utilidade pública: além do número de infectados

Leitos disponíveis. Um simples comparativo mostra o quanto a epidemia de coronavírus no Brasil avança para o Sul. Há algumas semanas, o Amazonas, especialmente Manaus, foi a maior preocupação do país quanto à pandemia. A Secretaria de Saúde do estado informou em boletim que os leitos de UTI para Covid têm taxa de ocupação de 51%. Em Curitiba, a ocupação de leitos de UTI-Covid chegou a bater 85%; veja na reportagem de Roger Pereira como capital está providenciando novos leitos. A taxa supera a cidade de São Paulo, que no último boletim apresentou ocupação de UTI-Covid em 60%.

Nova portaria. Nesse cenário de avanço da pandemia, quatro meses após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que irá publicar uma portaria com recomendações a população, comerciantes e gestores públicos no combate à doença e reabertura econômica; saiba mais no texto de Carlos Coelho.

Coronavírus na economia. Juliana Fontes revela que a crise sanitária na economia atingiu em cheio os pequenos negócios: 12,5% perderam mais de 80% do faturamento no Paraná, segundo pesquisa. O número é menor que a estimativa nacional. O governo estuda mais um alento a empresários e trabalhadores: avalia acabar com o prazo para que um funcionário demitido possa ser recontratado pelo mesmo empregador durante a pandemia.

Minuto Coronavírus

Política e economia

Reformas e STF. Com a pandemia, como mostra reportagem de Fábio Calsavara, as reformas essenciais vão ter de esperar entre 60 e 90 dias, revelou Paulo Guedes, ministro da Economia. De Brasília, Jéssica Santana explica por que a reforma administrativa ficará somente para 2021, segundo o presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

A queda de Weintraub. Agora ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub pediu demissão na última tarde (18). Em vídeo ao lado do presidente, ele afirmou que foi indicado pelo governo a um cargo de diretoria no Banco Mundial. Seu último ato foi revogar uma portaria que incentivava cotas de pós-graduação para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As editoras Denise Drechsel e Fernanda Leitóles relatam 4 desafios e 3 problemas para o próximo ministro e quem são os cotados para assumir o MEC: será um secretário do MEC ou um deputado do Centrão?

Fabrício Queiroz. Outra “bomba do dia”, a prisão do ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RJ (relembre o histórico do caso) foi batizada de Operação Anjo pela polícia e Ministério Público, em referência ao apelido do advogado criminalista Frederick Wassef, dono do imóvel onde estava Queiroz. Saiba quem é o advogado, que atua em causas dos Bolsonaro e veja nas reportagens de Andrea Torrente as ligações de Queiroz com a família do presidente e como a pacata Atibaia, onde ocorreu a prisão, entrou para as histórias de Lula e Bolsonaro.

Estados Unidos, China e Coreia. A Suprema Corte dos EUA decidiu manter um programa que impede a deportação de filhos de imigrantes, algo que Donald Trump critica. E parece estranho, mas Trump teria pedido apoio à China para se reeleger, segundo um ex-assessor. Por falar na China, Isabella Mayer traz mais informações sobre a disputa territorial que provocou confronto de paus e pedras entre os exércitos chinês e indiano. Já Helen Mendes explica: o que a Coreia do Norte pretende ao detonar relações com Seul. Na terça, o país explodiu o escritório de relações intercoreanas.

Podcast 15 Minutos

O mais importante de ontem no Brasil

Publicidade

Colunas e artigos

Tolerantes intolerantes. Em artigo, o juiz de Direito André Gonçalves Fernandes revela casos concretos de pessoas literalmente proibidas de se expressar por apresentarem opiniões contrárias ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ainda sobre intolerantes que se dizem tolerantes, Fernando Schüler alerta no artigo “Entre a civilização e a barbárie” os perigos da nova moda de manifestantes quebrarem estátuas.

Leituras para o fim de semana. Em nova publicação, o escritor e jornalista Paulo Polzonoff explica por que o STF precisa de um amigo e simula uma conversa de bar com o Supremo. Já o doutor em Antropologia Flávio Gordon traz a quinta parte da série de artigos Globalismo e Comunismo. Você pode ler a sequência completa neste link. Outra leitura recomendada é esta reportagem de Willian Bilches que apresenta os dramas das mulheres que decidem entregar os filhos para adoção.

Nossa visão

Breve passagem. A trajetória de Abraham Weintraub no Ministério da Educação foi marcada por polêmicas desnecessárias e projetos que nunca chegaram a ter uma escala efetiva em termos de políticas públicas. Mas independentemente das razões que levaram ao seu desligamento, se notabilizou por forte capacidade de comunicação com as massas digitais do bolsonarismo, o que lhe rendeu capital político. Confira no novo editorial da Gazeta do Povo nossa visão sobre a passagem de Weintraub no governo.

A belicosidade permanente gera resistências desnecessárias e muitas vezes impede o progresso de ideias que poderiam ter sido aprimoradas por meio do diálogo. É o caso do Future-se, projeto que tinha por objetivo a modernização das universidades federais, incluindo a criação de novos critérios de produtividades para a pesquisa científica e uma redução da burocracia para fontes de financiamento privadas.

Para inspirar

Vídeo. Investir em atividades que aproximem marido e mulher – não só em tempos de isolamento, mas também em meio à rotina agitada de trabalho e cuidado com os filhos, por exemplo – são ótimas oportunidades para fortalecer o vínculo físico e emocional entre o casal. A editora Lorena Lafraia, da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, traz 7 dicas de atividades que o casal pode fazer em casa durante a quarentena.

Publicidade

Coloque essas dicas e leituras em prática no fim de semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]