• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Depois de uma controvérsia judicial que a Justiça decidiu não decidir, a primeira pesquisa presencial (confira os resultados, o registro e a metodologia aqui) a sondar as intenções de voto depois de o ex-presidente Lula (PT) ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que os eleitores estão começando a se definir: os votos brancos e nulos caíram de 29% para 21%.

A eleição, porém, ainda não: Jair Bolsonaro (PSL) continua em primeiro lugar (22%), mas o segundo lugar está embolado, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) tem 12%, Marina Silva (Rede), 12% e Geraldo Alckmin (PSDB), 9%. Fernando Haddad (PT) tem 6%. Como todos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, não é possível identificar uma tendência de subida ou descida de algum nome, o que vai empurrando a definição cada vez mais para perto do dia 07 de outubro.

O resultado também prenuncia dificuldades para Bolsonaro no segundo turno: pelas tendências captadas pelo Ibope, o candidato perderia no segundo turno para Marina, Ciro ou Alckmin, e está empatado, na margem de erro, com Haddad.

Fim da farsa?

Tudo indica que o PT vá ungir Haddad candidato no dia 11 de setembro, num ato em Curitiba, mas o partido preparou uma chuva de recursos a favor de Lula no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Um deles, em que os advogados pedem uma liminar para garantir a candidatura do petista com base no entendimento do Comitê de Direitos Humanos da ONU, será relatado pelo ministro Edson Fachin, que votou a favor da hipótese no TSE

#Chateado

Michel Temer (MDB), presidente da República, passou um pito em Geraldo Alckmin em vídeo divulgado pelo Twitter na noite de ontem (4). Ninguém entendeu ainda, mas parece que o mandatário da nação entrou na campanha eleitoral – provavelmente, está pistola com alusões do tucano a seu governo. Aliás, o perfil oficial do PT retuitou o vídeo do presidente “golpista”. No final da noite, apareceu ainda um segundo vídeo de Temer puxando a perna de Alckmin. 

Caixa 2

Não é só Temer que foi pra cima de Alckmin: o Ministério Público de São Paulo ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra o ex-governador. Segundo a promotoria, há indícios de que o tucano aceitou recursos da Odebrecht, por meio de caixa dois, para financiar sua campanha à reeleição, em 2014.

Minha vez

E Alckmin está procurando um “SPCiro” para chamar de seu: em aceno aos eleitores mais pobres, anunciou um “vale gás”. Flávia Pierry analisa as implicações da proposta de subsídios ao gás de cozinha.

Logo se vê...

Museu, realmente, não dá voto. Evandro Éboli foi atrás e levantou um dado estarrecedor: das 340 frentes parlamentares que existem no Congresso Nacional nenhuma é em defesa ou em apoio a museus ou ao patrimônio histórico.

Contas públicas

O governo finalmente publicou Medida Provisória que adia para 2020 o reajuste dos servidores públicos inicialmente previsto para 2019. A decisão é positiva, mas o Editorial da Gazeta do Povo alerta:

Verdade seja dita, há uma contradição quando Temer adia o reajuste do funcionalismo, mas aceita o pedido dos ministros do Supremo Tribunal Federal por um aumento de 16,38% que terá efeito cascata sobre diversas carreiras, especialmente na magistratura e no Ministério Público. A concessão ao STF é ainda mais vergonhosa quando se sabe que o reajuste não passa de uma tentativa de incorporar definitivamente ao salário dos juízes os valores recebidos hoje por meio de um auxílio-moradia claramente inconstitucional.

Falando em custos, a Câmara aprovou um Refis para o setor rural de todo o país que vai custar R$ 17 bilhões aos cofres públicos.

Lenga-lenga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma nova tabela com os preços mínimos do frete, que sofreram um reajuste médio de 5% para acomodar a alta de 13% no óleo diesel. Com isso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pretende protocolar um reforço no pedido para que o STF analise logo a ação de inconstitucionalidade da tabela do frete rodoviário.

Ideologia de gênero

O governo paulista financiou projetos para crianças com temática LGBT e de promoção da ideologia de gênero, que é um conjunto de teorias que tentam separar o que se chama de “identidade de gênero” do sexo biológico dos indivíduos. Segundo o filósofo Ryan Anderson, autor de um livro sobre o tema,

No centro da ideologia está a radical afirmação de que sensações determinam a realidade. A partir dessa ideia surgem demandas extremas para a sociedade lidar com afirmações subjetivas da realidade.

Milagre cearense?

Com a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) por escola, não dá para deixar notar o caso do Ceará: entre as 20 melhores escolas, 12 estão no estado. Confira a lista de todos os colégios e a razão de o Ceará se destacar no índice.

Luto

Morreu, aos 92 anos, a atriz Beatriz Segall, intérprete da lendária Odete Roitman, na novela “Vale Tudo”, um marco na teledramaturgia brasileira.

Mexa-se

Não faz exercício físico? Você não está sozinho. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “As taxas de inatividade física continuam altas em todo o mundo – mas são ainda piores no Brasil. O alerta é da Organização Mundial da Saúde: o sedentarismo afeta 47% dos brasileiros. Regredimos: desde 2002, esse porcentual aumentou 15%” 

Faça você mesmo

Faltou luz? Luan Galani (Haus) recomenda: “Ter uma usina hidrelétrica própria agora é possível. Dois engenheiros brasileiros criaram uma mini-hidrelétrica que permite gerar energia no quintal de casa e abastecer até 4 casas simultâneamente.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Duas bombas caem no colo de Donald Trump. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Inferno astral. Até parece que Trump está em um inferno astral. Desta vez, um assessor do presidente americano escreveu um artigo para o The New York Times dizendo que o governo republicano está sendo sabotado por dentro. ‘Algumas das medidas de Trump podem prejudicar a saúde da República’.

Reação. E a reação de Mr. Trump ao livro sobre os bastidores da Casa Branca, escrito por Bob Woodward – um dos responsáveis pela revelação do Caso Watergate e que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974 –, veio rápida: ‘É apenas outro livro ruim. O autor tem problemas de credibilidade.’

Redes sociais. E ainda na terra do Tio Sam: o procurador-geral Jeff Sessions pretende se reunir no dia 25 com procuradores estaduais para avaliar se empresas de tecnologia, como o Twitter e o Facebook, podem estar intencionalmente sufocando a liberdade de expressão

Complicações. Nosso vizinho, o Paraguai, arranjou complicações com Israel. O motivo: mudar a embaixada de Jerusalém para Tel Aviv, onde estava até localizada até maio. A reação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi rápida: mandou fechar a embaixada em Assunção. 

Must be funny. Hong Kong ultrapassou Nova York e se tornou a cidade com o maior número de ricos do mundo, segundo a empresa de pesquisa Wealth-X. O rápido crescimento chinês faz com que mais de 10 mil pessoas tenham patrimônio superior a US$ 30 milhões na cidade, uma expansão de 31% entre 2016 e 2017.”

Foto do dia:

A briga foi feia entre os pescadores britânicos e franceses. Barcos bateram uns nos outros e a Marinha Francesa ameaçou intervir. O motivo: os britânicos estavam pescando vieiras no Canal da Mancha justamente quando as leis francesas proíbem. Depois de tanta confusão. Os países chegaram a uma trégua nesta quarta: os britânicos não poderão se dedicar à atividade enquanto permanecer a proibição na FrançaTwitter / France Television

Paraná

O cerco se fecha em torno de Beto Richa (PSDB). Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Dureza. O número de presos no Paraná – apenas em penitenciárias, sem contar delegacias – aumentou de 14 mil para 21,3 mil desde 2010. Nesse mesmo período, a quantidade de agentes penitenciários se manteve a mesma, em torno de 3,1 mil servidores. O repórter Felippe Aníbal traz os detalhes de como essa defasagem de profissionais prejudica o dia a dia nas unidades prisionais e o que dizem as autoridades.

Militar. As escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estão descentralizadas no Paraná. Na primeira etapa do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, os destaques estão no interior do estado; por outro lado, do 6º ao 9º ano, quem lidera o ranking é a capital, com o Colégio Militar de Curitiba. Veja a lista completa e saiba quais escolas cumpriram as metas estabelecidas para o ano.

Complicou? O juiz federal Sergio Moro aceitou denúncia do MPF contra 11 pessoas por crimes envolvendo a licitação da PR-323, no Noroeste do Paraná. Entre os denunciados, estão dois nomes ligados ao ex-governador Beto Richa (PSDB): Deonilson Roldo, ex-chefe de gabinete do tucano, e Jorge Atherino, empresário apontado como sócio do político.” 

Curitiba

Prepare-se para o feriado. Confira a seleção dos nossos editores:

Abre e fecha. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Os feriados da Independência e da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, alteram os horários de funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais entre sexta-feira (7) e domingo (9). Confira o que abre e o que fecha na capital paranaense ao longo do feriadão.” 

Vá sem carro. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Para quem está de folga no feriado de 7 de setembro, mas sem paciência de enfrentar trânsito ou estrada: separamos alguns roteiros próximos de Curitiba que podem ser feitos sem tirar o carro da garagem.” 

Novidade. Andrea Torrente (Bom Gourmet) avisa: "O bairro do Xaxim vai entrar no roteiro de vilas gastronômicas de Curitiba a partir do mês de novembro, com a inauguração do Santa Villa. O empreendimento, que está em construção, reúne 13 operações em contêineres. Confira as que já estão confirmadas!” 

Incrível. Luan Galani (Haus) recomenda: “Dois astros da arquitetura e paisagismo do mundo assinam nova mansão suspensa em Curitiba. O jardim é deslumbrante e a arquitetura forma um bosque de pilares metálicos.” 

Também. Aléxia Saraiva (Guia) recomenda: "Sair para aproveitar a noite pode se transformar em uma aula de história. Listamos oito bares de Curitiba que ficam em casarões históricos e guardam na fachada o charme da sua época — algumas com mais de 100 anos de idade.”

Um ótimo feriado a todos! Eu também vou descansar um pouco. Até segunda-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]