• Carregando...
CoronaVac foi o estopim da disputa entre Doria e Bolsonaro e de projetos no Congresso
CoronaVac foi o estopim da disputa entre Doria e Bolsonaro e de projetos no Congresso| Foto: Divulgação

Para começar esse resumo de notícias. O governo federal publicou um decreto na terça-feira (27) que permitia ao Ministério da Economia realizar estudos para inclusão de unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência. O ato, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi interpretado como o pontapé inicial de uma tentativa de privatização do SUS. Diante da polêmica, Bolsonaro decidiu revogar o decreto. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Coronavírus. Por falar em saúde,a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a importação da matéria-prima necessária para fabricação das primeiras doses da vacina que está sendo desenvolvida pela parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan.

Utilidade pública

Números. Balanço divulgado na quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil teve 28.629 novos casos da Covid-19 em 24 horas. Agora são 5.468.270 de registros da doença desde o começo da pandemia no país. Foram registradas 510 novas mortes, totalizando 158.456 óbitos. Do total de infectados, 4.934.548 pessoas (90,2%) se recuperaram da doença.

Alerta. A Europa está em alerta devido à segunda onda da pandemia de Covid-19 no continente. Com o objetivo de conter um novo avanço da doença com a chegada do frio, diversos países estão impondo, novamente, medidas de restrição.

Política, economia e mundo

Partidos dos EUA. A corrida presidencial dos EUA vem despertando o interesse dos políticos brasileiros, com torcidas pró e contra os candidatos Joe Biden (Partido Democrata) e Donald Trump (Partido Republicano), que tenta a reeleição. Mas, em geral, a relação de parlamentares e legendas do Brasil com os partidos norte-americanos termina aí. Com poucas exceções, não existe, de modo geral, uma conexão mais efetiva. Continue a ler a reportagem do correspondente Olavo Soares, direto de Brasília.

Novo recorde. Projeções apontam que os gastos totais nas eleições americanas de 2020 devem estabelecer novo recorde: até novembro, a cifra deve chegar a US$ 11 bilhões. Quando ajustado pela inflação, o número é 50% maior do que os gastos eleitorais de 2016.

O que mais você precisa saber hoje

Nossa visão

Opinião. Nosso editorial é sobre a nova Constituição desejada por Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. A ideia de uma nova Constituição, ainda que seja legítima e esteja amparada em bons argumentos, não seria oportuna neste momento mesmo que fosse sugerida com a melhor das intenções.

“Apesar de todas as críticas que se possa fazer à carta de 88, substituí-la agora seria um enorme risco – e fazê-lo para amarrar os órgãos de fiscalização e controle seria insensatez ainda maior.”

Colunas e artigos

Veja os temas dos nossos colunistas:

Clique aqui para conferir a opinião de todos os colunistas

Para inspirar

Microvoluntariado. Descrever imagens para pessoas com baixa visão, traduzir relatórios e documentos, desenvolver projetos em ONGs, ajudar no combate às fake news. São muitas as formas de praticar o “microvoluntariado”, ações solidárias que exigem pouco tempo de dedicação e que podem ser feitas à distância. Que tal começar agora? Veja as dicas na reportagem de Lucian Haro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]