• Carregando...
O impacto da greve dos petroleiros, a mais longa  desde 1995, e o racha no empresariado
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. Desencadeada pelo anúncio de fechamento de uma fábrica de fertilizantes no Paraná, a greve dos petroleiros é a mais longa desde 1995. A questão que surge é: qual o risco de faltar gasolina e diesel? De acordo com a Petrobras, não há impactos na produção de petróleo e de combustíveis. Entenda todo o cenário na reportagem de Giulia Fontes.

Mais sobre o assunto. Ontem (18), o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná suspendeu até 6 de março a demissão de cerca de mil funcionários na fábrica que motivou a greve.

Rachou. Já quando o assunto é reforma tributária, há dois consensos entre o empresariado: a carga de impostos precisa diminuir e é necessário simplificar o sistema. A divergência começa quando se discute a forma de alcançar esses objetivos. Veja na reportagem de Fernanda Trisotto o racha no empresariado com a reforma.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o frete dos caminhoneiros e a omissão do STF. A constitucionalidade do tabelamento do frete estava na pauta da corte, mas o julgamento foi adiado pelo relator, ministro Luiz Fux, acolhendo pedido da Advocacia-Geral da União para que fosse realizada uma “audiência de conciliação” entre os interessados, e que ficou marcada para 10 de março.

"A distorção introduzida pelo tabelamento, além de flagrantemente inconstitucional, custa caro ao país todo."

Direitos humanos para seres humanos. O professor Randall Otto escreve sobre o caso da orangotango considerada mulher. “Dar direitos humanos e o caráter legal como pessoa a animais não-humanos, contudo, demonstra uma incapacidade de diferenciar a senciência da alta consciência, personalidade e alma racional, prerrequisitos para tais direitos – sendo que a consciência, a personalidade e a alma racional são únicas aos seres humanos.”

Mundo

Argentina. Senadoras da Argentina ligadas à vice-presidente Cristina Kirchner estão propondo uma lei que permitirá a anulação da prisão preventiva de acusados em casos de corrupção se eles forem cobertos pela mídia. A jogada limitaria a liberdade de imprensa no país e de quebra beneficiaria Kirchner, que é investigada em oito processos.

Coronavírus. O maior estudo já feito pela China sobre o novo coronavírus mostrou que oito em cada dez pacientes contaminados com o vírus apresentaram apenas sintomas brandos da doença. A taxa de mortalidade entre os idosos é muito mais alta do que a média na população geral, de 2,3%.

Para inspirar

Grande conquista. A repórter Raquel Derevecki conta a história da gaúcha que, aos 83 anos, se formou com honras na faculdade. “Sempre é tempo de aprender”, aconselha Maria Santos Rigo, que concluiu o curso de Letras. Leia aqui a entrevista que ela deu ao Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]