• Carregando...
Morte de Maradona e tragédia com 41 mortes em acidente no interior de São Paulo marcaram a quarta-feira (25).
Morte de Maradona e tragédia com 41 mortes em acidente no interior de São Paulo marcaram a quarta-feira (25).| Foto: Alejandro Pagni/AFP

Para começar esse resumo de notícias. Nesta quarta-feira (25), o falecimento de Diego Armando Maradona dominou o noticiário global. Não é por menos. O jogador foi um ícone e a expectativa é que compareçam 1 milhão de pessoas ao velório na Casa Rosada, em Buenos Aires, mesmo com a pandemia. Além de herói na Argentina, em especial do Boca Juniors, o craque será eternizado no estádio San Paolo, do Napoli, da Itália, onde jogou, e que passará a levar o nome do ídolo.

Repercussão. A equipe do novo Portal Um Dois Esportes, da Gazeta do Povo, segue acompanhando todos os desdobramentos da morte de Maradona. Pelé escreveu: “Espero que possamos jogar juntos no céu”. Veja também as homenagens de Careca, Galvão Bueno, Zico, Marta, Romário, Bebeto, Cafu, Zagallo e Neymar. Em sua última passagem pelo futebol argentino, como técnico, rivais homenagearam Maradona em vida. O jornalista Édson Militão também fez um relato de quem acompanhou in loco todas as copas jogadas pelo craque. Acompanhe outras informações, colunas e a repercussão completa neste link.

Utilidade pública

Luto em São Paulo e crise no Amapá. Na quarta pela manhã, um acidente entre um ônibus e um caminhão interior do estado de São Paulo vitimou pelo menos 41 pessoas. Destas, 37 morreram no local do acidente, entre os municípios de Taguaí e Taquarituba. Saiba mais sobre a tragédia e veja em que pé está a investigação. Já no Amapá, em um novo capítulo da crise de energia que já dura 22 dias, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória para isentar os moradores do estado de pagamento da conta de luz.

Testes e atualização. O Ministério da Saúde recebeu um estudo da Organização Panamericana de Saúde (Opas) sobre o prazo de validade dos testes de Covid-19. O levantamento vem após a divulgação que 6,8 milhões de testes PCR (considerado padrão ouro) estão prestes a vencer no Brasil. Conforme a última  atualização da pasta, o Brasil registrou em 24 horas 47.898 casos positivos de coronavírus, com 654 mortes. Com isso, o país ultrapassou 170 mil mortes. Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, já são 6.166.606 infectados, 170.769 óbitos e 5.512.847 recuperados. Capital do Paraná, Curitiba bateu recorde de novos casos nesta quarta-feira (25).

Política e economia

Lei de Falências. O Senado aprovou a atualização da Lei de Falências e Recuperação Judicial, uma das 16 prioridades do governo para este fim de ano. Uma das mudanças autoriza produtores rurais a solicitarem o recurso. De Brasília, Jéssica Sant’Ana explica o que muda na lei de falências, que terá possibilidades de financiamento e negociações com credores ampliadas.

Reeleição no Parlamento e Lava Jato. Em outra notícia de interesse do Legislativo, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está para julgar a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, algo proibido pela Constituição e que pode mudar de entendimento. Também no mundo jurídico, procurador-geral da República, Augusto Aras, sugeriu a criação de novos ofícios especializados exclusivamente no combate à corrupção nas capitais, resenhando o modelo de forças-tarefa como a Lava Jato.

Eleições 2020

Giro pelo mundo

China e EUA. Nesta quarta (25), o presidente da China, Xi Jinping, parabenizou Joe Biden pela vitória nas eleições nos Estados Unidos. Contudo, Donald Trump ainda não desistiu e agora busca invalidar votos durante a recontagem no Wisconsin. Mas, afinal, o que explica Trump apoiar a transição presidencial, mas não reconhecer a derrota? Entenda na reportagem da editora Isabella Mayer.

América Latina e Europa. O Peru anunciou a reforma da polícia após mortes em protestos que ocorreram por conta da crise política. O país teve três presidentes em uma semana. Já a ONG Médicos Sem Fronteiras encerrou um projeto Covid na Venezuela após restrições da ditadura de Nicolás Maduro. E por falar em coronavírus, já há a expectativa de que alguns europeus tenham acesso à vacina antes do fim deste ano.

O que mais você precisa saber  hoje

Colunas e Artigos

Homenagens a Don Diego. Nossos comentaristas esportivos correram para prestar as últimas homenagens ao craque Diego Armando Maradona. Vale a pena separar um momento de leitura. Mauro Cezar Pereira lembra que Maradona é uma estrela que não se apaga, e um personagem que transcende o futebol. Carneiro Neto garante que Maradona é maior que Messi, mas não que Pelé. Cristian Toledo destaca que o craque, agora, está mais perto da Mano de Dios. Augusto Mafuz escreve que Maradona aproveitou como queria a vida. Agora encontrará paz na morte? Já no Blog Certas Palavras, Célio Martins destaca que Maradona morreu sem ver nova série biográfica, adiada para 2021.

Nossa visão

Marcha lenta. Quando o Estado resolve realizar determinada intervenção na economia, revertê-la é algo quase impossível, exigindo um esforço descomunal. Muitos teóricos da economia já se debruçaram sobre isso, e a prática apenas comprova a dificuldade de desfazer intervencionismos. O caso das estatais brasileiras ilustra muito bem essa situação. Não a toa elas estão empacadas. Tema para nosso novo editorial: Privatizações emperradas.

Com ou sem acordo, arrancar de deputados e senadores um “sim” à privatização é tarefa ingrata. Não apenas porque são numerosos os estatistas, aqueles que veem na ação direta do Estado, por meio das estatais, a solução para as mazelas econômicas; mas também porque há partidos e parlamentares sempre interessados em fazer dessas empresas seus feudos particulares.

Para inspirar

Chega de brigas em casa. Em sua casa a paz só reina quando cada um vai para o seu canto? É hora de mudar esse cenário. Editora da Equipe Sempre Família, da Gazeta do Povo, Angélica Fravetto gravou um vídeo com 5 maneiras de reduzir os conflitos familiares. São dicas que valem para, mãe, filho ou filha, tio ou tia, avô ou avó; aproveite!

Tenha uma ótima quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]