• Carregando...
Olavo leva cotovelada de Bolsonaro: esbarrão ou rompimento?
| Foto:

Bom dia!

Na manhã desta segunda-feira (22), o líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), reagiu em uma entrevista à influência de Olavo de Carvalho sobre o governo. “Bolsonaro tem que dar um basta nesse astrólogo que comanda dois ministérios, pois as pessoas querem educação, saúde e segurança”, disse o parlamentar.

Dias antes, no sábado (20), um vídeo de Olavo criticando a ala militar do governo foi compartilhado no canal do YouTube de Jair Bolsonaro (PSL) e de seu filho Carlos (PSC-RJ) – e apagado no dia seguinte. “Acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo”, retrucou o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), na segunda-feira.

Já de noite, uma nota assinada pelo presidente foi divulgada pelo porta-voz, Otávio Rêgo Barros. Nela, Bolsonaro diz que as “recentes declarações” de Olavo “não contribuem para a unicidade de esforços e consequente atingimento dos objetivos propostos em nosso projeto de governo”. Até agora, Olavo tem poupado o presidente em seus ataques a membros do governo – mas quem conhece o meio olavete sabe que críticas ao guru não são toleradas.

Mais um capítulo

Nesta terça (23) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara retoma a discussão da reforma da Previdência. Sérgio Luis de Deus explica por que a situação não está nada fácil para o governo.

Redução

A Justiça mandou reduzir as tarifas de pedágio de duas concessionárias do Paraná. Entenda por quê. Spoiler: tem a ver com a Lava Jato.

Sri Lanka

Antes dos ataques terroristas que deixaram quase 300 mortos no Sri Lanka no domingo de Páscoa, o grupo extremista islâmico local National Thowheed Jamaath (NTJ) era desconhecido e não tinha realizado um ataque mortal. Agora ele é apontado como o responsável pelo maior massacre terrorista no país em mais de uma década. O que se sabe sobre o grupo?

Especialistas acreditam que o Estado Islâmico pode estar envolvido com os atentados no Sri Lanka, o que mostra que ainda é grande a influência do grupo, mesmo sem territórios. Em um campo de refugiados na Síria, mulheres militantes do EI estão se reagrupando e aterrorizando as pessoas consideradas "infiéis".

No editorial desta terça-feira (23), a Gazeta do Povo defende a liberdade religiosa e aponta a necessidade de dar atenção à perseguição às minorias cristãs em diversas regiões do mundo:

O horror dos atentados deste domingo não é um caso isolado: infelizmente ele se insere em um contexto de crescente intolerância religiosa em algumas partes do globo – um problema que, quando atinge cristãos, não tem a devida atenção das elites intelectuais do Ocidente.

Imagem do dia

 <br />Uma imagem de santo rodeada por marcas de estilhaços na Igreja São Sebastião, em Negombo, um dia após a série de atentados a bomba que atingiram igrejas cristãs e hotéis no Sri Lanka. Os ataques deixaram 290 pessoas mortas. (Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP)

Uma imagem de santo rodeada por marcas de estilhaços na Igreja São Sebastião, em Negombo, um dia após a série de atentados a bomba que atingiram igrejas cristãs e hotéis no Sri Lanka. Os ataques deixaram 290 pessoas mortas. (Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP)
| AFP

Notre Dame de madeira

Uma catedral de madeira, temporária, será construída diante de Notre Dame, para receber os serviços litúrgicos da comunidade durante a sua reconstrução. Luan Galani, na HAUS, conta como surgiu a ideia.

Inspiradora

Uma arquiteta de Curitiba foi reconhecia como uma das jovens mais influentes do mundo na busca por igualdade de gênero e participou de um encontro organizado pela União Europeia em Bruxelas. No Viver Bem, Raquel Derevecki conversou com Laís Rocha Leão, a criadora do InCities, um projeto que quer propagar ideias para tornas as cidades mais inclusivas.

Vinho bão

Não é só o Rio Grande do Sul: a produção de vinho de um estado brasileiro está despontando e ganhando notoriedade no Brasil e também lá fora. Entenda a técnica que está garantindo a qualidade especial desses vinhos.

Pode isso?

Pela primeira vez, todos os jogos do Brasileirão terão o auxílio do árbitro de vídeo – o famigerado VAR. Como o recurso vai funcionar? Das situações em que o VAR será usado até a quantidade de câmeras em cada partida, Daniel Malucelli explica tintim por tintim.

Não dá para perder

Quer andar de Maria Fumaça? E por vintão? Vai rolar essa oportunidade neste fim de semana em Curitiba. Laura Beal Bordin explica mais no Guia.

Uma excelente terça-feira para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]