| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

Na manhã desta segunda-feira (22), o líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), reagiu em uma entrevista à influência de Olavo de Carvalho sobre o governo. “Bolsonaro tem que dar um basta nesse astrólogo que comanda dois ministérios, pois as pessoas querem educação, saúde e segurança”, disse o parlamentar.

Dias antes, no sábado (20), um vídeo de Olavo criticando a ala militar do governo foi compartilhado no canal do YouTube de Jair Bolsonaro (PSL) e de seu filho Carlos (PSC-RJ) – e apagado no dia seguinte. “Acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo”, retrucou o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), na segunda-feira.

Publicidade

Já de noite, uma nota assinada pelo presidente foi divulgada pelo porta-voz, Otávio Rêgo Barros. Nela, Bolsonaro diz que as “recentes declarações” de Olavo “não contribuem para a unicidade de esforços e consequente atingimento dos objetivos propostos em nosso projeto de governo”. Até agora, Olavo tem poupado o presidente em seus ataques a membros do governo – mas quem conhece o meio olavete sabe que críticas ao guru não são toleradas.

Mais um capítulo

Nesta terça (23) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara retoma a discussão da reforma da Previdência. Sérgio Luis de Deus explica por que a situação não está nada fácil para o governo.

Redução

A Justiça mandou reduzir as tarifas de pedágio de duas concessionárias do Paraná. Entenda por quê. Spoiler: tem a ver com a Lava Jato.

Publicidade

Sri Lanka

Antes dos ataques terroristas que deixaram quase 300 mortos no Sri Lanka no domingo de Páscoa, o grupo extremista islâmico local National Thowheed Jamaath (NTJ) era desconhecido e não tinha realizado um ataque mortal. Agora ele é apontado como o responsável pelo maior massacre terrorista no país em mais de uma década. O que se sabe sobre o grupo?

Especialistas acreditam que o Estado Islâmico pode estar envolvido com os atentados no Sri Lanka, o que mostra que ainda é grande a influência do grupo, mesmo sem territórios. Em um campo de refugiados na Síria, mulheres militantes do EI estão se reagrupando e aterrorizando as pessoas consideradas "infiéis".

No editorial desta terça-feira (23), a Gazeta do Povo defende a liberdade religiosa e aponta a necessidade de dar atenção à perseguição às minorias cristãs em diversas regiões do mundo:

O horror dos atentados deste domingo não é um caso isolado: infelizmente ele se insere em um contexto de crescente intolerância religiosa em algumas partes do globo – um problema que, quando atinge cristãos, não tem a devida atenção das elites intelectuais do Ocidente.

Imagem do dia

Notre Dame de madeira

Uma catedral de madeira, temporária, será construída diante de Notre Dame, para receber os serviços litúrgicos da comunidade durante a sua reconstrução. Luan Galani, na HAUS, conta como surgiu a ideia.

Publicidade

Inspiradora

Uma arquiteta de Curitiba foi reconhecia como uma das jovens mais influentes do mundo na busca por igualdade de gênero e participou de um encontro organizado pela União Europeia em Bruxelas. No Viver Bem, Raquel Derevecki conversou com Laís Rocha Leão, a criadora do InCities, um projeto que quer propagar ideias para tornas as cidades mais inclusivas.

Vinho bão

Não é só o Rio Grande do Sul: a produção de vinho de um estado brasileiro está despontando e ganhando notoriedade no Brasil e também lá fora. Entenda a técnica que está garantindo a qualidade especial desses vinhos.

Pode isso?

Pela primeira vez, todos os jogos do Brasileirão terão o auxílio do árbitro de vídeo – o famigerado VAR. Como o recurso vai funcionar? Das situações em que o VAR será usado até a quantidade de câmeras em cada partida, Daniel Malucelli explica tintim por tintim.

Publicidade

Não dá para perder

Quer andar de Maria Fumaça? E por vintão? Vai rolar essa oportunidade neste fim de semana em Curitiba. Laura Beal Bordin explica mais no Guia.

Uma excelente terça-feira para você!