• Carregando...

O PIB do primeiro trimestre teve um crescimento de 1% em relação ao último trimestre de 2021, apontam dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O desempenho, como já dissemos por aqui, é reflexo da reabertura econômica, da recuperação sólida do emprego, do avanço da renda disponível das famílias e do salto nos preços das commodities. O crescimento da economia foi puxado pela alta nos serviços (1,0%), que representam 70% do PIB do país, e comportam muitas atividades dos serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação. Também houve crescimento em Transporte, armazenagem e correio. Já a agricultura foi impactada negativamente devido aos problemas climáticos no Sul do Brasil, que ocasionaram a diminuição nas expectativas da produção de soja. Segundo o IBGE, na indústria, houve estabilidade. O maior avanço veio de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos.

A pré-campanha PT tem evitado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe de eventos abertos ao público e na rua. Até o momento, o pré-candidato tem comparecido apenas em agendas fechadas e com controle de acesso ao público nos diversos estados por onde tem passado. Isso tem sido usado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) para criticar Lula. Os aliados do atual presidente dizem que Bolsonaro não tem "medo" das ruas, pois ele com frequência participa de eventos abertos, tais como motociatas e marchas evangélicas. A ausência de Lula em eventos abertos ao público e nas ruas foi discutida recentemente durante reunião da coordenação de partidos que apoiam a candidatura do ex-presidente. A avaliação, segundo dirigentes partidários, é de que a segurança de Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), indicado como vice na chapa, deve ser reforçada. No encontro, Lula demonstrou desconforto com a situação e rechaçou a possibilidade de fazer campanha apenas pelas redes sociais. 

Dentre os líderes da produção agrícola mundial, o Brasil é o país que enfrenta seus competidores com o freio de mão puxado quando se trata da adoção de novas moléculas para controle de pragas e doenças. Por aqui, costuma demorar de oito a 10 anos até que um defensivo agrícola mais moderno e eficiente consiga obter registro para ingressar no mercado. Nos competidores esse prazo costuma ser, em média, de três a quatro anos. O problema não estaria na má vontade dos órgãos de regulação e aprovação – Agência de Vigilância Sanitária, Ibama e Ministério da Agricultura –, mas nos trâmites administrativos para pedidos de novos registros, que seguem ritos de mais de 30 anos atrás. A lei atual é de 1989, mas desde 2002 tramita na Câmara um projeto para dar mais celeridade às análises. Desde a aprovação na Câmara, oposicionistas, ambientalistas e ONGs intensificaram a campanha para barrar a atualização da lei.

Um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que as pessoas com "imunização híbrida", ou seja, que foram vacinadas e tiveram a Covid-19, contam com maior proteção do que as demais. De acordo com comunicado emitido pelo Grupo Assessor Estratégico de Especialistas da OMS para vacinas (SAGE), a proteção dessas pessoas diante de possíveis formas graves da infecção pelo novo coronavírus é maior do que daquelas que não tiveram a doença ou não se vacinaram. Os estudos, porém, ainda não podem determinar a duração exata dessa "imunização híbrida" ou se esta seria eficaz diante possíveis variantes futuras do novo coronavírus. Os especialistas do SAGE destacam, em todo o caso, que a vacinação contra a Covid-19 deve ser prioritária, independente do paciente ter contraído a doença antes ou não.

A opinião de J. R. Guzzo, que afirma que no Brasil ladrão tem o direito de trabalhar.

E o apartamento de 300 m2 que passou por uma reforma para valorizar o convívio familiar e o uso de cores. O principal pedido da família de moradores, formada por um casal e quatro filhos, foi valorizar a metragem generosa das áreas comuns, priorizando os momentos em família. Outra solicitação foi a de trazer o máximo de estampas e texturas. A sala de estar funciona também como a galeria de obras de arte da família. É nesse ambiente que as inspirações maximalistas ganham evidência, tanto pelas peças, quanto pelas cores vibrantes do mobiliário. Na sala de jantar a mesa e as cadeiras estão na família há anos e mantêm uma memória afetiva. A área intima do apartamento também conta com diversas obras de arte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]