• Carregando...
Combustíveis
Para frear escalada de preços de combustíveis, União avalia arcar com queda de arrecadação dos estados com ICMS menor.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) fez uma série de alterações no texto do projeto de lei que limita o ICMS de combustíveis e energia. Saiba que mudanças são essas. Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prometida pelo governo federal para desonerar os combustíveis prevê um montante de R$ 29,6 bilhões para compensar os estados pela perda de arrecadação com o ICMS. Confira mais detalhes sobre a proposta.

Liberdade de expressão. Com o mandato cassado novamente por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil) conversou com Cristina Graeml e afirmou que “relativizaram a liberdade de expressão”.

Críticas ao Judiciário. Em declarações recentes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a disparar críticas contra o STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como os ministros deverão reagir dessa vez? Saiba na reportagem.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Após ter a mudança de domicílio eleitoral barrada, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) enfrenta obstáculos no Paraná. O PSDB definiu o apoio à candidatura de Simone Tebet (PSDB). Saiba como a pauta do aborto entraria com força em um novo mandato de Lula.

Guedes sob pressão. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para baixo as projeções de crescimento para a economia brasileira. O atual cenário eleitoral coloca ainda mais pressão sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes. Entenda os motivos.

Giro pelo mundo. O Banco Central do Chile informou que o país pode entrar em recessão em 2023. Os Estados Unidos vivem uma epidemia de tiroteios de gangues e, em São Francisco, a onda de violência resultou na demissão do procurador da cidade.

Opinião da Gazeta

O óbvio sobre o aborto. Quando algo que é óbvio passou décadas sendo soterrado por uma manipulação da linguagem incorporada até mesmo por pessoas de boa fé, é preciso, sim, elogiar quando a verdade evidente é restaurada. É dessa forma que devemos ler a nota técnica do Ministério da Saúde que afirma que não existe “aborto legal” no Brasil. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Em ótima hora, portanto, o governo vem a público trazer a correta interpretação da lei, desmentindo o que constava até mesmo em documentos oficiais de governos anteriores e no discurso dos defensores do direito de matar, que sempre falavam em “aborto legal” na tentativa de manipular a opinião pública.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Hora trabalhada. Campo lidera crescimento da produtividade no Brasil. Desafio é difundir tecnologias

Julgamento. STJ define que plano de saúde não é obrigado a pagar procedimento fora da lista da ANS

Rede social. Por ordem judicial, Twitter reativa perfil de Flavio Gordon após um ano e meio de bloqueio

Teoria política. Algoritmo de Sowell: Por que a esquerda adora alarmismo

Colunas e artigos

Crise na saúde mental dos jovens. O mundo vive atualmente uma crise na saúde mental dos jovens, que foi agravada pela pandemia de Covid-19. Ainda é difícil apontar com precisão as causas, mas artigo de Fernando Rodríguez-Borlado discute o que pode ter contribuído para esse quadro.

Paulo Polzonoff Jr. discute como Lula à frente nas pesquisas mexe com a nossa vida.

Luciano Trigo comenta a relação entre Machado de Assis, o STF e a lei de equivalência das janelas.

Para inspirar

Do exercício a uma boa noite de sono. Apesar de a atividade aeróbica ser frequentemente recomendada para melhorar o sono, um estudo divulgado recentemente aponta o contrário: praticar exercícios que trabalham o fortalecimento muscular pode ser mais significativo. Entenda por quê. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]