• Carregando...
Paulo Guedes e Bolsonaro durante coletiva que anunciou proposta para os combustíveis.
Paulo Guedes e Bolsonaro durante coletiva que anunciou proposta para os combustíveis.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

Como parte da força-tarefa mobilizada pelo governo federal para reduzir os custos e a inflação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaram nesta segunda-feira (6) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que possibilitará a isenção de tributos sobre combustíveis e o gás de cozinha. O texto será encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. Confira os detalhes da proposta.

Cassações em debate. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça pediu vista e suspendeu na madrugada desta terça-feira (7) o julgamento no plenário virtual sobre a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR). Ainda nesta terça, porém, a mesma decisão de Nunes Marques será submetida para referendo ou rejeição na Segunda Turma do STF – colegiado menor, com cinco integrantes, formado por ele e pelos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. A análise, nesse caso, será numa sessão presencial marcada para 14h. Entenda o que está em jogo.

Recurso do Terça Livre. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido de julgar o mandado de segurança impetrado pela defesa do Terça Livre, do jornalista Allan dos Santos. Entenda por quê.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições presidenciais. A pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou a prévia do seu programa de governo. Confira os principais pontos. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que Edson Fachin deveria se considerar impedido de conduzir o processo eleitoral.

Marcha pela Vida. Será realizada nesta terça-feira (7) em Brasília a Marcha Nacional pela Vida, evento que acontece em um momento crucial para a causa contra o aborto. Confira o artigo que explica por que o movimento pró-vida precisa repensar suas estratégias.

Giro pelo mundo. A Cúpula das Américas começou sem cinco países, entre eles Cuba, Nicarágua e Venezuela. Após votação no Parlamento, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson segue no cargo. Entenda como a crise na Alemanha pode impactar o resto do mundo.

Opinião da Gazeta

Do que Lula tem medo. O ex-presidente Lula tem evitado aparecer em “ambientes não controlados”. No entanto, mesmo na hipótese de que não haja um “medo das ruas” da parte do petista, há uma outra relutância que deveria ser vista com muita preocupação por todos os que partilham da preocupação com o futuro da economia brasileira. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lula não tem necessidade de pregar para convertidos. O mais provável é que o ex-presidente e seu partido estejam expondo suas reais convicções num raro rasgo de sinceridade, contando talvez que outra parte do eleitorado apenas associe a figura de Lula a um tempo de bons indicadores econômicos, sem refletir muito sobre como esses indicadores foram conquistados.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Educação. Qual o impacto do corte bilionário nas universidades e institutos federais

Promotores em alerta. Novas ações no STF tentam derrubar poder de investigação do Ministério Público

Identitarismo. Bebês racistas? Ninguém escapa da obsessão identitária

Colúmbia Britânica. Overdose, automedicação e tráfico: os riscos da permissão ao porte de drogas pesadas no Canadá

Colunas e artigos

Feminismo tóxico. O desfecho do caso envolvendo os atores Johnny Depp e Amber Heard mostrou ao mundo um exemplo do que é feminismo tóxico. O programa Segunda Opinião, comandado por Cristina Graeml, debate o assunto e como isso tem contaminado as mulheres mais jovens.

J.R. Guzzo destaca que a economia do Brasil vai bem, obrigado.

Paulo Polzonoff pergunta: com “Top Gun: Maverick”, Tom Cruise vai salvar a Civilização Ocidental?

Para inspirar

As diferentes relações com os filhos. É comum ouvir que os pais amam os filhos de maneira igual, porém, o relacionamento pode ser distinto com cada um deles. Há ainda alguns consensos quanto à relação com os mais velhos e os mais novos. O Sempre Família explica o que diferencia esses relacionamentos. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]