• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A onda entre petistas e opositores de Jair Bolsonaro (PSL) na noite de ontem (25) era de “vai virar”. O estado de espírito lembra o do “#ViraViraCiro”, e a razão da animação é a pesquisa Datafolha que mostra a diferença entre Fernando Haddad (PT) e o primeiro colocado cair 6 pontos. A diferença, no entanto, ainda é de 12 pontos percentuais – embora a oscilação venha justamente na semana em que Bolsonaro voltou a colocar as asas de fora. Confira os números completos, a metodologia e o registro clicando aqui. E nossa equipe destrinchou todos os números para você entender quais tendências a pesquisa pode estar captando.

Na segunda-feira (29), quando este Bom Dia voltar a circular, o Brasil já conhecerá seu presidente da República a partir de 1º de janeiro de 2019. Que os próximos 4 anos sejam melhores que os últimos 4.

Pode ou não?

Nessa reta final, o colunista Mario Vitor Rodrigues escreve sobre um argumento – alguns diriam chantagem – que muitos eleitores têm tido de enfrentar nesse segundo turno. A falação contra o voto nulo:

É consideravelmente irônico o sujeito optar pela imposição do seu ponto de vista para combater o autoritarismo, porém o desserviço proporcionado por tal retórica extrapola a incoerência. Também desvia a crítica de quem é indiscutivelmente o maior responsável pela fundação do bolsonarismo: o próprio PT.

Dança das cadeiras

Bolsonaro já negocia seu futuro governo. Acalmou os ânimos ao declarar que não quer guerra com a Venezuela e não pretende fechar a fronteira com Roraima, recuou ao dizer que vai manter o Ministério da Indústria separado do “superministério” da Economia e já admite não fundir Meio Ambiente e Agricultura. O capitão da reserva também acena nomear um militar para o comando da Petrobras, até para compensar a entrega de outros cargos do primeiro escalão para quadros do DEM. Bolsonaro tem namorado o partido e convidou Pauderney Avelino (DEM-AM) e Alberto Fraga (DEM-DF) para o governo. Fazem parte das conversas uma eventual presidência da Câmara nas mãos de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Calma, gente

Falando em militares, as duas campanhas ouviram deles um pedido de moderação. Haddad acusou falsamente o vice na chapa de Bolsonaro, o general Hamilton Mourão (PRTB), de ter sido um torturador na ditadura militar. Já a campanha de Bolsonaro sentiu as declarações de Eduardo Bolsonaro (PSL), que falava  em hipótese sobre o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O recado dos militares foi claro.

O problema e seu remédio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a retirada do ar de vídeos em que Bolsonaro aparece falando sobre fraude na eleição se ele não levar o pleito de domingo (28). Não é exatamente fake news – alarmismo e desinformação talvez sejam melhores descrições. De qualquer maneira, vale conferir a experiência de quatro escolas que estão ensinando os alunos a reconhecer notícias falsas.

Seu bolso

Nada é oficial ainda, mas um dos economistas que colabora com a campanha de Bolsonaro defende há tempos um imposto único, que está na mesa de negociações do candidato: seria o Imposto sobre Movimentações Financeiras (IMF), um tributo para reunir todos os impostos sobre renda e consumo, federais, estaduais e municipais. Flávia Pierry explica a proposta e pondera seus problemas.

De novo? 

Um espectro ronda Brasília. Kelli Kadanus avalia as chances da ação contra a candidatura de Bolsonaro prosseguir e tornar-se uma espada de Dâmocles – uma ameaça constante pairando – sobre seu eventual mandato. Já aconteceu com a chapa Dilma-Temer.

Sumiu 

Giorgio Dal Molin deu um furo e tanto: a misteriosa pessoa que pagou a primeira parcela dos advogados de Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou Bolsonaro, simplesmente sumiu e não paga mais os advogados.

Sumiu 2

Quem também sumiu misteriosamente foi o chamado “Kit Gay”, que a campanha do PT nega ter existido, mentindo sobre a decisão do TSE que apenas mandou retirar do ar os vídeos de Bolsonaro ligando ao material um determinado livro. É o que comenta o editorial de hoje (26) da Gazeta do Povo:

Ainda que Bolsonaro tenha errado em associar um determinado livro ao material do MEC, seu alerta sobre as tentativas de atropelar a autoridade familiar em um tema tão delicado permanece mais válido que nunca, e as tentativas de minimizá-lo, inclusive dentro da imprensa, são de uma enorme irresponsabilidade.

Será que vai?

44% da nova Câmara dos Deputados defende a Reforma da Previdência, mas não o atual texto do governo Michel Temer (MDB). Vai ter que negociar com o centrão.

Volta ao mundo em 1 minuto

Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Assim não! Autoridades venezuelanas rejeitaram o pedido de procuradores brasileiros para cooperar nas investigações sobre a fraude nas exportações e desvios milionários na PDVSA, estatal venezuelana do petróleo

Drama. E mais um capítulo do triste drama que o ditador Nicolás Maduro impõe à população venezuelana: em meio ao caos, o desespero toma conta do país. Crise aumenta a solidão dos que viram seus parentes partirem e contribui para a escassez de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos

Nova versão. Pela terceira vez, a Arábia Saudita mudou a versão sobre o que aconteceu no consulado saudita em Istambul no dia 2, quando Jamal Khashoggi, colaborador do Washington Post, foi morto. Agora o país admite que o assassinato do jornalista foi premeditado

Atenção. Mais pacotes-bomba continuam sendo enviados a lideranças do Partido Democrata nos Estados Unidos ou a seus simpatizantes. Desta vez, os alvos eram o ator Robert de Niro e o ex-presidente Joe Biden. E a Gazeta do Povo explica em seis perguntas e respostas o que está acontecendo por lá.

Anti-tudo. A tendência de eleições serem polarizadas em torno da antítese de alguma coisa é mundial. Pode ser anti-determinado partido, anti-uma pessoa específica. E assim como vai acontecer neste domingo no Brasil, o mesmo ocorrerá na Geórgia. Quem explica é o colunista de Política Internacional Filipe Figueiredo.”

Caminhe em paz. E Luan Galani (Haus) recomenda: “Depois de diversas batalhas judiciais, Paris decidiu manter a margem do rio Sena proibida para carros. O espaço continuará exclusivo para pedestres, como mostra a repórter Aléxia Saraiva. Confira!” 

Imagem do dia:

A caravana dos migrantes centro-americanos não para, nem mesmo diante da última ação de Mr. Trump: mandar tropas para a fronteira entre os Estados Unidos e o México. Um dos retratos da caravana, que tem mais de 7 mil pessoas é este: um caminhão apinhado de gente.JOHAN ORDONEZAFP

Paraná

Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

De olho. Uma rede de óticas de Curitiba decidiu distribuir camisetas de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) para seus funcionários usarem durante o expediente. Segundo a proprietária da empresa, o pedido partiu dos empregados e só usa a vestimenta amarela com o número do presidenciável às costas quem quiser. O Ministério Público do Trabalho, porém, recebeu uma denúncia e irá investigar o caso. Acompanhe

Também quero. Juízes e desembargadores do TJ-PR irão receber um dinheiro extra todo mês. Todos aqueles que tiverem recebido pelo menos 400 processos no ano (200 se forem criminais) terão direito à gratificação por acúmulo de trabalho. Isso significa 11% de bônus, o que pode variar de R$ 2,7 mil a R$ 3,3 mil. A jornalista Kátia Brembatti explica o novo benefício dos magistrados do Paraná

Surpresa. Saiu o primeiro nome do governo Ratinho Junior. O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell foi escolhido pelo governador eleito como secretário de Segurança Pública do Paraná a partir de 2019. Atualmente, ele é chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional. Saiba mais sobre o general e sobre como repercutiu no setor a surpreendente decisão de indicar um integrante do Exército para o cargo - o que não ocorria desde 1983.” 

Futebol. Fernando Rudnick bateu um papo de mais de uma hora – que você pode ler ou escutar – com Alex, uma das maiores revelações da história do Coxa, ex-jogador da seleção, que atualmente trabalha na ESPN

Exemplo. E Luan Galani (Haus) recomenda: “Parque em Morretes está construindo uma casa-viveiro totalmente sustentável, com materiais de baixo impacto ambiental, conexões à horta, ao galinheiro e à composteira, tornando a o espaço um microcosmo da floresta. Veja a construção!” 

Curitiba

Finalmente. Curitiba terá plantão de registro civil para a emissão de certidões de óbito durante os fins de semana e feriados. A novidade foi anunciada pela prefeitura como forma de acabar com uma burocracia que chegou a fazer pais esperarem dias para poder enterrar seus filhos. Inaceitável.

Novidades. Marina Fabri (Guia) escreve: “O Museu Egípcio e Rosacruz ganhou uma nova exposição. A mostra ‘Akhet: o horizonte dos deuses’ tem cerca de 150 novas peças e pode ser visitada até setembro de 2020. No acervo, estão peças de três eixos – pirâmides, templos e tumbas. As peças – como ferramentas usadas por trabalhadores das pirâmides, reproduções de tumbas, estátuas e esfinges - escolhidas fazem conexão com esses três itens.” 

Delícia! Andrea Torrente (Bom Gourmet) sugere: “Uma nova loja especializada em tortas doces e salgadas está causando um burburinho no Alto da Glória. Nesse casarão, as tortas foram elevadas ao posto de prato principal. Conheça!” 

Um ótimo final de semana a todos. Que tudo corra bem no domingo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]