• Carregando...
TSE Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possuem grande interesse na disputa pelo Rio de Janeiro| Foto: Alan Santos/PR e Joka Madruga/Agência PT

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Partido Liberal (PL) irá apostar na polarização com o Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024. A estratégia da sigla é superar os desgastes causados pelas últimas operações da Polícia Federal contra parlamentares da direita. O deputado federal Alexandre Ramagem, atual pré-candidato a prefeito da capital fluminense, e o vereador Carlos Bolsonaro (atualmente no Republicanos, mas que deve migrar para o PL), que irá tentar a reeleição para a Câmara Municipal, foram investigados em uma operação que apura suposta espionagem ilegal feita pela Abin. Confira os detalhes.

Judiciário. O ministro Dias Toffoli, do STF, suspendeu o pagamento da multa de R$ 3,8 bilhões (valor que ainda resta a pagar do total de 8,5 bilhões) imposta à empreiteira Odebrecht após o acordo de leniência firmado no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A suspensão ocorre após um pedido feito pela nova controladora do grupo, a Novonor.

Posse na Justiça. Em seu discurso de posse como ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski afirmou que a violência e a criminalidade no país têm raízes coloniais e sociais e que "o combate à criminalidade e à violência, para ter êxito, precisa ir além de uma permanente e enérgica repressão policial (...)".

Política, Economia e Mundo

Empossado nesta quinta. O novo presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, suspendeu a sessão de julgamento do processo de cassação contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) marcada para o dia 8 de fevereiro pelo ex-presidente da Corte, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, na quarta-feira (31), no último dia do mandato de dois anos no comando do Tribunal.

Querosene de aviação. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a companhia não vai reduzir o preço do querosene de aviação (QAV) para ajudar companhias aéreas como a Gol, que pediu recuperação judicial há poucos dias. Ele argumenta que o valor do combustível já caiu quase 41% desde o ano passado e que as empresas do setor terão “lucro bastante expressivo em 2023 em relação ao ano anterior”.

Giro pelo mundo. Parlamento de Taiwan elege ex-candidato presidencial considerado pró-China como presidente. EUA advertem que resposta a ataque que matou três soldados poderá ser múltipla.

Opinião da Gazeta

Horror escancarado. A ditadura cubana, endeusada por setores da esquerda como um exemplo de “democracia popular”, e chamada pelo presidente Lula de “defensora de uma governança global mais justa”, não tem limites quando o assunto é massacrar sua população – incluindo bebês que ainda não nasceram, especialmente quando são filhos de presas políticas.

Um aborto forçado contra a vontade de uma mãe e sem motivo clínico não é nada menos que um assassinato como produto do terrorismo de Estado.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Discurso no planalto. Lula relativiza ações de criminoso que ficou famoso por furtar casas: “não tinha vítimas”

Atos de 8/1. MPF arquiva inquérito contra Anderson Torres, Ibaneis e mais 5 

Falta de provas. Caso Bruno e Dom: Justiça extingue investigação contra ex-presidente da Funai

São Paulo. Justiça rejeita ação do PSOL contra hospital católico que negou procedimento contraceptivo

Colunas e artigos

Deltan Dallagnol fala sobre Os 3 problemas das buscas contra Carlos Bolsonaro.

Pedro Lupion avalia 2024: ano de desafios para o agro brasileiro.

Angela Vidal Gandra da Silva Martins faz uma reflexão Em busca da verdade.

Para inspirar e alegrar

Realização aos 60. Você acha que conseguiria nadar por mais de 50 horas sem interrupções? Esse feito foi realizado em 2013 pela nadadora americana Diane Nyad. A travessia de Cuba aos Estados Unidos era seu sonho desde os anos 1970, quando ficou famosa por quebrar uma série de recordes da natação. A história virou filme e as atrizes principais concorrem ao Oscar. Veja mais aqui.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]