• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Foi um final de semana agitado até os últimos minutos de ontem à noite, muito perto do fim do prazo para o término das convenções partidárias. No sábado (4), o “Dia D” das convenções dos partidos, já tinham sido confirmadas as candidaturas de Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB), Lula (PT) e João Amoêdo (Novo). Ontem (5), foram confirmados os vices de Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT) e do próprio Lula (PT) – e agora, já se antevê o futuro quando ex-presidente estiver definitivamente fora da corrida eleitoral.

Não rasga dinheiro 

Na convenção do PT, na tarde de sábado, seguiu-se o script: ataques à imprensa e ao Judiciário, e a insistência no “Plano L”: ir com Lula até onde der. O mistério era o vice: a cúpula pretendia arrastar até o dia 15 de agosto a escolha do nome. Alertada, porém, sobre a possibilidade de toda a chapa ser cassada pelo TSE, anunciou no final da noite de ontem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), avalizado por Lula em carta escrita da cadeia. Mas o PT queria mais.

Confia, meu bem

O PCdoB estava sob forte pressão do PT desde a semana passada, para que desistisse de lançar Manuela D´Ávila, com a promessa de que a gaúcha assumiria a vaga de vice na chapa, quando Lula fosse declarado inelegível e tivesse de sair da corrida. O PCdoB refugava, chegou a anunciar um vice para Manuela, na tarde de ontem, mas cedeu à dura investida petista, nos últimos minutos de ontem à noite. Por enquanto, é Lula-Haddad. Daqui a pouco, é Haddad-Manuela. Tempos estranhos. 

Descontração 

Já Marina Silva era só amor. Dançou com seu vice, Eduardo Jorge (PV), prometeu acabar com a reeleição, tocar a Reforma da Previdência e rever os “pontos draconianos” da Reforma Trabalhista. No evento, com palco de arena, também foram muitos os elogios à Operação Lava Jato.

Vai aceitar? 

Aclamado, Alvaro Dias foi lançado candidato ao lado de seu vice, Paulo Rabello (PSC). Cercado de juristas da velha guarda, a tônica foi a da “Refundação da República” e do combate à corrupção. Dias disse até que pretende convidar o juiz Sergio Moro para ser ministro da Justiça.

Silêncio 

Em Brasília, o PSDB lançou Geraldo Alckmin, que mirou suas armas contra a “herança maldita” do PT e não deu um piu sobre Bolsonaro, uma pedra em seu sapato. Os dois estão tecnicamente empatados em São Paulo, quintal do tucano, e a confirmação de Ana Amélia (PP-RS) como vice, apesar de acenar para o eleitorado do ex-capitão, levanta dúvidas sobre a penetração da candidatura no Nordeste –  mas até aí já tem muita gente em dúvida sobre os apelos da chapa Haddad-Manuela por lá.

Verde-oliva

Jair Bolsonaro (PSL) anunciou como vice, na convenção do PRTB, o general da reserva Hamilton Mourão, que já flertou com a ideia estapafúrdia de intervenção militar. Difícil imaginar o que Mourão acrescentará à candidatura de Bolsonaro, além de 1 segundo de tempo de televisão. Antes do anúncio, Janaina Paschoal (PSL) já tinha dito não ao cargo por razões familiares, e a militância virtual de Bolsonaro se dividiu sobre o “príncipe” Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL) ter sido preterido. A princípio, sobra para ele o Ministério das Relações Exteriores. 

Dilma III

Ciro Gomes (PDT) fechou uma chapa puro sangue com Kátia Abreu, filiada ao PDT desde abril, ex-ministra da Agricultura de Dilma Rousseff (PT) e uma das mais ferrenhas defensoras da ex-presidente durante o processo de impeachment. Dilma, aliás, teve sua candidatura ao Senado por Minas confirmada pelo Partido dos Trabalhadores – e isso só é possível, é bom lembrar, porque o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski pedalaram na reta final da votação do processo. 

Respira

Se tudo está parecendo muito confuso, Fernando Martins analisa as variáveis relevantes no período eleitoral e te ajuda a ver que, por trás da confusão, talvez (quase) tudo esteja como sempre foi.

Os desafios da globalização

O historiador Jorge Caldeira estreia na Gazeta do Povo começando a pensar as tensões entre globalização e estados nacionais a partir de uma relação pouco conhecida, a de Ruth Cardoso e Manuel Castells, que aliás é quem diz:

Ruth me ensinou a pensar, quatro décadas atrás, no duplo processo de integração ao país e conservação da identidade, um tema que hoje é central no mundo.

Não tem preço

Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de idiomas Wise Up, debuta em sua coluna com um testemunho emocionante sobre sua própria história, desde quando morava com mais cinco pessoas num apartamento de 80 metros quadrados com um único banheiro:

Eu aceitei estar aqui todas as semanas por um único motivo: para ajudar. Só isso que eu quero. Não preciso mais de nada. Se apenas um leitor for beneficiado por qualquer conteúdo que publique por aqui, já terá valido a pena todo meu esforço, dedicação e exposição a críticas que terei por aqui, em vez de ficar quietinho no meu canto gastando o dinheiro que eu ganhei.

Na lata

Quem também dá as caras como colunista fixo da Gazeta – embora já seja conhecido da casa desde a Copa do Mundo – é Mauro Cezarque já estreia direto e reto sobre certo desdém brasileiro pela Sul-Americana

Mesmo com as festas imensas feitas por esta taça, como a do River Plate ao conquistá-la em 2014, no Brasil não são raras as vezes nas quais a Sul-americana é desprezada, seja por clubes ou parte da imprensa.

Defesa da vida

Hoje continuam no STF as exposições contrárias e favoráveis à descriminalização do aborto até o terceiro mês de gravidez, na audiência pública da ADPF 442. Fique ligado na cobertura em tempo real da Gazeta. A propósito, nosso Editorial analisa em detalhes a longa gestação das manobras que resultaram na ação que pode acabar legalizando o aborto no Brasil e conclui: 

Assim, se hoje o Brasil nunca esteve tão perto de legalizar o aborto, isso se deve à lenta mudança de estratégia do movimento abortista, saindo do Legislativo, onde estão os representantes do povo e onde são feitas as leis, para recorrer ao Judiciário, que deu mostras mais que suficientes de estar disposto a reescrever a lei por conta própria – impulso do qual nem a Constituição escapa – nos mais diversos temas.

Estilo de vida

Você é corajoso?  Deixa a physalis de lado? Então confira as indicações dos nossos editores:

Nas alturas. Luan Galani (Haus) recomenda: “Eu jamais entraria no prédio. Minha fé na engenharia não é tão forte assim. Mas se você, diferente de mim, é do grupo dos fortes, aqui vai uma dica: se passar pela Ásia, não deixe de conhecer o terceiro prédio mais alto do mundo, em Taiwan, que tem uma bola de 660 toneladas que o mantém em pé”.  

Amarelinha. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Você sempre faz cara feia para a physalis e deixa ela de lado no prato? Saiba que a fruta não é só decorativa: ela é rica em vitaminas e aliada de quem quer emagrecer (alô, segunda-feira, dia internacional da dieta!). A repórter Amanda Milléo explica quais são os nutrientes que deixam o alimento tão rico e bom para a saúde”. 

E uma inspiração para o seu dia:

Criatividade a serviço do bem. Luan Galani (Haus) recomenda: “Transformar as ruas e calçadas em espaços mais amigáveis e seguros está na pauta das grandes cidades. E ‘pensar fora da caixinha’ talvez seja a alternativa. Como fez o arquiteto italiano Carlo Ratti, que propôs um novo sistema de pavimentação reconfigurável para ruas mais acessíveis. Veja como é a invenção, que, em breve, pode aparecer pelas cidades que você visitar”. 

Volta ao mundo em 1 minuto

O final de semana também não foi nada calmo na Venezuela. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Caos. A cada dia que passa, a situação fica mais complicada na Venezuela. Não dá para comprar quase nada com o salário mínimo, que já aumentou 6,5 vezes de valor desde janeiro. Para complicar, no sábado, houve o suposto atentado contra o ditador Nicolás Maduro. A tendência é de radicalização. E, para ajudar a entender a situação, explicamos em cinco pontos o que aconteceu e o que pode acontecer no país vizinho 

Sorte grande? Do ladinho da Venezuela, a vizinha Guiana, um dos países mais pobres das Américas, encontrou petróleo em suas águas. Se foi sorte grande, só o tempo vai dizer. É só não seguir o exemplo da turma de Maduro.  

Sem bobeira. No outro lado do mundo, nas Filipinas, não dá para marcar bobeira na hora de tomar aquela cervejinha com os amigos no final do expediente. Não dá para fazer isso. A polícia prende mesmo 

Duro de largar. E aquilo que todo mundo já sabia, a ONU confirmou: Mr. Kim não começou a se desfazer de seu arsenal. E ainda reclamou que os Estados Unidos mantém as sanções econômicas”.  

Paraná

Favorito? Aqui no estado, depois da desistência de Osmar Dias (PDT), que abandonou também a presidência do partido, Ratinho Jr. (PSD) termina as convenções como candidato a ser batido. Rogério Galindo explica por que Ratinho emerge com força e os percalços que Cida Borghetti (PP) terá de enfrentar se quiser tomar a dianteira.

Em tempo. Após desavenças, a convenção do PP consolidou mesmo a aliança entre Cida e Beto Richa (PSDB) , que vai disputar o Senado. Saiba quem são os 13 candidatos que vão disputar as duas vagas nestas eleições.

Meio campo. Com a desistência de Osmar Dias, a Executiva Estadual do MDB no Paraná confirmou na noite de ontem que o deputado federal João Arruda será o candidato do partido ao governo do estado. E, como não tem só esses três no páreo,  Euclides Lucas Garcia te conta quem são todos os candidatos ao Palácio Iguaçu.

Curitiba

Perigo. Infelizmente, o problema continua: depois do acidente que matou quatro pessoas na última terça-feira (31), passageiros relatam insegurança na travessia da Linha Verde.

Acessibilidade. Em breve, a hora de brincar deve se tornar mais inclusiva em Curitiba. Brinquedos adaptados para crianças com deficiência serão colocados em 11 pontos da capital. Os equipamentos serão itinerantes e cada espaço terá quatro estruturas – balança, gangorra, skate adaptado e simulador de tirolesa.

E, antes de ir embora, confira esta aqui:

Energia. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: “Começa nesta semana o Coffee Week! Evento reúne 13 cafeterias com cafés e comidinhas que custam R$ 9,90 a R$ 14,90. As bebidas são elaboradas a partir de grãos 100% nacionais”. 

Uma ótima semana a  todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]