• Carregando...
Procurador Alessandro Oliveira já integrava a Lava Jato na Procuradoria-Geral da República desde janeiro de 2018.
Procurador Alessandro Oliveira já integrava a Lava Jato na Procuradoria-Geral da República desde janeiro de 2018.| Foto: Fernando Oliveira/PRF

Para começar esse resumo de notícias. Nesta terça-feira (1º.), o procurador-chefe da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, anunciou a saída da operação. Em vídeo divulgado no Twitter, o procurador relatou problemas de saúde da filha, o que demandará mais tempo à família. Mas já há um substituto para Deltan Dallagnol, Alessandro Oliveira: procurador do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná.

Saída e chegada. Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Kelli Kadanus apresenta todos os detalhes do último dia de Deltan na Lava Jato e relembra como foi a trajetória do procurador, da denúncia contra Lula à saída de cena. Ele, contudo, não foi o único a deixar a força-tarefa em seis anos de atividade. Relembre todas as baixas da operação. Já o correspondente Wilson Lima apresenta quem é Alessandro Oliveira, o novo chefe da Lava Jato em Curitiba, um procurador com perfil discreto, mas experiente e que irá liderar uma equipe de 14 pessoas .

Movimento complexo. A saída ocorre em meio a ataques à operação, alguns partindo do próprio procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, que irá decidir até o próximo dia 10 de setembro se autoriza a prorrogação da força-tarefa de Curitiba ou se dissolve a operação. A correspondente Kelli Kadanus apresenta o primeiro desafio do substituto de Deltan Dallagnol, Alessandro Oliveira: convencer a equipe da PGR a manter a Lava Jato viva.

Utilidade Pública

Atualização. Após dois dias com registros menores que 600 óbitos por dia provocados pela Covid-19, o Brasil voltou a registrar mais de mil mortes em 24 horas. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, foram 1.215 mortes e 42.659 novos casos da doença. Ao todo, o país acumula 122.596 óbitos, 3.950.931 diagnósticos e 3.159.096 recuperados do novo coronavírus.

Coronavírus na economia. O presidente Jair Bolsonaro confirmou mais 4 parcelas do auxílio emergencial no valor de R$ 300; saiba mais na reportagem de Jéssica San’Anna e Fernanda Trisotto. O anúncio ocorreu após reunião pela manhã entre a cúpula do governo e parlamentares aliados. O presidente também prometeu enviar a proposta de reforma administrativa na quinta-feira (3) ao Congresso. Isso impactará as regras de entrada no serviço público; veja o que disseram o presidente e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Política e economia

PIB em queda, otimismo em alta. O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de audiência da comissão mista do Congresso sobre a Covid-19 e seus efeitos na economia. Ele disse que a queda do PIB em 9,7% no 2º trimestre é um “som distante”. Entenda por que Guedes acredita que a economia está em retomada em V e qual foram os efeitos das medidas de incentivo como auxílio emergencial e autorizações para redução de jornadas e salários.

Judiciário. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança na data das eleições devido à pandemia libera certos candidatos com ficha-suja. Em dia cheio no Supremo Tribunal Federal, a 2ª. Turma suspendeu ação penal contra o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União. Isso ocorreu após empate em 2x2 entre os votos dos ministros, o que beneficia o réu. O ministro Edson Fachin agora sugere mudar a regra pró-réu; entenda. Ademais, o STF considerou improcedente uma ação de partidos que tentavam flexibilizar regras de uso de recursos do fundo partidário. E o ministro Gilmar Mendes puxou para o STF uma investigação contra o senador José Serra (PSDB-SP).

Olha o gás. A Câmara dos Deputados aprovou o texto base da abertura do mercado de gás. O que isso significa na prática? A promessa é quebrar monopólio da Petrobras e reduzir os custos de transação para a indústria, principal interessada no combustível. De Brasília, Jéssica Sant’Anna explica os méritos e defeitos da nova lei do gás nas palavras de representantes do setor.

Giro pelo mundo.  Novas denúncias contra a China. Em reportagem, Zachary Evans revela que chineses estão sendo trancados em casa e forçados a tomar remédios não comprovados contra Covid-19. Além disso, uma jornalista australiana foi presa na China, sem a apresentação de acusações. Com notícias do Irã, Diogo Souza mostra que um lutador foi condenado à morte por protesto contra o governo iraniano. E direto dos Estados Unidos, John McCormack revela que um instituto de pesquisa acredita que Donald Trump tem mais chances de vencer do que Joe Biden na corrida presidencial norte-americana.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Ideologias estranhas. Em sua nova coluna, o cronista e jornalista Paulo Polzonoff a estranha tentativa da esquerda de convencer por meio do xingamento. O filósofo Paulo Cruz também apresenta algo estranho e radical: conheça o conservadorismo de gabinete. Já o presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, mostra algo não tão estranho, mas vergonhoso: a mãe de todas as reformas, a política, está 30 anos atrasada.

Debates pandêmicos. No "cercadinho" do Palácio Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro disse que "ninguém pode ser obrigado a tomar vacina” contra Covid-19. Apesar disso, desde a década de 1970, várias imunizações são, sim, obrigatórias no Brasil; entenda. Nos últimos anos, entretanto, a queda na taxa de imunização brasileira atingiu níveis preocupantes. Uma das razoes é o crescimento de movimentos antivacina no país; veja como eles estão organizados.

Nossa visão: sai Deltan, entra Alessandro Oliveira

A saída de Deltan. O anúncio do fim do ciclo de Deltan Dallagnol frente à coordenação da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e a chegada de Alessandro Oliveira para o cargo também é tema para o novo editorial da Gazeta do Povo: A saída e o legado de Deltan Dallagnol.

É preciso deixar muito claro aqui: o que a Lava Jato fez, com Dallagnol à frente das investigações, é um marco incontestável, algo inédito na história deste país. A astúcia dos corruptos, que estenderam seus tentáculos por todo o aparato estatal brasileiro na tentativa de passar incólumes, finalmente encontrou adversários à altura.

Para inspirar

Coragem e dedicação. A dedicação mostra, novamente, ser capaz de superar limites. Repórter da Equipe Sempre Família, Jean Pecharki mostra uma história inspiradora: uma jovem brasileira cruzou a nado o Canal da Mancha com treinos no hotel e nenhum patrocínio.

Aproveite as leituras e tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]