Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os autores mais citados nas universidades

Quem mais perdeu com fraudes no INSS. Ilegalidades em edital do governo. O que diz um líder do Legendários

Investigação contra fraude atinge empréstimo consignado do INSS
Sindicatos rurais foram os que mais tiveram repasses do INSS. (Foto: Ana Gabriella Amorim/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Entidades rurais estão entre as que mais receberam descontos de mensalidades de aposentados segundo as investigações sobre as fraudes no INSS. Com isso, aposentados do campo foram os mais afetados com as cobranças ilegais. Confira os números e o que explica essa predominância.

Máquina de descontar dinheiro. Dados da Controladoria Geral da União (CGU) mostram como o esquema no INSS ganhou escala industrial, com 83 novos “filiados” por minuto.

Edital com ilegalidades. O edital do governo Lula para eleger o conselho responsável por políticas de drogas está repleto de ilegalidades que podem favorecer ONGs. Entenda os problemas.

Política, Economia e Mundo

Os favoritos das universidades. Um levantamento exclusivo da Gazeta do Povo mostra quais são os autores mais citados em universidades brasileiras. Spoiler: há uma inclinação à esquerda.

Sobre o Legendários. Uma das principais lideranças do movimento Legendários, Antero Ribeiro garante que nunca ninguém pagou R$ 80 mil para participar. Confira a entrevista exclusiva.

Giro pelo mundo. O projeto que restringe o direito à cidadania italiana avançou no Senado do país. Saiba quem é o árabe-americano que intermediou um acordo entre EUA e Hamas para libertação de um refém.

Opinião da Gazeta

Um relatório míope – para não dizer cego. A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou seu relatório anual sobre a liberdade de expressão e ele é preocupante. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Um relatório que critica um parlamentar por usar uma performance de efeito para discutir ideias enquanto fecha os olhos para a censura explícita vinda dos tribunais superiores pode servir para qualquer outra coisa, menos para a defesa da liberdade de expressão.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Restrição à imprensa. Abraji pede que STF reveja proibição de gravações nas audiências do suposto golpe

Futuro ameaçado. Brasileiro terá de trabalhar até mais tarde, mas mercado ainda resiste aos “grisalhos”

Eleições 2026. Aliado de Bolsonaro, Francischini articula para levar Solidariedade à centro-direita

Mais eleições. Derrite avança rumo ao Senado a bordo do PP e aguarda definição de Eduardo Bolsonaro

Colunas e artigos

Tirem os carros chineses das estradas. Carros chineses e sua tecnologia embarcada devem ser mantidos fora das estradas americanas. Por quê? Jordan McGillis explica em seu artigo.

Deltan Dallagnol lista as 10 humilhações internacionais de Alexandre de Moraes.

J.R. Guzzo diz por que a última coisa que o Brasil precisava era uma Janja.

Para inspirar e alegrar

A roqueira que peitou as feministas. Nos próximos dias, desembarca no Brasil para uma turnê a banda Pretenders, liderada pela veterana Chrissie Hynde. Conheça a história dessa roqueira que peitou as feministas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros