• Carregando...
Muda de canal, Neymar, a partir de hoje o jogo é em Brasília
| Foto: Charge do Paixão

A análise da reforma da Previdência no Plenário da Câmara tem tudo para começar nesta terça-feira (9), com o carimbo do presidente da Casa, Rodrigo Maia. Ele diz que o clima está propício, mas o placar de votos segue uma incógnita. Governo, oposição e levantamentos independentes dizem coisas totalmente diferentes.

Enquanto isso, a gente vai explicando tudo sobre a reforma. Por exemplo, de Brasília, nossa correspondente Jéssica Sant’Ana mostra como excluir salários mais baixos do cálculo da aposentadoria. E um grupo de deputados que está tranquilão: eles representam a categoria com o maior rombo da Previdência, que conseguiu sair da reforma e lucrar com ela. Na expectativa da aprovação, o Ibovespa também está otimista.

Mas é claro que as notícias não se resumem à reforma:

Opinião da Gazeta

Outro tema relevante é o desempenho do PIB. Em editorial, a Gazeta do Povo explica a importância do tema e apresenta o que consideramos as chaves para o crescimento. Leia um trecho:

Tem sido divulgado que a reforma da Previdência provocará crescimento econômico, afirmação que tem um componente de verdade, mas que não pode ser superestimado. Isso porque o crescimento depende de investimentos em infraestrutura física e empresarial feitos pelo setor estatal, pelo capital privado nacional e pelos investidores estrangeiros.

Aprofunde-se

Por falar em crescimento, o editor Guido Orguis escreve: A economia precisa de estímulo. Até onde vai Paulo Guedes? Sobre infraestrutura, Katia Brembatti esclarece: qual é a chance de o Paraná ter uma nova ferrovia na Serra do Mar? Já Paulo Polzonoff Jr. detona: a morte de João Gilberto mostra ignorância dos nossos líderes, inclusive do presidente. E Abinoan Santiago apresenta a triste maneira de concluir uma tese de doutorado: pagando R$ 8 mil para fazerem o trabalho.

Lá fora

Donald Trump começou a semana de mau humor, mesmo tendo obtido o maior índice de aprovação desde o início do mandato. Também pudera. Kim Darroch, embaixador do Reino Unido, chamou o governo de Trump de "disfuncional" e "despreparado" em conversas diplomáticas que foram vazadas. Trump respondeu dizendo que não vai mais lidar com o diplomata, e, de quebra, criticou a primeira-ministra Theresa May por ter criado um "desastre" com o Brexit.

E a pergunta que Trump luta para colocar no senso norte-americano: "Você é um cidadão dos Estados Unidos?". Veja se faz sentido. E ainda: uma lição de história. Como a ‘Grande Fome de Mao’ matou mais pessoas na China que o Holocausto na Europa.

Imagem do dia

 O hipopótamo fêmea Bulma com a sua mãe, Mara, no zoológico de Amnéville, na França.
O hipopótamo fêmea Bulma com a sua mãe, Mara, no zoológico de Amnéville, na França. | JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN / AFP

Recomendações de nossos jornalistas

E chegou o momento que você sempre aguarda (eu, pelo menos, adoro). Notícias leves recomendadas por nossos jornalistas:

Aproveite as leituras e tenha um excelente dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]