• Carregando...
Todos contra a Covid-19: Medir a temperatura de caminhoneiros e de funcionários é uma das medidas de prevenção do Porto de Paranaguá contra o coronavírus.
Todos contra a Covid-19: Medir a temperatura de caminhoneiros e de funcionários é uma das medidas de prevenção do Porto de Paranaguá contra o coronavírus.| Foto: Divulgação/APPA

Para começar. Pelo menos 10 deputados e senadores não tiveram medo de viajar ao exterior após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência de saúde pública internacional pelo coronavírus. Foram 30 viagens. Só um lembrete: sete parlamentares já testaram positivo para a Covid-19. Confira no blog de Lúcio Vaz quem são esses deputados e senadores sem medo da doença (exclusivo para assinantes).

Levantamento exclusivo. A Gazeta do Povo fez um levantamento com 35 médicos infectologistas de todo o Brasil e revela que a população não vem cumprindo a principal recomendação médica contra o coronavírus: em caso de sintomas leves, ficar em casa para não disseminar o vírus. E a imensa maioria (85%) dos que procuraram atendimento está fora do grupo de risco. Confira na reportagem de Amanda Milleo o perfil dos brasileiros que vêm buscando atendimento médico alegando sintomas de coronavírus (conteúdo aberto).

+ Conteúdo aberto

Vítimas. O Brasil registrou, nesta quinta-feira (26), o maior número de óbitos por coronavírus em um único dia até agora. De Curitiba, Adriano Justino mostra o perfil clínico das vítimas fatais no país.

De voucher a robôs. Para dar apoio à crise econômica gerada pelo coronavírus, Executivo e Legislativo definiram que a ajuda a trabalhadores informais será de R$ 600. O presidente Jair Bolsonaro ainda sugeriu abono extra de R$ 100 ao Bolsa Família. Outra ideia tramita no Senado: isenção de IR para quem for diagnosticado. De Brasília, o correspondente Leonardo Desideri apresenta também como um robô do Ministério da Saúde ajudará a tirar dúvidas da Covid-19. Tudo pelo WhatsApp. A Gazeta do Povo fez o teste.

Pelo mundo. Meio milhão de pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 com taxa de letalidade de 4,5%, segundo dados atualizados em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos já passaram de mil vítimas fatais.  Na Espanha, o número de óbitos superou 4 mil no total.

Análises sobre a Covid-19

Sem protagonismo. A crise gerada pela Covid-19 e um erro da MP que permitiria a suspensão de contratos de trabalho provocou perda de protagonismo da equipe econômica, revela reportagem de Jéssica Sant’Ana, de Brasília. Também na Capital Federal, Isabelle Barone traz outro dado preocupante: uma explosão de denúncias de violações de direitos humanos após restrições por coronavírus.Neste sentido, William Bilches mostra a possibilidade de brasileiros no exterior registrarem denúncias do gênero.

Do desemprego ao suicídio. Medidas econômicas se mostram essenciais para conter outros efeitos perversos. O alerta vem de fora: nos EUA, foram 3 milhões de pedidos de seguro-desemprego em uma semana. O pânico vem até mesmo levado ao suicídio, escreve Paolo Gulisano, médico e escritor italiano. Isso leva a uma triste constatação, relevada por Theodore Dalrymple, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. Pseudônimo do médico Anthony Daniels e um dos principais nomes do pensamento conservador atual, ele afirma: “Muitos morrerão, mas não é a Peste Negra”.

Minuto Coronavírus

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Ação conjunta e quarentena. A ação de isolamento recomendada pela comunidade médica é necessária, mas tem custos altos e inegáveis. Leia nossa visão sobre o tema no novo editorial da Gazeta do Povo.

Uma vez decretadas as quarentenas, melhor respeitá-las que cumpri-las pela metade, o que combinaria o pior de dois mundos: os negócios começariam a quebrar sem achatar a curva de contaminações. Este tempo, que os decretos estabeleceram, em média, entre 10 e 15 dias, tem de ser aproveitado com ações no campo da saúde.

Para inspirar

Crianças em quarentena. Que a pandemia de coronavírus está obrigando as pessoas a “se recolherem”, você já sabe. Mas e quem tem filhos pequenos? Editor da Equipe Sempre Família, Felipe Koller sugere atividades para ocupar as crianças durante a quarentena.

Siga essas dicas, tenha um bom final de semana e fique em casa!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]