• Carregando...
Estudantes de Campinas encenam a morte do presidente Bolsonaro
Estudantes de Campinas encenam a morte do presidente Bolsonaro| Foto: Reprodução

Bom dia! Você achava que 2019 não poderia ser mais estranho? É porque não tinha chegado o fim de ano.

Vamos começar pela política porque deputados e senadores vão votar o orçamento da União, o que inclui o fundo eleitoral 2020. O governo havia estimado R$ 2 bilhões. Os congressistas aprovaram R$ 3,8 bilhões na comissão mista. O valor final, contudo, pode ser uma “surpresa de kinder ovo”. Veja na matéria de Olavo Soares a estimativa para o fundão e o que mais está em jogo nesta semana e na reportagem de Giulia Fontes por que devemos ter um fundo eleitoral gordo e investimentos magros em 2020.

Por falar em parlamentares, após o canal Porta dos Fundos debochar da religião alheia no especial de Natal da Netflix, houve deputados que foram além das críticas no Twitter: pediram a CPI do Porta dos Fundos. O requerimento, contudo, só deve ser entregue em fevereiro, ou seja, perto do Carnaval.

Outro vídeo bizarro – para dizer o mínimo – que viralizou foi o de um grupo de alunos da rede pública em Campinas (SP). De vermelho e com bandeira do PT, eles dançam “matei o presidente” e encenam a morte de Jair Bolsonaro em uma apresentação de fim de ano. Assista a esse vídeo nada lúdico e o que a escola disse à nossa equipe. Spoiler: a direção diz que não tem culpa.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Aqui eu faço dois convites. Há pouco tempo, começamos uma pesquisa: Que nota você dá para Bolsonaro? Com base nos temas abordados nessa análise, fizemos uma retrospectiva: O que o governo Bolsonaro fez em 2019? Serão publicados 11 conteúdos.

Meu outro convite é para ler o novo editorial da Gazeta do Povo. Presidente do STF, o ministro Dias Toffoli disse que a Lava Jato destruiu empresas. Será mesmo? Nossa visão: O que “destrói empresas” não é a Lava Jato, mas a corrupção. Leia um trecho:

“Se também as empresas, e não apenas os empresários, sofreram as consequências do fato de a Lava Jato terem desmontado o esquema de propinas, isso se deu porque as leis do país assim o determinam – principalmente a Lei de Licitações e a Lei Anticorrupção. Toffoli deveria saber disso.”

Mundo

Direto do Japão. Soluções de inteligência artificial, Big Data e a Internet das Coisas deram um início a um novo momento na história da humanidade: a sociedade 5.0. O repórter Célio Yano esteve em Tóquio e conta como o Japão está apostando nesse novo conceito para assumir a liderança da transformação mundial, em que as tecnologias estão cada vez mais integradas no nosso cotidiano.

Fusão de gigantes. A montadora francesa PSA, fabricante da Peugeot, recebeu o apoio de um de seus principais acionistas, o governo francês, para a o plano de fusão com a Fiat Chrysler (FCA). Saiba mais sobre esse acordo que cria uma nova gigante automobilística .

Para inspirar

Árvore de Empregos e Currículos. A Equipe Sempre Família descobriu uma história inspiradora de fim de ano. Um administrador gaúcho instituiu a “Árvore de Empregos”: um pinheirinho de Natal itinerante com vagas nos galhos e a oferta de impressão de currículos gratuita. Angelica Favretto conta essa história que recupera currículos e conecta desempregados a novos trabalhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]