• Carregando...
STF coloca Lava Jato em xeque. E ainda: o PGR que quase matou Gilmar Mendes
| Foto: Charge do Paixão

Pela segunda vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) anula uma decisão da Lava Jato - ambas do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. A bola da vez foi a condenação Márcio de Almeida Ferreira, ex-gerente da Petrobras, a 10 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O argumento do réu: a defesa não teve oportunidade de entregar alegações finais após argumentos de delatores.

Em teoria, o julgamento ainda não terminou. Mas o STF já formou maioria. E coloca em xeque mais de 30 ações da Lava Jato, entre elas, a possibilidade de tirar o ex-presidente Lula da cadeia. Nossa correspondente em Brasília, Kelli Kadanus estava lá: veja como foi o julgamento. E confira ainda na matéria de Andrea Torrente: um resumo das derrotas da Lava Jato nos últimos tempos.

Mas sob risco mesmo esteve o ministro Gilmar Mendes. Em entrevista, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot confessa: foi armado ao STF para matar Gilmar. Veja o que levou Janot a esse ponto.

Mudando de assunto, já imaginou ganhar R$ 30,5 mil por semestre para comprar livros? Lucio Vaz conta como isso é possível. Spoiler: para conseguir, você precisa passar em um concurso de juiz. E no editorial da Gazeta do Povo, você confere: O fundo da Lava Jato e os minoritários da Petrobras. Leia um trecho:

No meio da comoção criada pelo aumento das queimadas na Amazônia, surgiu a ideia de usar o dinheiro da Petrobras para ajudar na preservação da floresta. Nada para ações de combate à corrupção e nada para o ressarcimento de acionistas minoritários – e aqui está o principal problema.

Economia

O Brasil só não entrou em um novo racionamento de energia porque a economia está estagnada nos mesmos níveis de 2014. A avaliação é de especialistas do setor energéticos, ouvidos pela repórter Rosana Félix. O cenário pode se complicar caso a economia cresça com maior vigor e o ritmo das chuvas não aumentar.

Os smartphones estão revolucionando o e-commerce. Um estudo apresentado pelo Ebanx mostra que 62% dos brasileiros que fizeram compras internacionais usaram o canal como meio para acessar lojistas e fechar as transações, aponta a repórter Sharon Abdalla.

A Uber realizou um evento global nesta quinta-feira (26), nos Estados Unidos, para apresentar a nova geração do aplicativo, com foco em ampliar o acesso aos serviços disponíveis na plataforma. A nova interface do app promete integrar os produtos da empresa. A primeira mudança a ser percebida é a exibição, já na tela inicial, das solicitações de corridas e dos pedidos da Uber Eats - hoje feitos em ferramentas separadas.

Mundo

Jacques Chirac, duas vezes presidente da França, faleceu aos 86 anos nesta quinta-feira. O colunista Filipe Figueiredo traz uma reflexão sobre o passado desse que é uma das figuras políticas mais conhecidas da Europa. O colunista relembra alguns de seus esqueletos no armário e as partes mais louváveis da carreira de Chirac, como a resistência em autorizar a invasão do Iraque pelos EUA em 2003.

Ucraniagate! Nos EUA, foi divulgada a denúncia anônima de funcionário da inteligência que está no centro do processo de impeachment contra Trump. Os democratas já têm maioria para aprovar o impeachment na Câmara. Porém, os republicanos são maioria no Senado, e até o momento não há indicações de que eles estejam dispostos a virar as costas para Trump.

Quem está ganhando com esse escândalo por enquanto, é Elizabeth Warren, pré-candidata democrata que pela primeira vez em uma pesquisa apareceu à frente de Joe Biden, que está envolvido na crise política. Até então, Biden era o favorito entre os eleitores democratas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]