• Carregando...
Qual é a estatégia do PT para tirar do papel a CPI da Lava Jato
Ex-juiz Sergio Moro.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão da Segunda Turma da Corte que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial no processo do tríplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, todas as provas colhidas pela força-tarefa da Lava Jato que davam sustentação ao processo têm de ser anuladas. Agora, a decisão favorável à suspeição de Moro ameaça causar um efeito cascata em outros processos da Lava Jato. Confira como votaram os ministros e como foi a sessão de julgamento, que terminou com um bate-boca entre Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Justiça do DF. Antes de julgar a suspeição de Moro, o plenário do STF decidiu, por 6 votos a 2, encaminhar os processos contra Lula no âmbito da Lava Jato para a Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão chancela liminar do ministro Edson Fachin que havia tirado os processos da 13ª Vara de Curitiba.

Consequências. A decisão que confirmou a suspeição de Moro acabou por fortalecer politicamente Lula e trouxe prejuízo à Lava Jato. Olavo Soares detalha as consequências dessa nova decisão do STF.

Utilidade pública  

Redução salarial. O governo federal prepara duas medidas provisórias (MPs) para regulamentar uma nova rodada do programa de manutenção do emprego, que irá permitir até 5 milhões de novos acordos para redução da jornada e salário ou suspensão de contrato de trabalhadores. A previsão é gastar R$ 10 bilhões para compensar parte da perda salarial desses trabalhadores. Confira os detalhes.

Vacinação. O Ministério da Saúde pretende iniciar em maio a vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Estima-se que mais de 17 milhões de brasileiros façam parte desse grupo. Mas você sabe quais doenças pré-existentes são consideradas de risco e garantem prioridade? E como comprová-las? Preparamos um guia com essas respostas.

Atualização. O Brasil registrou nesta quinta-feira 2.027 mortes por Covid-19 e 45.178 novos casos da doença, segundo o boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 14.167.973 diagnósticos positivos e 393.502 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 24.980.773 com a primeira dose e 9.235.356 com a segunda.

Política e economia

Cúpula do Clima. Em seu discurso na Cúpula do Clima, o presidente Jair Bolsonaro mostrou empenho em preservar os biomas brasileiros se comprometeu a antecipar, em dez anos, a emissão zero de carbono no Brasil. Ele também fez um apelo pelo recebimento de recursos estrangeiros para preservação ambiental. Rodolfo Costa explica como o governo espera garantir esse aporte. Críticos do Brasil, alguns países têm sérios problemas na área ambiental, como indicam os dados do IDH Verde.

CPI da Covid. A CPI da Covid inicia seus trabalhos oficialmente na próxima quinta-feira (27). Nos bastidores, setores do Congresso mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro buscam uma outra definição dos postos-chaves da comissão, diferentes daqueles definidos no acordo entre os parlamentares. Olavo Soares mostra quais nomes os governistas tentam emplacar e se há possibilidade de mudanças.

Giro pelo mundo. O parlamento britânico declarou como “genocídio” o tratamento dispensado aos uigures e outras minorias étnicas e religiosas na região de Xinjiang, na China. A Rússia informou que vai começar a retirar parte de suas tropas da fronteira com a Ucrânia a partir desta sexta-feira (23). Na Venezuela, o último grande jornal independente está à beira da extinção.

O que mais você precisa saber hoje

Ex-ministro. MPF quer perda de direitos políticos de Weintraub por discursos sobre “balbúrdia”, doutrinação e drogas em universidades

Costura. Qual o impacto político do acordo entre governo e Congresso que destravou o Orçamento 2021

Relatório. 5,2 bilhões de pessoas vivem em países onde há graves violações da liberdade religiosa

Saúde. Falta de rotina de exercícios está associada a quadros graves de Covid-19

Colunas e artigos

Dia da Terra. O Dia da Terra foi celebrado nesta quinta, com o objetivo de tentar deixá-lo mais limpo para as gerações futuras. Em artigo, Drew Bond propõe que isso seja feito promovendo a liberdade econômica e o crescimento. Madeleine Lacsko mostra como a militância gourmet está arrastando grandes marcas para brigas imaginárias. Ben Shapiro analisa o movimento Black Lives Matter e a intolerância de quem é incapaz de se frustrar.

Nossa visão  

Meio ambiente. O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira, da Cúpula dos Líderes sobre o Clima e repetiu alguns temas caros ao governo brasileiro em temas ambientais, como o papel do agronegócio. No entanto, o discurso também chamou a atenção por algumas promessas auspiciosas, que, se concretizadas, efetivamente darão ao Brasil um novo papel no cenário ambiental global. Tema para o nosso novo editorial: Da intenção à ação.

Se o Brasil quer fazer jus à ajuda estrangeira, terá de mostrar muito mais serviço, pois a percepção internacional é de que a atual gestão não tem feito o suficiente para coibir as agressões ao meio ambiente. E, por mais que haja outros tipos de interesse na crítica feita ao Brasil – caso, por exemplo, do presidente francês Emmanuel Macron, que usa o meio ambiente para atacar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, mas quer, na verdade, proteger seu agronegócio fortemente subsidiado –, fato é que o Brasil tem, sim, falhado na defesa de seu patrimônio ambiental.

Para inspirar

Amigos de todas as horas. Grupos de amigos sempre têm diferentes tipos de pessoas. Cada um preenche um lugar específico e se encaixa de diferentes formas na nossa vida. Por isso, a equipe do Sempre Família fez uma lista com cinco tipos de amigos que todo mundo deve ter. Aproveite o fim de semana para colocar em dia suas leituras da Gazeta do Povo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]